quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Minas Gerais: 33 Municípios não registram homicídios há mais de 10 anos


O Governo do Estado de Minas Gerais realizou evento na última quinta-feira (10/12), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, para premiar os 33 municípios que registraram índice zero de homicídio nos últimos 10 anos, de acordo com dados da Polícia Militar (PMMG) e da Secretaria de Estado de Saúde (SES).
O Prêmio, além de conferir o devido reconhecimento e destaque às pessoas físicas e jurídicas que contribuem para o avanço dos índices de direitos humanos no Estado, torna visíveis as práticas exitosas nesse setor. A condecoração busca incentivar a produção e o fomento de ações que privilegiem a temática dos direitos humanos.
O governador Fernando Pimentel enviou mensagem aos participantes, que foi lida durante o evento. Na mensagem, o governador afirma que a política de “direitos humanos é prioridade” em seu governo, e que sua administração tem “atuado no sentido de reduzir os índices de violência e pela valorização da diversidade, sempre por meio do diálogo franco com a sociedade, procurando incorporar a cidadania na luta contra qualquer tipo de violação dos direitos fundamentais em Minas Gerais”. “Não há paz onde há insegurança, desigualdade e intolerância”, completou.
O secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda, disse que o prêmio, realizado também em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, foi inspirado na cidade de Rio Doce, na Zona da Mata mineira, onde há mais de 50 anos não se registra nenhum assassinato. Para ele, “Minas pode e deve dar o exemplo do desarmamento, do combate à violência, da promoção do diálogo em vez do discurso do ódio. A cultura da paz e do respeito deve ser compromisso acima de qualquer divisão política, ideológica e religiosa”.
Os municípios premiados foram: Alto Caparaó, Arantina, Belmiro Braga, Capela Nova, Caranaíba, Carrancas, Casa Grande, Conceição da Barra de Minas, Congonhal, Dom Viçoso, Douradoquara, Fama, Gonçalves, Grupiara, Ibituruna, Ingaí, Itambé do Mato Dentro, Madre de Deus de Minas, Maripá de Minas, Minduri, Olímpio Noronha, Paiva, Passabém, Pequeri, Rio Doce, Rochedo de Minas, Santana do Garambéu, Santo Antônio do Rio Abaixo, São João da Mata, Senhora dos Remédios, Serranos, Turvolândia e Itamarati de Minas.
Como prêmio, eles vão receber acervos de livros e equipamentos para suas bibliotecas. (Informações Paracatu Net)

Motorista tenta se aposentar e descobre que está 'morto' há 19 anos

"Pro cartório, pro INSS, eu estou morto". A frase é do motorista Jorge Luiz Corrêa, morador de Angra dos Reis (RJ). Ao reunir a documentação necessária para dar entrada no pedido de aposentadora, ele descobriu que, para os órgãos públicos, morreu há 19 anos. Um documento de um cartório de Joinville (SC) diz que as causas foram parada cardiorrespiratória, falência de múltiplos orgãos e politraumatismo. Além disso, a certidão aponta que ele está enterrado em Araquari, no mesmo estado. "A gente reparou que faltava a certidão de nascimento. Esperamos cerca de 20, 25 dias e chegou uma certidão de óbito", disse o amigo de Jorge, José Geraldo Dama Ferreira. "A situação em que ele se encontra hoje não tem como esperar", disse a amiga Vera de Fátima Paiva Ferreira. Além de não conseguir dar entrada na aposentadoria, Jorge, de 63 anos, também tem dificuldades para se inscrever em programas sociais e pegar remédios no posto de saúde. A certidão de óbito mostra que Jorge morreu em 1996. No entanto, em 2014, ele conseguiu renovar a carteira de habilitação sem qualquer questionamento. Além disso, trabalhou registrado em várias empresas e nunca teve problemas. "Consegui arrumar alguns empregos para ele, nas empresas que passei. Todos de carteira assinada e em nenhum deles se constatou essa questão", explicou o afilhado, Éderson Paiva Ferreira. A Defensoria Pública do Rio de Janeiro informou à produção do RJTV que foi comprovado que o documento não se refere a alguém que tenha o nome completo igual ao de Jorge Luiz Corrêa. Por isso, entrou com uma ação para desconstituição de óbito, para cancelar a certidão. Não há um prazo para o fim do processo.

Bandidos explodem o Banco do Brasil de Gentio do Ouro

Por volta de 1:30h da madrugada desta quarta-feira, 16 de dezembro de 2015, homens fortemente armados explodiram a agência do Banco do Brasil da cidade de Gentio do Ouro. Na ação o bando também roubou o Mercado Reinavam, onde havia também um caixa eletrônico. A ação com tiros e explosões de dinamites causou pânico aos moradores da pacata cidade de pouco mais de 10 mil habitantes.

Serrolandia/BA: Jovem atingindo por tiros é transferido para Salvador

Por volta das 20:20h desta terça-feira, 15, Eiedson Barros Ferreira, 23 anos, conhecido como Sinho foi vítima de disparos de arma de fogo na Rua 6 de Maio.
Segundo informações, dois homens em uma moto chegaram ao local e efetuaram disparos contra Sinho, que foi socorrido por populares para o Hospital Municipal.

Por volta das 22h Eliedson foi transferido para Salvador, em busca de atendimento especializado. Ainda de acordo com informações, o vitimado foi atingido na perna, braço e queixo. A Polícia Militar esteve acompanhando o fato e realizou a escolta da ambulância.
Fonte: Augusto Urgente!