quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Vizinhos, sogro e nora duelam por prefeitura de cidade no interior do RN


                              Jardim de Angicos, RN (Foto: Fred Carvalho, do G1) 
Vizinhos se dividem: uns hasteiam bandeiras vermelhas, do DEM de Paulo Lima; outros apostam nas verdes, do PMDB de Suely Lima  (Foto: Fred Carvalho/G1)
Uma briga entre vizinhos, e ainda por cima parentes, vai definir o futuro de uma cidade no interior do Rio Grande do Norte. Em Jardim de Angicos, a 107 km de Natal, sogro e nora disputam o cargo de prefeito nas eleições deste ano. Eles são os únicos candidatos inscritos na corrida para governar o município de 2.607 habitantes, da região central do estado.
Jardim de Angicos (Foto: Arte/G1)
De um lado está o funcionário público Paulo Amaro de Lima, de 73 anos, que concorre pelo DEM. Prefeito por duas vezes (1977-1982 e 1989-1992), ele perdeu a eleição de 2008 para Agnelo Bandeira (sem partido), hoje seu maior aliado. Do outro lado está a servidora municipal Suely Fonseca Bezerra de Lima, de 46 anos, que disputa o cargo pelo PMDB. Uma das maiores incentivadoras de Paulo Amaro na disputa passada, ela agora é a única adversária dele.
O duelo divide a família. Filhos, tios, sobrinhos e primos estão no meio do embate político. E um parente, em especial, vive um dilema. O professor Francisco Dehom de Lima, de 45 anos, é filho de Paulo Amaro e marido de Suely Fonseca. Apesar disso, não titubeia quando o assunto é o voto: seu apoio é total à esposa.
“É uma situação impensável que estamos passando. Sempre fomos unidos politicamente. Sempre estivemos do mesmo lado. Agora estamos separados politicamente. Mas isso não atrapalha minha relação com o meu pai. Sempre que nos vemos, nos falamos do mesmo jeito”, afirma.
                           Suely tenta cargo pela primeira vez; Paulo tenta voltar à Prefeitura (Foto: Fred Carvalho/G1) 
Suely tenta cargo pela primeira vez; Paulo tenta voltar à Prefeitura (Foto: Fred Carvalho/G1)
Outro que se vê no meio da briga é o filho único de Suely e Dehom e neto de Paulo Amaro: Jonathan Dehom de Lima. Como tem apenas 15 anos, não vai poder votar nas eleições deste ano. “Ainda bem, pois não queria ter de escolher entre minha mãe e meu avô, não", brinca.
Paulo e Suely preferem não falar muito sobre a briga política. “Confesso que essa disputa com minha nora é constrangedora para mim. Sempre estivemos do mesmo lado e essa situação de agora é nova para mim”, diz Paulo. “É esquisito porque tudo o que sei em política foi o Paulo que me ensinou. Sempre estive ao lado dele nos palaques, pedindo voto para ele”, afirma Suely.
Os dois também não gostam de falar como se deu o rompimento político. Um diz que o outro descumpriu um acordo firmado há anos, sem revelar especificamente qual. “No fim da eleição passada, já tínhamos um acordo firmado. Agora ela mudou de lado”, diz Paulo Amaro. “Quem mudou de lado foi o Paulo, tanto que ele hoje é apoiado pelo prefeito, com quem disputou a eleição passada”, rebate Suely Bezerra.
Embora sejam vizinhos de porta, os dois não se falam há quatro meses. Eles dizem que é “por falta de oportunidade”. E garantem que não há animosidades entre eles. “Continuo amando o Paulo do mesmo jeito. Isso é apenas uma questão de opção política. O mesmo ocorre em outras famílias em relação à religião ou à escolha de um time de futebol para torcer”, compara Suely Bezerra. “De minha parte não há problema algum com a Suely ou com o Dehom. Terminada a eleição, independentemente do resultado, estou de braços abertos para eles”, diz Paulo Amaro.
                           Dehom Lima, filho e marido de candidatos em Jardim de Angicos, RN (Foto: Fred Carvalho, do G1) 
Dehom Lima, filho de um candidato, marido da outra, diz que vive situação 'impensável' (Foto: Fred Carvalho/G1)
Em Jardim de Angicos, quem não é servidor municipal, vive da agricultura de subsistência ou do comércio. O PIB da cidade é de 12,7 milhões. O IDH, medida resumida do progresso em renda, educação e saúde, é 0,628 – abaixo da média nacional (0,718). O município é um dos que têm mais eleitores que habitantes (151 a mais) no país.
Para boa parte da população, a disputa familiar pelo poder causa estranhamento. “Para mim, isso só mostra a desunião familiar. Se eles fossem unidos, levariam fácil essa disputa pela prefeitura”, diz a auxiliar de serviços gerais Patrícia de Souza.
O aposentado Francisco Canindé Brito concorda. Ele diz que é esquisito o fato de sogro e nora brigarem nas eleições. “É a primeira vez que vejo isso aqui em Jardim de Angicos. É uma coisa fora do comum. O que espero é que quem vença melhore a situação da cidade.”
A dona de casa Ana Maria de Souza tem a mesma opinião: “Se eles fossem unidos, seria melhor para toda a cidade. Tomara que isso aconteça após a eleição”.
                       Jardim de Angicos, RN (Foto: Fred Carvalho, do G1) 
Disputa entre sogro e nora causa estranhamento à população (Foto: Fred Carvalho/G1)

Homem é assassinado a tiros em Feira de Santana

O primeiro crime do mês de outubro, em Feira de Santana, ocorreu por volta das 19h desta terça-feira (2), na rua Desembargador Filinto Bastos, no bairro Barroquinhaquando um homem de prenome Anderson, que morava no Conjunto Feira IX, foi morto com tiros na cabeça.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o sargento da Polícia Militar, J. Antônio, informou que a vítima praticava assaltos na área onde foi morto, principalmente contra mulheres.

A delegada Dorean dos Reis Soares, plantonista da Delegacia de Homicídios (DH) esteve no local com a equipe e efetuou o levantamento cadavérico. Segundo ela, Anderson seguia no sentido Posto Moura, em direção a Praça 2 de Julho, na companhia de um homem não identificado quando houve uma discussão entre eles.
Durante a briga, os tiros foram disparados acertando a nuca da vítima. A polícia não descarta a possibilidade de que a autoria do crime  tenha sido uma pessoa que Anderson conhecia.
O corpo foi encaminhado ao Departamento de Policia Técnica (DPT) e até o momento o autor do disparos não foi localizado.
Fotos: Aldo Matos/Acorda Cidade

Disputa política: homem é baleado e carro crivado de balas em Itarantim.

Quanto mais se aproxima, mais perigosa fica a disputa política em algumas cidades do Sudoeste da Bahia. Um homem identificado apenas como Guiorley Dutra, de idade ignorada, foi baleado na última sexta-feira, na cidade de Itarantim. Ele informou que os autores dos disparos foram dois homens numa moto. O carro, onde a vítima se encontrava no momento dos tiros, apresenta várias perfurações de arma de fogo. O homem foi socorrido para o Hospital Municipal da cidade, de onde já foi liberado. O crime pode ter sido motivado por disputa política. A polícia investiga o caso.
(Redação Itapetinga Repórter) 



Homem tem faca cravada nas costas durante comício

Por volta das 18h30 deste domingo, 30, um homem foi vítima de uma facada nas costas, no distrito de Burietá em Teolândia, no momento em que acontecia um comício. Carlos Bonfim do Nascimento, 26, popular “Pó” levou a facada sem esperar. Segundo testemunha que lhe prestou socorro, havia um grupo de pessoas bebendo em um bar, quando ele entrou pedindo que tirassem o objeto de suas costas. Ao observarem que se tratava de uma faca, prestaram socorro para o hospital de Teolândia. O autor evadiu-se do local sem ser encontrado pela Polícia.

Em Teolândia, o médico plantonista lhe prestou os primeiros socorros e o transferiu para o hospital regional de Santo Antonio de Jesus. A faca não foi retirada, pois poderia complicar ainda mais a situação da vítima. Ainda segundo testemunhas, ele estava consciente no momento em que saiu de Teolândia.
(Arautos de Teolândia)

Maiquinique\Itarantim: Acidente entre dois carros deixa um ferido. Vítima foi transferido para Conquista.

O veículo que era ocupado pela vítima parcialmente destruído. 
Dois carros de passeio colidiram frontalmente, na manhã desta segunda-feira (01), na estrada que liga os municípios de Maiquinique e Itarantim. A colisão, que terminou com uma pessoa gravemente ferida, aconteceu no trecho conhecido como Pau de Sangue. Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Geraldo Junior Lima do Nascimento, de idade ignorada, foi socorrido e encaminhado para o Hospital Municipal de Itarantim, mas horas após teve que ser transferido para um hospital de Vitória da Conquista. Geraldo sofreu ferimentos na cabeça. O autor do acidente, dirigia um veículo Estrada, e após a colisão evadiu-se do local, sem prestar socorro a vítima. (Redação Itapetinga Repórter)

Jovem é morto dentro de casa enquanto lia a bíblia

                           
O jovem Jean Silva Souza, 18 anos, foi morto dentro de casa, por volta das 20h desta segunda-feira (1º). O crime, de acordo com a Polícia Militar de Eunápolis, aconteceu no bairro Pequi, quando Jean estava em um quarto, ao lado da mãe, fazendo a leitura da bíblia. As informações dão conta que um atirador desceu de um carro modelo Fiat Uno, cor escura e disparou através da janela da residência. Atingido no olho esquerdo por um dos três tiros, o rapaz morreu no local. A mãe de Jean, com o estado emocional abalado, disse que desconhece a motivação do crime, que vai ser investigado pela Polícia Civil. + fotos

Ponto Novo: dois adolescentes morrem e outro fica gravemente ferido na 407

Uma tragédia foi registrada no município de Ponto Novo, quando por volta de 01h00min da madrugada deste domingo (30), na Altura do Km 184 da BR 407 Próximo ao povoado de Nova Represa Interior do município, foi registrado um Grave Acidente de Moto, de acordo com Informações, Três adolescentes viajavam em uma Moto CG titan 125 cor Preta de Placa JOW 5441 licença de Catú-BA, sentido Barracas/Ponto Novo, quando o condutor TIAGO SANTOS LIMA, 17 anos, que residia na localidade de Umburanas Interior do município de Caldeirão Grande, perdeu o controle da mesma vindo a sofrer uma violenta queda, Na mesma moto viajavam também mais duas adolescentes, RAQUEL ROSANA PEREIRA, 15 Anos, que residia na Rua Pedro Galdino, Bairro Oscar Macedo em Ponto Novo, e a menor de Iniciais V.S.M, a Qual completara 15 Anos em Dezembro de 2012, a mesma Reside Na Fazenda Caiçara Zona rural, na queda as vitimas voaram a mais de 100 metros do local, ainda de acordo com Informações, Raquel caiu no meio da Pista onde Foi morta Esmagada por uma Carreta que passou por cima da cabeça, parte de Membros de seu corpo ficou Dilacerados Inclusive o crânio, Já o Jovem Tiago, Ainda chegou a ser socorrido para o Hospital Nossa Senhora de Fátima mais morreu quando dava entrada, o mesmo sofreu fratura nas costelas, fratura Na perna Esquerda, e traumatismo Craniano, já a Adolescente V.S.M, sofreu fratura exposta na perna esquerda, e várias escoriações pelo corpo, na Manhã deste Domingo por volta Das 10h50min a mesma foi transferida para um Hospital de traumas na cidade de Petrolina-Pe, neste momento o corpo de Raquel está sendo velado em Sua Residência, na rua Pedro Galdino Bairro Oscar Macedo, onde será sepultado na manhã desta segunda feira, o corpo do jovem Tiago também está sendo velado na localidade de Umburanas zona rural de Caldeirão Grande. segundo Informações Apenas o Tiago usava o capacete.

EDMILSON MATIAS.

TRANCOSO-BA: Cabeça humana é achada

Uma cabeça humana foi encontrada na manhã desta terça-feira (02), em Trancoso, litoral sul de Porto Seguro, por um pescador. O homem afirmou que tomou um susto quando puxou a rede e viu que não era uma cabeça de peixe. Mesmo assim, ele levou o restos mortais até a praia e acionou a polícia. A cabeça se encontra no IML, que ainda não divulgou detalhes da perícia. A polícia ainda não sabe a quem pertence. Radar 64
Carreta cai de ponte após batida na BR-116 e motorista morre 

O motorista de uma carreta morreu na manhã desta terça-feira (2) após uma batida contra outro veículo no Km 442 da BR-116, trecho entre os municípios de Feira de Santana e Antônio Cardoso, na Bahia, informou a Polícia Rodoviária Federal. Com a colisão, a carreta caiu de cima da ponte que passa pelo Rio Cavaco. Equipes da PRF e do Corpo de Bombeiros foram deslocadas para a região do acidente. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o acidente deixa o trânsito na região um pouco lento, mas sem retenções. (G1)