quinta-feira, 3 de março de 2016

Grave acidente na BA-052, próximo a Baixa Grande

No fim da tarde desta quarta-feira, 02 de março de 2016, uma caminhonete S10, de cor prata, placa OYH-1021, licença de Cariacica -ES, capotou na BA-052, conhecida como Estrada do Feijão, entre Baixa Grande e Ipirá, na Bahia.

O acidente aconteceu próximo a presa de Lionel, a cerca de 05 km de Baixa Grande. No veículo, estavam três homens e uma mulher.

Um buraco na pista pode ter sido a causa do acidente. De acordo com informações da Polícia Militar, um homem não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Os outros feridos foram socorridos e encaminhados para o Hospital Maternidade Milton Poponet Ribeiro, de Baixa Grande. A Polícia Militar está no local.

Aguardem mais informações...
Fonte: Agmar Rios

Crescem as evidências da relação entre zika e Guillain-Barré

O zika vírus está relacionado ao aumento do número de casos da síndrome de Guillain-Barré, que provoca paralisia grave dos membros com efeitos respiratórios. A conclusão é de um estudo publicado segunda-feira, no periódico científico The Lancet.
Pesquisadores do Instituto Pasteur, na França, analisaram amostras de sangue de 42 pacientes diagnosticadas com Guillain-Barré durante o surto de zika que infectou 66% da população da Polinésia Francesa entre outubro de 2013 e abril de 2014.
Os cientistas realizaram exames sorológicos para verificar a presença de anticorpos contra o vírus da zika no sangue dos pacientes, o que seria um indicativo da infecção. Os resultados mostraram que 41 pessoas, ou 98% do total, tiveram a doença. Já na população em geral, a incidência de zika foi de 36%.
A incidência na população em geral foi calculada a partir de um grupo de controle composto por 98 pessoas que não tinham a síndrome nem apresentaram sintomas de zika.
"Este é o primeiro estudo a avaliar um grande número de pacientes que desenvolveram a síndrome de Guillain-Barré depois de uma infecção pelo vírus da zika e a fornecer evidência de que o vírus da zika pode causar a síndrome de Guillain-Barré", disse Arnaud Fontanet, principal autor do estudo.
De acordo com os autores, os casos da síndrome ligadas ao zika são mais breves e menos agressivos do que quando desencadeada por outros fatores. A estimativa do risco de desenvolver a síndrome de Guillain-Barré após uma infecção por zika é de 2,4 casos para cada 10.000 infectados. Nos Estados Unidos e na Europa o risco de desenvolver a após infecções como gripe ou dengue fica entre 0,1 e 0,2 casos para cada 10.000 infectados.
Em um editorial que acompanhou o estudo, dois especialistas australianos em doenças infecciosas, afirmam que o zika vírus pode ser considerado uma das causas para desenvolvimendo da síndrome de Guillain-Barré. Entretanto, eles ressaltam que o assunto tem de ser aprofundado em outras pesquisas, já que o estudo atual possui uma margem de incerteza relacionada à análise sorológica. Além disso, há o fato de ser impossível ainda afirmar que o surto do vírus na América Latina seja igual ao que ocorreu na Polinésia Francesa.
Aumento de casos na América Latina - Assim como ocorreu na Polinésia Francesa em 2013 e 2014, houve um aumento do número de casos da síndrome de Guillain-Barré após o início do surto de zika na América Latina. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o registro da doença no Brasil foi superior a 100%, em especial em quatro Estados do Nordeste: Alagoas, Bahia, Piauí e Rio Grande do Norte. O aumento total da incidência do problema no país foi de 19% em 2015, em relação a outros anos.
Ainda segundo a OMS, também houve aumento dos casos do distúrbio neurológico em outros quatro países da região: Colômbia, El Salvador, Suriname e Venezuela.
Síndrome de Guillain-Barré - A síndrome de Guillain-Barré é uma doença do sistema nervoso que causa paralisia temporária. Considerada de caráter autoimune, ela pode surgir em qualquer momento da vida e ser desencadeada após uma infecção viral ou bacteriana. Em geral, os sintomas progridem entre três e quatro semanas, quando começeam lentamente a regredir. A condição pode deixar sequelas em 20% dos pacientes e matar 5% dos acometidos.
Fonte: Com informações da Veja.com
Publicado Por: Maelson Ventura

Coca-Cola brasileira tem a maior taxa de produto cancerígeno no mundo

A Coca-Cola comercializada no Brasil contém a maior concentração do 4-metil-imidazol (4-MI), produto presente no corante Caramelo IV e classificado como cancerígeno nos Estados Unidos, de acordo com informações da assessoria de imprensa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).
Conforme o Idec, a Coca-Cola do Brasil tem nove vezes mais o limite diário de 4-MI estabelecido pelo governo da Califórnia, que fixou a quantidade máxima de consumo diário de 39 ml do refrigerante por dia. Nos EUA, a empresa alterou a fórmula do produto para diminuir a concentração do 4-MI, segundo o jornal britânico Daily Mail. No Reino Unido, ativistas favoráveis a uma alimentação saudável para crianças querem que a empresa tome a mesma medida.
De acordo com o levantamento, o refrigerante vendido no Brasil contém 263 cmg do corante em 350 ml. Na Coca-Cola vendida no Quênia, que ficou na segunda posição, há 170 cmg para cada 355ml. A pesquisa, realizada pelo Centro de Pesquisa CSPI (Center for Science in the Public Interest, em inglês), de Washington testou a quantidade da substância nas latas vendidas também no Canadá, Emirados Árabes, México, Reino Unido e nos Estados Unidos. (Fonte: Terra)

Carreta carregada de madeira tomba em Nova Fátima

Uma carreta carregada de madeira, de laca DPB-8647, licença de Feira de Santana, tombou por volta da 17:30h desta quarta-feira, 02 de fevereiro de 2016, no perímetro urbano de Nova Fátima, próximo a Pousada Sol Nascente.

Segundo informações de populares, o motorista da carreta de prenome Marcos estava vindo de Belém do Pará com destino a cidade de Riachão do Jacuípe, e ao parar para um colega que vinha com ele descer a carga pendeu e tombou a carreta.

Ainda de acordo com as informações, a carreta já tombou quase parada.

No acidente três pessoas ficaram feridas e foram socorridas para o hospital de Nova Fátima, o motorista, o colega dele que iria descer que também é caminhoneiro, conhecido como Peito Largo, além de uma mulher ainda não identificada que passava na hora e foi atingida por parte da carga.

A Polícia Civil compareceu no local e aguarda a chegada da Polícia Rodoviária Federal para registrar a ocorrência.
Fonte: Goby Rios