quarta-feira, 12 de junho de 2013



O Dia dos Namorados no Brasil
 

 
 

No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho,  por ser véspera do 13 de Junho - Dia de Santo Antônio - santo português com tradição de casamenteiro.

A data provavelmente surgiu no comércio paulista, quando o publicitário João Dória trouxe a ideia do exterior e a apresentou aos comerciantes. A ideia se expandiu pelo Brasil, amparada pela correlação com o Dia de São Valentin - que nos países do hemisfério norte ocorre em 14 de fevereiro e é utilizada para incentivar a troca de presentes entre os apaixonados.

Namoro

O namoro é uma instituição de relacionamento interpessoal não moderna, que tem como função a experimentação sentimental e/ou sexual entre duas pessoas através da troca de conhecimentos e uma vivência com um grau de comprometimento inferior à do matrimônio. A grande maioria utiliza o namoro como pré-condição para o estabelecimento de um noivado ou casamento, definido este último ato antropologicamente como um o vínculo estabelecido entre duas pessoas mediante o reconhecimento governamental, religioso ou social.

Com a evolução da tecnologia, já é comum encontrar casos de pessoas cujo namoro se dá através das modernas formas de telecomunicação, como o telefone ou a internet. Assim, sendo, casais podem namorar apesar de estarem em estados, países ou continentes distintos.

Entre a maioria dos grupos protestantes o namoro descompromissado e liberal, ou seja, sem ter como objetivo o casamento e onde há relações sexuais, não é bem visto e até proibido, por atentar contra suas doutrinas originais, que solicitam pureza moral e abstinência sexual antes do casamento.

Amor

A palavra amor (do latim amor) presta-se a múltiplos significados na língua portuguesa. Pode significar afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc. O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e enviar os estímulos sensoriais e psicológicos necessários para a sua manutenção e motivação.

O que é o amor?

Fala-se do amor das mais diversas formas: amor físico, amor platônico, amor materno, amor a Deus, amor a vida. É o tipo de amor que tem relação com o caráter da própria pessoa e a motiva a amar (no sentido de querer bem e agir em prol).

As muitas dificuldades que essa diversidade de termos oferece, em conjunto à suposta unidade de significado, ocorrem não só nos idiomas modernos, mas também no grego e no latim. O grego possui outras palavras para amor, cada qual denotando um sentido específico. No latim encontramos amor, dilectio, charitas, bem como Eros, quando se refere ao amor personificado numa deidade.

Amar também tem o sentido de gostar muito, sendo assim possível amar qualquer ser vivo ou objeto.

Mulher cansa de apanhar e tocou fogo em marido na frente do filho em Belo Horizonte.

 

Uma mulher foi presa após colocar fogo no próprio marido no bairro Conjunto Providência, na região norte de Belo Horizonte. O crime ocorreu na frente do filho do casal, de apenas 2 anos, no final da noite desse domingo (9).
João Carlos Gomes, de 36 anos, teve 70% do corpo queimado, foi socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital Pronto Socorro João XXIII.
A autora do crime, Patrícia de Souza, foi detida depois que vizinhos do casal escutaram os gritos de João Carlos e chamaram a polícia. A mulher foi encontrada a poucos metros de casa e encaminhada à Delegacia de Polícia Civil.
Durante depoimento, Patrícia, que sofreu ferimentos no rosto e também precisou de atendimento médico, alegou aos policiais que tudo ocorreu depois que ela levou um soco no olho do marido.
A mulher ainda desabafou e disse que está cansada de ser espancada por João Carlos, que teria agredido a mulher no momento em que ela cozinhava. Após apanhar, Patrícia jogou uma garrafa de álcool no companheiro. R7 - Blog Combate Policial

MUNDO NOVO-BA: Mobilização será realizada para reivindicar a reabertura dos bancos

Na quinta-feira, 13, acontecerá uma mobilização na cidade de Mundo Novo, onde todo o comércio local estará fechado das 8 as 12h.
Segundo Davison Barreiros que faz parte da diretoria da CDL local, a mobilização tem objetivo de reivindicar a falta de segurança na cidade e a reabertura dos bancos que ainda se encontram fechados há mais de um mês, causando transtorno e prejuízo ao município. 
Os bancos do Brasil e Nordeste da cidade foram assaltados no dia 6 do mês passado. Na época, cerca de 10 bandidos chegaram armados, disparando para cima e realizaram o assalto.
Na fuga, os bandidos levaram como reféns o gerente, uma subgerente, e dois guardas do Banco do Brasil, além de dois funcionários do banco do Nordeste. A quadrilha incendiou o Ford Fiesta na praça. Os reféns foram liberados depois. Até hoje, as agências bancárias continuam fechadas.  
Blog Agmar Rios

Nova Fátima – quadrilha toma malote do SICOOB de assalto e causa pânico na região


De acordo com a delegacia de Gavião, foram identificados armas de grosso calibre com os bandidos; entre elas uma 380.40 e uma escopeta calibre 12.

O município de Nova Fátima viveu uma manhã de terror nesta terça-feira, 11.  Por volta das 10 horas, às margens da BR 324, cinco homens fortemente armados tomaram de assalto o malote do Banco SICOOB, que saiu de Riachão do Jacuípe com destino à Capim Grosso.
O fato aconteceu nas imediações da localidade de Cabaças, no entroncamento para as cidades de São Domingos e Valente. Os bandidos estavam em veículo Fiesta, de cor branco, enquanto o carro que fazia o transporte de valores era um Polo, de cor prata, demais dados ignorados. Ao ser   informada, a delegada titular de Gavião, Dra Zoraide, imediatamente solicitou reforço da polícia da região, inclusive movimentando a polícia de Riachão.
Os meliantes fugiram no sentido Nova Fátima. Segundo informações, houve troca de tiros entre os bandidos e a polícia. A funcionária do banco, de prenome Ivanilza, foi vítima de um disparo de arma de fogo. Ela foi atendida no Hospital Municipal de Riachão do Jacuípe e transferida para Feira de Santana.
O projétil ficou alojado no abdómen da vítima, mas a mesma passa bem e não corre risco de morte.  Viaturas da Polícia Militar, Civil e Rodoviária fecharam o cerco aos bandidos na tentativa de captura. A prisão pode acontecer a qualquer momento, pois o veículo utilizado pela quadrilha foi alvejado pelos policiais.
De acordo com a delegacia de Gavião, foram identificados armas de grosso calibre com os bandidos; entre elas uma 380.40 e uma escopeta calibre 12. A quantia levada pelos ladrões não foi divulgada.
Calila Noticias

O RADIALISTA RONALDO RAMOS ESCLARECE INCIDENTE NO SHOW DE PABLO

Em virtude aos acontecimentos do dia 08/06/2013 no show de Desejo de Menina e Pablo, venho a público informar que:


1 - Sou profissional da área de rádio há 25 anos na cidade, atuando como locutor há muitos anos em Barreiras e Região Oeste; e em nenhum evento tive contradições com produções ou diretamente com artistas, sendo respeitado e elogiado dentro do meu trabalho;


2 - No sábado (08/06), eu e o locutor Wendel Novaes fizemos a abertura do Show de Desejo de Menina, transcorrendo tudo dentro da normalidade, apresentamos as atrações dos próximos shows na cidade. Minutos antes da apresentação do cantor Pablo, fomos ao palco para anunciar um vídeo no telão, e alguns sorteios para o público presente, mas fomos surpreendidos com o desligamento dos microfones.
3 - Diante desse fato constrangedor, tivemos um desentendimento com a produção do cantor, porque fomos contratados pela produção do evento, para realizar nosso trabalho.


4 - Pouco tempo depois, nos dirigimos ao camarote. O cantor Pablo estava se apresentando quando lançaram um copo em direção ao cantor. Nesse momento, eu fazia sinal de negativo para sua produção, e fui acusado publicamente de ter sido o autor do ato. O cantor além de me acusar publicamente, ainda fez xingamentos e incitou agressões físicas, o que nunca ocorreria devido minha índole e profissionalismo.


5 - Mas quero deixar claro, aos meus ouvintes e todos os cidadãos dessa cidade, que em nenhum momento, eu joguei nada no palco. Apenas estava indignado com a atitude da produção do cantor e digo novamente, que fiz apenas sinal de negativo.


Essa atitude tentou denegrir minha imagem pública, mas acredito na Justiça Divina, nos meus princípios, transparência e ética.


Agradeço o apoio dos familiares e amigos nesse momento.
Obrigado,
Ronaldo Ramos
Fonte: Fernando Pop

Fósseis são encontrados durante limpeza de lagoa


o material será encaminhado à UFRB - -Universidade Federal do Recôncavo Baiano para estudos e possível identificação da espécie.

  T3Bem possível que a paleontologia reconheça a região sisaleira como um dos sítios arqueológicos depois de tanta descoberta de fósseis.Ossadas foram encontradas em Conceição do Coité, Retirolândia, Santaluz, Nordestina e agora em São Domingos,o fato mais curioso é o formato dos ossos praticamente iguais e todos foram encontrados em virtude da seca,pois a maior quantidade foi retirada quando as máquinas e picaretas trabalhavam para remover a lama dos tanques e lagoas secas.
T3
O secretário municipal de Agricultura de São Domingos, Flávio Ramos e equipe do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultura Familiar- SINTRAF, encontraram fósseis no total 13 ossos durante a escavação para ampliação de uma cacimba na localidade conhecida como “tanque da caraíba” na comunidade de Coruja no município de São Domingos. Segundo o secretário,o material será encaminhado à UFRB – -Universidade Federal do Recôncavo Baiano para estudos e possível identificação da espécie.
Calila Noticias

Homens invadem delegacia e 'resgatam' presos no sul da Bahia

Três homens armados invadiram a delegacia de Ubaitaba, cidade localizada no sul da Bahia, e "resgataram" quatro presos no fim da manhã desta terça-feira (11). De acordo com o delegado Gilberto Souza, titular da unidade policial, os suspeitos "se aproveitaram da fragilidade da segurança do local para agir". Eles renderam o carcereiro, que estava sozinho na delegacia no momento do crime, e o obrigaram a abrir as celas.

Os presos liberados respondem por tráfico de drogas e furto qualificado. Um deles é o líder do tráfico na cidade e foi capturado pela polícia há cerca de uma semana, após sofrer um acidente de trânsito. De acordo com o delegado, os homens invadiram a delegacia para resgatá-lo. Outro "resgatado" é foragido da polícia em Minas Gerais, informou o delegado Gilberto Souza.

Os suspeitos e os fugitivos saíram de carro. Um dos presos liberados foi recapturado por volta das 13h30, em Ubaitaba. O delegado informou que a polícia faz buscas na região na tentativa de localizar os suspeitos do crime e recapturar os fugitivos.
A Delegacia de Ubaitaba tem capacidade para oito presos. Segundo o delegado Souza, no moemento do "resgate", 19 pessoas estavam nas quatro celas da unidade policial.
G1

Artista plástico de Capim Grosso participa do Programa Balanço Geral, da Rede Record

Nesta terça-feira, 11 de junho de 2013, o artista plástico Leonildo Costa da Silva, natural de Capim Grosso, que utiliza o codinome de Léo Artes, participou ao vivo no Programa Balanço Geral, da Rede Record, que tem como apresentador Geraldo Luiz e seu auxiliar, o anão Marquinhos.
Léo disse ter chegado a São Paulo de carona em um caminhão, e entregou o quadro de sua autoria com o rosto do apresentador Geraldo, com o galo Wille e o anão, a baixo o artista ainda desenhou o monumento que representa o eixo rodoviário de Capim Grosso. 
Em entrevista ao jornalista Léo disse se preocupar bastante com os mais humildes, chegando a isso retratar nas pinturas. Geraldo Luiz informou que a obra ficará exposta em seu camarim. Léo finalizou lembrando que já teria entregado um quadro a Presidenta Dilma e aproveitou a oportunidade e pediu a ela que olhe mais para o nordestino.

Com informações de Herick Rios

Caminhão atropela e mata garoto de 13 anos filho de Várzea do Poço, em Salvador.

O jovem José Rebelo da Silva Neto, 13 anos, conhecido em Várzea do Poço por (Zezinho), Filho de Silvina Guimas, Irmão de DJ Paulinho. Zezinho morreu atropelado por um caminhão na manhã desta terça-feira (11), na rua Marquês de Maricá, no bairro do Pau Miúdo em Salvador. Segundo a família do garoto, ele saía da Escola Estadual Carneiro Ribeiro Classe III para buscar R$ 4 referentes a uma caderneta de presença do colégio. A reportagem do Bocão News esteve na escola e uma funcionaria explicou que a diretora não estava e negou cobrança da caderneta de presença. Sobre o atropelo ela informou que a secretaria foi comunicada e não poderia se pronunciar sobre o acidente.


Testemunhas disseram que o menino atravessava a rua em uma esquina quando se desequilibrou da bicicleta e um caminhão baú de placa JMQ 9959 passou por cima do corpo do jovem. O condutor do veículo, Antonio José dos Santos, foi conduzido para a 2ª delegacia onde prestará depoimento sobre o caso.

 Fonte: Várzea Notícias com informações: Bocão News

Cantor de samba é preso por tentar matar a mulher na Bahia


Wesley José dos Santos, 32 anos, vocalista da banda Fantasia do Samba, foi preso na manhã desta terça-feira, (11), na cidade de Teixeira de Freitas, no Extremo sul da Bahia.
 
O músico é investigado por tentativa de homicídio contra a ex-mulher, Andressa Fonseca Teixeira, 21 anos, no dia 16 de abril deste ano, em sua residência, no bairro Monte Castelo.
 
O suspeito chegou a fugir do flagrante, mas se apresentou no dia 29 do mesmo mês. A justiça decretou a prisão preventiva do cantor no final da semana passada, após o delegado Marco Antônio ter feito o pedido.

Itaberaba registra quatro casos de meningite e uma morte

A 18ª Diretoria Regional de Saúde (Dires) reconheceu quatro casos de meningite no município de Itaberaba, na região da Chapada Diamantina. As informações foram passadas ao Jornal da Chapada, que recebeu uma denúncia de que o Hospital Geral de Itaberaba (HGI) havia recebido dois casos suspeitos de meningites no início deste mês de junho.

Durante a apuração, o periódico não só constatou que houve quatro casos da doença, como também descobriu que uma pessoa morreu por causa de meningite. E a situação é precária quando se fala em prevenção e tratamento da doença no município.

De acordo com informações do Jornal da Chapada, os profissionais de saúde que trabalham no HGI estão vulneráveis ao contágio da doença, porque a unidade de saúde não dispõe de uma sala de isolamento para os pacientes. Em Salvador, a prefeitura municipal já confirmou quinze casos da meningite meningocócica, causada por bactéria, nos cinco primeiros meses de 2013. Bocão News

Corpo carbonizado de um homem ainda não identificado é encontrado próximo a Baixa Grande

A população da região da Fazenda Amparo, no município de Baixa Grande, amanheceu assustada na manhã desta terça-feira, 11 de junho de 2013, onde encontrou um corpo semicarbonizado e com sinal de perfuração de arma de fogo.

O corpo é de um rapaz, que aparentemente tem cerca de 1,40m de altura, com diversas tatuagens e um cordão no pescoço com sinal de enforcamento.
No braço tem esparadrapo e uma agulha de soro, dando parecer que foi retirado de algum hospital e foi executado na referida fazenda. A Policia Civil esteve no local e o corpo será encaminhado ao IML de Itaberaba para necropsia.
Redação e fotos: Bacia do Jacuípe