quarta-feira, 16 de maio de 2012

Doenças diarréicas são principal problema em áreas alagadas, em Manaus

Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

MANAUS – Levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) apontam que as doenças diarréicas têm sido a principal ocorrência identificada nas áreas alagadas das zonas Sul e Oeste de Manaus. De acordo com as equipes de saúde da Prefeitura de Manaus, foram identificados 200 casos de pessoas (adultos e crianças) com quadro do problema, causado pelo contato com a água contaminada, que invade as residências.
Para a enfermeira e coordenadora das equipes de atendimento da Semsa, Suélida Barreto, é difícil evitar que as famílias se exponham às águas da e nchente, mas ela alerta que é preciso ter o máximo de cuidado. “É importante evitar esse contato e de não fazer uso da água do igarapé para atividades domésticas, como a lavagem de utensílios, de verduras ou para tomar banho”, comenta.
A grande maioria dos casos não apresenta gravidade e está sendo tratado no próprio domicílio. “Apesar disso, é fundamental que, ao primeiro sintoma de diarreia em algum membro da família, o agente comunitário de saúde da área seja logo avisado, para as providências de atendimento”, destacou Suélida.
As equipes da Semsa já percorreram mais de 3 mil domicílios em Manaus. As famílias recebem frascos de hipoclorito de sódio (água sanitária) e são orientadas sobre o uso do produto, destinado ao tratamento da água usada para as atividades domésticas. Mais de 3,7 mil frascos dos produtos já foram entregues às famílias, nas zonas Sul e Oeste.
Poços comunitários
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, o Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEAM), da Semsa, já está mapeando os poços comunitários onde os moradores das áreas alagadas costumam se abastecer de água para o consumo doméstico. Amostras da água desses poços serão coletadas para análise em laboratório. A medida vai permitir identificar se o lençol freático das áreas afetadas pela enchente está comprometido, com reflexo na potabilidade na água que vem sendo consumida pelos moradores.
Até o momento não foram identificados casos de outras doenças de veiculação hídrica importantes, como a Leptospirose e a Hepatite A, por exemplo. No entanto, como a situação é de risco para essas doenças, a Semsa também está adotando medidas que podem ajudar a preveni-las. No caso específico da Leptospirose, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura deve iniciar, na próxima semana, um trabalho desratização, no entorno das áreas alagadas.
“Conforme o rio vai subindo, os roedores abandonam as tocas, nas áreas ribeirinhas, e procuram abrigo em áreas secas, próximas de locais onde possam encontrar alimento. Vamos fazer uma espécie de cordão de isolamento, com aplicação de armadilhas e de raticida (bloco parafinado). O procedimento será repetido, inclusive, quando as águas começarem a baixar”, explicou o veterinário Francisco Zardo, diretor do CCZ.

POLÍCIA DESCOBRE ESQUEMA PARA MATAR DATENA.


 Bandidos estariam planejando a morte de José Luis Datena. O apresentador do “Brasil Urgente” seria vítima de um homicídio. O crime, de acordo com o jornal “Agora S.Paulo”, estava marcado para a última terça-feira (15).
O Disque-Denúncia recebeu uma ligação informando que o homicídio seria cometido por volta das 9h55 na Rua Radiantes, número 13, no Jardim Leonor. O endereço fica próximo aos estúdios da Band - emissora onde o jornalista trabalha.
Esta não é a primeira vez que Datena é alvo de bandidos. Em março, a polícia teria descoberto um plano de sequestrar o polêmico apresentador. Na terça, ele ameaçou pedir demissão por conta de uma suposta pressão que estaria sendo feita pelo prefeito paulistano Gilberto Kassab.

MSN ENTRETERIMENTO.

Acidente próximo ao Ramal com veículo da prefeitura de Gavião deixa um morto

Uma colisão entre um Uno e uma moto resultou na morte de um motoqueiro no local. Um acidente neste domingo, (13) por volta das 18h30minh, envolvendo  um Uno da Secretaria de Saúde da cidade de Gavião e uma moto YBR resultou na morte de um motoqueiro no local.
gaviao2
Com violência da batida o uno capotou e a moto ficou parcialmente destruída, o motoqueiro que não tinha identificação faleceu no local, o corpo do mesmo ficou estendido na pista, a Polícia Militar chegou ao local logo depois para fazer o isolamento e informaram que o condutor da moto não portava documentos pessoais, apenas o documento da moto, os ocupantes do uno foram levados para o Hospital para serem atendidos por conta de algumas escoriações.  Até o momento dessa reportagem a Polícia ainda não tinha identificado a vítima.
Fonte: Gavião Hoje

Jovem é resgatado três dias após cair em cratera no Entorno do DF

Jovem é resgatado de cratera na cidade de Planaltina de Goiás na manhã desta quarta-feira (16) (Foto: Divulgação) 
  Jovem é resgatado de cratera na cidade de Planaltina de Goiás 
na manhã desta quarta-feira (16) (Foto: Divulgação)

Um jovem de 21 anos foi resgatado na manhã desta quarta-feira (16) de uma cratera de cerca de 40 metros de profundidade na cidade de Planaltina de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, após passar três dias no buraco. Segundo os bombeiros, o jovem caiu no buraco no último domingo (13) e chegou a beber água da chuva para não morrer desitratado.
O Corpo de Bombeiros informou que ele estava consciente, mas com ferimentos no braço direito e na perna direita. A vítima foi levada a um hospital da região e não corre risco de morte. O rapaz foi retirado da cratera por meio de uma forma improvisada de rapel. Segundo o tenente Juliano Borges, do Corpo de Bombeiros, a vítima tem problemas psíquicos.
Segundo a irmã do rapaz, Roseli Nascimento, a família estava "desesperada" com o sumiço do rapaz, porque o pai deles morreu em uma queda na mesma cratera. "Ele caiu lá e morreu. Vai completar seis anos agora. Meu irmão está com muita dor no braço e vai precisar fazer uma cirurgia. Ninguém sabia onde ele estava e procuramos os bombeiros, que nos ajudaram", disse.

Roseli afirma que chegou a procurar a polícia da cidade, que teria se recusado a registrar boletim de ocorrência. "Nós fomos a uma delegacia de polícia e os agentes nos disseram que não podiam fazer nada, que só iam registrar ocorrências graves", completou.
A craetara de Planaltina de Goiás é, na verdade, uma voçoroca, que tem a a extensão de 1,5 quilômetro e profundidade em alguns trechos que chegam a 60 metros.

Fã que derrubou brinco de Neymar espera fim de festa para se desculpar com "parças" de craque

                  Neymar chega à premiação; ao fundo, de boné, jovem que se envolveu em confusão
A festa do Paulistão começou uma confusão. Um fã identificado apenas como Vinícius, de 17 anos, tirou o brinco de Neymar ao tentar tietar o craque logo na entrada. O camisa 11 do Santos ficou nervoso ao ver sua jóia caindo da orelha e recebeu a ajuda de um segurança particular, que, segundo o torcedor, usou de chutes para recuperar o brinco. Palmeirense, Vinícius esperou até o fim da festa e deu a sua versão da história para um dos "parças" do jogador, que o aguardavam no carro na saída.
  • Luiza Oliveira/UOL Esporte Como de costume, a chegada de Neymar em eventos é bastante tumultuada, com a presença de dezenas de fãs e repórteres. Nesta segunda-feira, no prêmio da FPF (Federação Paulista de Futebol), a história se repetiu, mas acabou com um problema para o craque. Um fã foi tietar o santista e acabou arrancando o brinco do jogador. Assim que percebeu a falta, o camisa 11 ficou bastante nervoso e recuperou a joia graças a seu segurança, que partiu agrediu o garoto.
"Fala para o Neymar que não tem nada a ver essa história de roubar. Eu estava colocando a mão nele e no tumulto minha mão foi parar na orelha dele. Estou até agora aqui para isso. Já estão dizendo por aí que sou ladrão e nem tem nada a ver. Eu sou fã do Neymar, venho aqui em todas as festas só para tirar foto", disse o jovem que também tenta ser jogador de futebol a um dos amigos de Neymar.

Com poucas palavras, o "parça" pediu tranquilidade a Vinícius e que tudo não havia passado de um mal entendido. Ao UOL Esporte, ele também afirmou que Neymar nem chegou a se irritar com o incidente e disse que tudo foi resolvido em questão de segundos.

Depois, na saída da festa, o craque santista voltou a encontrar tumulto. Cercado de repórteres e fãs, ele foi um pouco mais atencioso do que na entrada, apesar de não ter dado entrevistas. Ele autografou algumas camisas e bola. De dentro do carro do atleta, uma bola foi arremessada em direção a panicat. A moça mal conseguiu esconder a sua felicidade ao saltitar com o presente, atraindo ainda mais a curiosidade dos presentes, especialmente por causa dos seus trajes minúsculos, mesmo em um frio de 10ºC.

Durante a saída de Neymar, ainda foi possível ver uma discussão entre seu pai e um segurança que fazia a escolta do jogador. "Você não entende nada do que está fazendo", disse o pai do santista revoltado antes de entrar no carro acompanhado de empresários do atleta e três "Neymarzetes" que chamavam muito a atenção de todos pelas microsaias.

Thiago decide voltar aos palcos durante recuperação de Pedro


O cantor Thiago, que faz dupla com Pedro Leonardo, voltará a fazer apresentações durante o período de recuperação do primo, que segue internado em coma no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Segundo o empresário da dupla, Doriva Lobo, a decisão foi tomada nos últimos dias. "A vida não pode parar, então vamos esperar a volta do Pedro [nos palcos]", disse ao G1 nesta quarta-feira (16).
Segundo Lobo, Thiago não fez nenhuma apresentação desde o acidente de Pedro, em 20 de abril. A agenda de shows do cantor, que representará a dupla, deve ser decidida entre esta quarta e terça-feira (22).  Thiago deve dar uma declaração ainda nesta quarta sobre a decisão de retornar aos palcos sem Pedro Leonardo.

Colisão entre trens do Metrô de SP deixa mais de 30 feridos

Suspeita é de falha no sistema de automação das composições.
Acidente aconteceu na Zona Leste da capital paulita.

Bombeiros socorrem mais de
30 após batida no Metrô de SP (Diogo Moreira/Futurapress e Reprodução/GloboNews)
Trinta e três pessoas ficaram feridas no acidente entre dois trens da Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo, de acordo com o Corpo de Bombeiros. A colisão ocorreu por volta 9h50 desta quarta-feira (16) e o resgate foi encerrado por volta das 11h30. Duas pessoas ficaram em estado grave com hemorragias e suspeita de traumatismo craniano.
O acidente aconteceu em um trecho na Zona Leste, entre as estações Penha e Carrão. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que será aberto um inquérito para investigar o acidente na Delegacia do Metropolitano (Delpom). Em entrevista por telefone à TV Globo, o presidente do Metrô, Peter Walker, confirmou que a principal suspeita é de uma falha no sistema de atuomação.
Até as 11h30, o Metrô não sabia informar as causas do acidente - o Centro de Controle da empresa ainda apura o motivo do ocorrido. A companhia informa que a circulação dos trens na Linha 3-Vermelha está sendo realizada somente entre as estações Barra Funda e Tatuapé. Não havia previsão para liberação do trecho.
Após o acidente, as demais linhas do Metrô de São Paulo operavam com velocidade reduzida. A SPTrans informou que mudou a circulação de ônibus na região e acionou o sistema de apoio. O problema causava lentidão na Radial Leste, no sentido Centro. Por causa do resgate, faixas da via permaneciam interditadas às 11h30. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) recomendava que os motoristas evitassem a região.
Socorro
Sessenta e oito homens bombeiros e 23 veículos atuaram no local. As vítimas foram imobilizadas e colocadas em macas, que precisaram ser passadas por sobre o muro que separa os trilhos da Linha 3-Vermelha da Radial Leste Os feridos foram levados para o Hospital das Clínicas, Santa Casa e Hospital do Tatuapé.
Mapa acidente do Metrô (Foto: Reprodução/TV Globo)
Segundo o major Fábio Barbieri, do Corpo de Bombeiros, uma das vítimas com ferimentos leves estava grávida e passou mal após o acidente, mas não perdeu o bebê e passa bem. Os demais tiveram luxações, escoriações e  ferimentos leves.

Falha em sistema de automaçãoSegundo o secretário-geral do Sindicato dos Metroviários, Paulo Pasin, houve um choque entre duas composições devido a uma falha no sistema de automação do Metrô. O sindicalista, que estava em reunião com dirigentes do Metrô para discussão de propostas salariais na hora do acidente, diz ter recebido informações de que o sistema automático que faz um trem parar quando outro está à frente não funcionou.
"Não pode ter havido falha humana porque esse sistema é automático", disse Pasin. "Em 20 anos de Metrô, eu nunca vi nada disso acontecer", acrescentou.
ÔnibusSegundo a SPTrans, todas as linhas de ônibus que circulam na Radial Leste seguiam direto até a Estação Tatuapé do Metrô, deixando de atender as estações Itaquera, Arthur Alvim, Patriarca, Guilhermina Esperança, Vila Matilde, Penha, e Carrão, por volta das 11h. A integração das linhas de ônibus com as estações do Metrô foi suspensa devido ao acidente.
Trânsito
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrava 65 km de lentidão em São Paulo por volta das 11h desta quarta-feira, índice considerado acima da média. No horário, a Radial Leste estava com 5,4 km de filas no sentido Centro, entre a Praça Divinolândia até o Viaduto Conselheiro Carrão.