quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Adolescente de 13 anos tenta envenenar a própria mãe

Uma adolescente de 13 anos, acusada de tentar envenenar a própria mãe, prestou depoimento na tarde do dia (15), na Delegacia para o Menor Infrator (DAI), em Feira de Santana. De acordo com a delegada Milena Calmon, no início a jovem não queria falar, mas ao longo do depoimento ela confessou que colocou veneno no chá da mãe e se mostrou arrependida. A mãe, que tem 33 anos, é moradora no Santo Antônio dos Prazeres. Segundo Milena Calmon, a jovem foi criada pelo pai e veio morar com a mãe há dois meses, após a morte do pai em um acidente de veículo.
A delegada destaca que nada justifica o que a adolescente fez, mas diz que existe uma carga negativa muito grande com ela. Segundo a delegada Milena Calmon, diante dos fatos não há o que se negar que houve uma tentativa de homicídio. Ela disse que a jovem foi ouvida e a polícia está aguardando o laudo do copo contendo o chá e a substância e assim que o laudo estiver pronto, será encaminhado o procedimento para a Vara da Infância e da Juventude. A delegada informou ainda que a jovem saiu da delegacia acompanhada da mãe, que informou que a levaria para a casa da avó paterna na cidade de Irará. Acorda Cidade

Atletas cobram melhorias no campo de futebol do distrito de Itapeipu, município de Jacobina


  Desportistas e atletas do distrito de Itapeipu solicitam a presença da Secretaria de Infraestrutura para realizar melhorias no campo de futebol da comunidade.
O atleta Semente diz: "Temos um dos melhores campos da região de Jacobina, o nosso único local de lazer mas, que está virando pasto para os animais. Precisamos que a Secretaria de Infraestrutura cumpra o prometido, que é uma cerca para o campo e a reforma do vestiário, que foi construído na primeira gestão do prefeito Rui Macedo".
A turma planeja a realização de um campeonato, porém depende das melhorias para que o projeto seja desenvolvido.
Fonte: Augusto Urgente!

Cientistas dizem que HIV pode ter surgido há 60 milhões de anos

Mais de 35 milhões de pessoas no mundo vivem com o HIV, mas pouco se sabe sobre a história evolutiva do vírus. Até recentemente, os cientistas pensavam que os lentivírus mais antigos – que pertencem à família do HIV – tinham surgido há 12 milhões de anos. Contudo, novas pesquisas realizadas em lêmures sugerem que as primeiras ocorrências, na verdade, sejam de 60 milhões de anos atrás.
A pesquisa, realizada pela Academia Checa de Ciências, utilizou dados genéticos da lêmure Galeopterus variegatus, e três amostras antigas revelaram a presença do lentivírus. 
Os lentivírus são vírus lentos, com longos períodos de incubação. Eles causam uma gama de doenças em diferentes espécies de animais e ocorrem a partir de nove ramos evolutivos, incluindo primatas, gatos e cavalos. De acordo com Dr. Daniel Elleder, que liderou o estudo, primeiro foram encontradas evidências “por uma tela computacional de todos os genomas de animais disponíveis”. Segundo ele, a maior surpresa foi com a idade resultante (de 40 a 60 milhões de anos atrás), que era muito mais elevada do que a dos três lentivírus anteriormente conhecidos.
Conforme explicou o especialista, “os vírus clássicos, incluindo o lentivírus, evoluem muito rápido, porque possuem uma elevada taxa de mutação. Por exemplo, no caso do HIV, os cientistas podem distinguir amostras da década de 1980 e 1950. No entanto, o lentivírus encontrado neste estudo era endógeno, o que significada que se insere no DNA e passa entre diferentes gerações”. Logo, ele tem uma taxa muito menor de mudanças, o que permitiu reconstituir como ele seria há dezenas de milhões de anos atrás.
Os resultados, publicados na revista Molecular Biology and Evolution, sugerem que no futuro a equipe pretende seguir um cronograma para chegar ainda mais longe, através do levantamento feito em um amplo espectro de animais, na esperança de identificar novas peças para o quebra-cabeça da evolução do lentivírus. [ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Wikipédia / Flickr ]

JACOBINA-BA: Homem em prisão domiciliar invade casa e estupra mãe e filha

Homem entrou por janela/Foto: Reprodução/Record/Bahia
Um homem que cumpria prisão domiciliar foi preso acusado de estuprar uma idosa e a filha dela em Jacobina, no Piemonte da Diamantina, nesta terça-feira (16). O caso ocorreu no bairro de Caixa D`Água, onde as vítimas e o acusado residem, informou o coordenador da 16ª Coorpin [Polícia Civil], Eduardo Brito, ao Bahia Notícias. De acordo com a Polícia, o acusado, identificado como Manoel Messias de Jesus Santos, o “Butelo”, cumpria prisão domiciliar desde o final do ano passado, quando teve atendido um pedido de relaxamento da prisão por fazer tratamento nos rins. Ainda de acordo com a Polícia, o acusado surpreendeu as vítimas, de 60 e 31 anos, quando elas dormiam, entrando pela janela da casa. Depois, ele teria as ameaçado com faca e estuprado as duas. Conforme o G1, vizinhos acionaram a polícia que chegou a tempo de prender o criminoso em flagrante. Ainda segundo Brito, depois do caso, outras duas vítimas apareceram na delegacia acusando o homem de estupros. As duas mulheres sofreram ferimentos e passaram por exame de corpo delito. Não há mais informações sobre o estado de saúde delas. BN