quinta-feira, 7 de novembro de 2013

LADRÕES ESTÃO AGINDO NA FEIRA LIVRE DE QUIXABEIRA



O site Quixabeira Notícia obteve informações de supostos ataques de ladrões na feira livre de Quixabeira. Nessa quinta-feira (07) duas senhoras foram furtadas. Os bandidos estão agindo da seguinte forma: Escolhem as vítimas e depois de forma bem sutil cortam a bolsa ou o bolso onde está o dinheiro, geralmente a vitima só dá conta do furto depois de um tempo. Segundo informações uma das pessoas furtadas nessa quinta-feira é uma comerciante do rama de verdura, na ação o ladrão levou cerca de R$ 800.

Descaso na saúde: lavrador com líquido nos testículos sofre em Piritiba


Morador da cidade de Piritiba, no centro-norte da Bahia, o lavrador Antônio Alves, 42 anos, procurou a reportagem do Bocão News para denunciar um grave descaso da saúde pública.

Em conversa, o lavrador que tem hidrocele - doença caracterizada pela acumulação de líquido no escroto-, contou o sofrimento. “
Eu estou morrendo aos poucos. Já não saio mais de casa porque minha situação é essa que você vê nas fotos. O médico disse que tenho problema no baço, fígado e hérnias no umbigo. Sinto muita dor, não posso comer nada e o que mais me prejudica são esses caroços. Mas aqui ninguém quer me atender. Fica dizendo que é para ir para casa que não tem jeito”, lamenta.

A esposa de Antonio, Luciene Lima dos Santos, 33 anos, reclama da falta de respeito e de atendimento nas unidades de saúde do município. “Ele está doente. Vai para o hospital, mas ninguém ajuda. Ninguém fala nada. A gente não sabe o que fazer. Meu marido tem que tomar remédio para o liquido sair na urina, mas a situação financeira está complicada. Já tem 10 anos que ele sofre e a gente não tem dinheiro para cuidar dele”, diz.

Ao Bocão News, o prefeito da cidade, Ivan Cedraz, afirmou que iria procurar o casal para que ele recebesse o atendimento necessário. Em contato com a assessoria da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a reportagem foi informada que a rede municipal de saúde deve oferecer o tratamento, já que a prefeitura recebe uma 'cota pactuada' para realizar
as 'cirurgias eletivas'.

Matéria publicada dia 16 de outubro às 9h23
Bocão News. 

Homem vende testículo por 35 mil dólares em reality show médico


O morador de Las Vegas, nos Estados Unidos, Mark Parisi, aceitou ser uma cobaia humana durante um reality show médico do canal TLC. Para ganhar uma grana extra, o americano vai vender o testículo por U$ 35 mil dólares. As informações são do site Metro, publicada pelo Extra Notícias.

O homem, que constantemente participa de testes médicos em troca de algum dinheiro, terá o testículo substituído. Segundo a publicação, ele confessa que está “ansioso” e “excitado”.

Ainda de acordo com a publicação, ele disse que tudo que precisa fazer é doar um dos testículos e substituir por uma bola artificial. Após 14 dias, recebe um cheque de U$ 35.000 dólares.

Quando não está envolvido com testes médicos, Mark Parisi trabalha em um mercado e em uma padaria. Ele estima que já juntou cerca de 150 mil dólares nos últimos dois anos sendo cobaia. A prática ajuda a poupar cerca de 700 dólares em exames de check-up, e ainda pode pagar montantes de 5 mil por semana, como na experiência com o vírus ebola.

“Todo mundo ficou em pânico quando eu e meu amigo fizemos este estudo nunca testado em seres humanos ou animais antes. É $ 5.000 por uma semana, então por que não fazê-lo?”, defende-se Parisi.


Foto: Reprodução

Vacina brasileira contra o HIV começa a ser testada em macacos

Começaram nesta semana os testes em macacos da vacina contra o HIV, que está sendo desenvolvida pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em parceria com o Instituto Butantan. Os quatro animais começaram a ser imunizados com a vacina que contém partes do vírus. Depois, os macacos receberão um vírus modificado que causa o resfriado como parte dos estudos para desenvolver o imunizante.

Segundo Edecio Cunha Neto, um dos pesquisadores responsáveis por conduzir o projeto, o diferencial da vacina é usar partes do vírus que não se alteram. “Um dos grandes problemas de se fazer uma vacina contra o HIV é que ele é hipervariável”, ressalta ao explicar que o genoma do vírus pode varia até 20% entre dois pacientes. “Nos componentes que nós escolhemos para colocar na vacina estão somente as regiões mais conservadas do vírus, ou seja, aquelas que não variavam de um HIV para o outro”, destacou.

Além de ter pouca variação, as partes do vírus foram selecionadas por provocarem forte reação no organismo da maioria das pessoas. “Nós fizemos o que chamamos de desenho racional, para embutir dentro da nossa vacina mecanismos para que ela fosse capaz de dar uma resposta que funcionasse para os HIVs mais variados possíveis e que funcionasse em um número grande de pessoas”.

Após os testes com os quatro animais, serão feitos experimentos com um grupo de 28 macacos e três tipos de vírus diferentes, todos modificados com partes do HIV. “As combinações desses três vírus são, até hoje, as melhores combinações para gerar respostas imunes potentes em primatas. Então, o que a gente vai fazer é escolher, de quatro combinações diferentes, aquela que deu resposta mais forte. E usar essa combinação para teste em humanos”, detalhou o pesquisador.

Caso seja bem sucedida, a vacina vai aumentar a reação dos imunizados ao vírus, diminuindo a capacidade de transmissão e melhorando a qualidade de vida do paciente. “O que ela vai fazer é reduzir muito a quantidade de vírus, matar as células que estão infectadas. Mas ela dificilmente vai erradicar a infecção. Vai bloquear a transmissão para outra pessoa, porque a quantidade de vírus vai ser muito baixa”.

Atento aos recentes protestos contra o uso de animais em pesquisas, que levaram inclusive ao fechamento de um instituto no interior paulista, Cunha fez questão de dizer que os animais são bem tratados. “Os animais neste estudo não sofrem de maneira nenhuma. Até mesmo para o procedimento de colher sangue ou vacinar, eles estão anestesiados”, enfatizou.

O pesquisador defendeu ainda o uso de animais em experimentos. “Não é possível substituir um teste com animais por um teste de cultura ou teste de laboratório mais simples. O teste em animais vai observar a repercussão de uma nova vacina, uma nova droga, no organismo inteiro”, argumentou.

Suspeitos de assaltar BB de Mucugê tombam em confronto com a polícia em Canarana


Dois indivíduos ainda não identificados foram mortos, no final da tarde desta quinta-feira (7), em confronto com policiais da Companhia de Ações Especiais do Semi-Árido (Caesa) na zona rural de Canarana região da Chapada Diamantina. Existe a suspeita de que a dupla tenha envolvimento com o roubo ao Banco do Brasil do município de Mucugê, ocorrido nesta quarta-feira (6). Os corpos estão sendo deslocados para o IML de Irecê.

Barro Alto: Bandidos explodem caixas eletrônicos de agência bancária

Criminosos explodiram diversos caixas eletrônicos de uma agência bancária do município de Barro Alto (a 67km de Irecê) na madrugada desta quinta-feira (7). Para explodir os caixas, os bandidos utilizaram grande quantidade de dinamites. Parte da agência ficou destruída.
 
Segundo testemunhas, seis homens teriam participado da ação. A delegada Marinalva de Jesus Silva, titular da cidade de Canarana, que responde cumulativamente por Barro Alto, policiais estão em diligência no sentido de prender o bando.
 
Ainda não se sabe se os criminosos conseguiram levar dinheiro. Em janeiro deste ano, esta mesma agência foi alvo da ação de criminosos, que trocaram tiros com a polícia e fizeram reféns. (Irecê Repórter)
 

SALVADOR-BA: Garota passa mal após comer bombom envenenado oferecido pela amiga

Os bombons foram envenenados pelo ex-namorado da vítima

A adolescente de 17 anos, Haila Fernanda Lima Ribeiro, foi socorrida para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) na terça-feira (6), após comer um bombom envenenado. De acordo com a polícia, o chocolate foi entregue pela amiga dela, Rízia Quele da Silva, 22 anos, que reside no bairro Parque Panorama, a pedido do ex-namorado da vítima, Jhonatas Barbosa Santos. Rízia foi presa por policiais militares na noite de terça-feira e informou que também comeu os chocolates e não sentiu nada. “Ele me pediu um favor, mas eu não sabia que estava envenenado. A delegada me disse que tinha chumbinho no bombom, mas eu não sabia. Eu ofereci e ela comeu. Eu também comi os chocolates e deixei uns dez”, alegou a jovem informando que presenciou o momento em que a vítima começou a passar mal.
 
A amiga disse que não sabia que os bombons estavam envenenados
 
Rízia declarou que há muito tempo Jhonatas teria dito que queria matar Haila. “Ele me disse que queria colocar pó de amoxicilina, não sei se ele misturou com chumbinho. Estou me sentindo péssima”, disse. A delegada plantonista Lícia Alves Laranjeiras, autuou a jovem em flagrante. Em entrevista ao Acorda Cidade, a delegada informou que Haila foi socorrida para a policlínica do bairro Tomba e em seguida foi transferida para o HGCA. “Quem deu o bombom foi Rízia, mas ela mesma contou que o mentor intelectual do fato delituoso é Jhonatas, ex-companheiro da menor. Rízia tem amizade com ambos e ela admitiu durante o interrogatório que passou o dia se encontrando com ele e no momento em que estava oferecendo o bombom para Haila, manteve contato com ele por celular mais de uma vez”, informou Lícia Alvez. O caso será encaminhado para a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), uma vez que havia uma medida protetiva que estava sendo cumprida pelos policiais contra Jhonatas. “Há uma relação de afetividade entre o autor e a vítima, talvez, por não aceitar o rompimento ou por querer se vingar dela”, disse a delegada. (Acorda Cidade)

MUTUÍPE-BA: Feto é abortado aos seis meses por ter rosto deformado

 
Após diversos comentários na cidade de Mutuípe de que um bebê com rosto deformado teria nascido, o Almeida notícias resolveu investigar a veracidade dos fatos.
Segundo informações a gestação foi interrompida no sexto mês devido a uma orientação médica, após a realização da ultrassonografia onde foi constatado que o feto que estava sendo gerado pela mãe não tinha o rosto com aparência humana.
A redação do Almeida Noticias ainda pode colher que o aborto aconteceu em santo Antônio de Jesus, a imagem registrada mostra a aparência diferente.(Blog de Noticias)
 

Bandidos fortemente armados explodem caixas eletrônicos do Bradesco de Nova Fátima


O Bradesco da cidade de Nova Fátima localizada no Território da Bacia do Jacuípe ficou completamente destruído na madrugada desta quinta-feira, 07, depois que um grupo fortemente armado usou dinamite para explodir os caixas eletrônicos. Populares falaram que haviam seis homens, mas foi visto apenas um carro com três elementos.

A agência fica situada na Praça Eliel Martins ao lado da Igreja Matriz e segundo informações de Eliezer Souza Cunha, 45 anos, contou ao CN que por volta das 03h40 estava prestando o serviço de guarda acompanhando dos colegas, João Almeida e outro conhecido por Xixa, quando surgiu um veículo Space Fox escuro de mais dados não anotados, de onde desceram três homens portando fuzis e mandou que eles deitassem no calçadão da Praça em frente à igreja e perguntou se estavam armados. Eliezer disse que não, e um dos homens recolheu todos os celulares para evitar que eles ligassem para a polícia.

Os guardas ficaram vigiados por um dos integrantes do grupo enquanto os outros dois saíram em direção ao banco, e, minutos depois ouviram o estouro e permaneceram deitados por cerca de cinco minutos, “quando levantamos a cabeça deparamos com aquele fumaceiro e estilhaços de vidros espalhados pela rua”, contou o servidor municipal. Ele disse ainda que ligou para a PM após a ação onde estava de plantão apenas um policial, que telefonou para o colega que estava de folga e este a paisana foi até o local e ao chegar na praça o militar que não teve o nome revelado informou ao plantonista o ocorrido mas que nada podia ser feito, pois a quadrilha fugiu sentido ignorado.
Fonte: Calila Notícias

Jacobina: 16º COORPIN desarticula quadrinha no distrito do Paraíso


Mais uma vez a Polícia Civil de Jacobina dá um duro golpe no tráfico de drogas na região. Cinco pessoas foram presas em uma operação policial realizada no distrito do Paraíso, sob o comando do delegado Rogério Meneses e do coordenador Fábio Santos. De acordo com informações da polícia, na incursão também foram apreendidas drogas e armas. Bahia Acontece

Seis pessoas morrem e cerca de 10 ficam feridas em batida na BR-116

Fabiano dos Santos/Binho Locutor

Foto: Fabiano dos Santos/Binho Locutor

 
Seis pessoas morreram e ao menos dez ficaram feridas em um acidente na madrugada desta quinta-feira (7), na BR-116, na região do município de Jequié, no sudoeste da Bahia. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma van e um caminhão colidiram frontalmente.
 
Quatro pessoas morreram no momento da batida e as outras duas vítimas quando deram entrada no Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié. Entre os mortos está o motorista do caminhão.
 
O número de feridos ainda não confirmado. Segundo o hospital, ao todo, 16 pessoas ficaram feridas. Nove já foram identificadas, entre elas uma criança. Algumas estão no centro cirúrgico da unidade em estado grave de saúde. Já a PRF informou que no total dez pessoas se feriram no acidente.

De acordo com a PRF, a van vinha de São Paulo em direção a Santana do Ipanema, no estado de Alagoas. A polícia não soube informar a causa do acidente.  As informações são do G1.


Foto: Fabiano dos Santos/Site Binho Locutor)
 

Antônio Gonçalves: Bandidos explodem caixas eletrônicos do Bradesco

      
Agência do Bradesco ficou totalmente destruída
Na madrugada desta quinta-feira, 7, vários elementos armados detonaram os caixas eletrônicos da agência do Bradesco, na Rua Arraguacy Fonseca, em Antônio Gonçalves, localizado a cerca de 92 quilômetros de Jacobina.
Segundo informação era 1h40, quando moradores acordaram assustados com os estrondos das dinamites usadas pra explosão.
Não se sabe até agora o valor que foi levado pelo bando, que fugiu sem deixar pistas.
Toda estrutura do imóvel foi danificada com a explosão que foi ouvida por toda cidade. As informações são blog Espaço Aberto.

Vídeo: lavrador é morto em assalto a agência do Banco do Brasil em Mucugê

Uma pessoa foi morta e outras duas baleadas durante o assalto ao Banco do Brasil de Mucugê, na Chapada Diamantina, a 448 quilômetros de Salvador, na manhã desta quarta-feira (6). Os bandidos fugiram da cidade levando seis reféns que foram libertados horas depois na zona rural do município. Houve troca de tiros com a polícia. Até o momento ninguém foi preso.

Armados com fuzis e pistolas, oito homens que chegaram à cidade em um Ford Fiesta hatch de cor prata e uma picape Saveiro preta - quase todos vestidos com roupas semelhantes às do Exército e usando capuzes e chapéus-, invadiram a agência, na Praça Coronel Propércio, atirando para o alto e nas paredes. Eles quebraram as vidraças e a porta giratória com tiros e a marretadas, depois levaram os clientes para frente da agência, onde os colocaram de mãos dadas, numa espécie de escudo humano. Enquanto alguns bandidos atiravam para o alto e faziam ameaças, aos gritos, na frente da agência, outros saqueavam o banco e aguardavam o horário programado para abertura do cofre principal.
Também na Bahia, bandidos armados explodiram um caixa eletrônico do Banco do Brasil, na cidade de Amélia Rodrigues, na Bahia, na madrugada da última quarta-feira (6). Segundo informações da 20ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), o atentado ocorreu por volta de 3h20 e parte da estrutura do prédio ficou parcialmente danificada. Não há informação se alguma quantia foi levada. Ainda de acordo com a CIPM, a área está isolada e aguarda perícia técnica.

Nos quatro primeiros meses de 2013, foram registrados 64 ataques a bancos e caixas eletrônicos no estado, segundo levantamento realizado pelo Sindicato dos Bancários da Bahia.



Veja o vídeo do assalto em Mucugê:


Ex-integrante da Calcinha Preta é o novo parceiro de Alan Delon na Banda ADOIS

Dupla promete novidades
 
Na qualidade de ritmo número um do Brasil na atualidade, o arrocha acaba de atrair mais um artista do forró para seu reduto. O cantor sergipano Claudio Livier, ex-integrante do grupo Calcinha Preta, se junta a Alan Delon na Banda ADOIS. No famoso grupo sergipano o vocalista gravou sucessos como "Vencedor", "Eu me apaixonei", "Já me acostumei" e "Paulinha".
 
Assim como Claudio, o cantor Alan já integrou grupos conhecidos a exemplo de Mulheres Perdidas e Asas Livres, grupo que criou o arrocha. Com a nova formação, a ADOIS agrega as suas duas vozes mais marcantes em oito anos de existência. A banda ficou conhecida ao estourar em todo nordeste com a música “Nunca", que entrou no repertorio das maiores bandas de forró e sertanejo do Brasil.
“Estamos numa nova fase e a banda precisava de uma contratação de peso pra ficar do meu lado. Foi aí que trouxemos o Claudio, que além da banda Calcinha Preta já fez muito sucesso com o grupo Amor de Cinema”, lembra Alan.
“O público vai gostar, pois já conhece o meu trabalho e o Claudio é um grande cantor que já foi elogiado por diversas duplas sertanejas do sul do país. Quando cheguei à Bahia para substituir o cantor Pablo no grupo Asas Livres, onde cantei quatro anos, procurei imprimir a minha marca sem imitar ninguém. E isso foi importante para a consolidação do meu trabalho”, recorda Alan que aposta na nova parceria.

Mulher fotografa veado com uma flecha atravessada na cabeça

Susan Darrah, uma artista culinária de Rockaway, em Nova Jersey, nos EUA, fotografou este veado com uma flecha atravessada em sua cabeça. Segundo ela, o animal consegue comer normalmente, não há sinais de sangue e ele parece não sentir dor. No último final de semana, ela chamou a divisão de pesca e vida selvagem do Estado para cuidar do animal. Facebook/Susan Darrah

Prostitutas de Minas Gerais passam a aceitar cartão; dividem em até 6 x sem juros

Thinkstock/Montagem BOLO Estado Minas Gerais em parceria com a Caixa Econômica Federal mais uma vez inova e sai na frente para atender você solitário que sai por aí em busca de amor e alguns momentos de prazer. Foi firmado um acordo reconhecendo as profissionais do sexo como uma profissional legal, podendo os profissionais enquadrados nessa categoria abrir conta em banco, e aceitar cartões de débito e de crédito, podendo fornecer seu serviço com a facilidade de pagamentos parcelados.
Segundo a presidente da Associação de Prostitutas, Maria Aparecida Vieira, a Cida, 46 anos, 20 garotas de programas de Belo Horizonte já abriram conta na Caixa e devem receber as máquinas para debitar e creditar os valores ainda neste mês. Cida afirma que o convênio foi feito em outubro, mas divulgado somente nesta terça-feira. As profissionais terão direito a previdência social, salário maternidade, pensão por morte, auxílio reclusão, aposentadoria por idade e invalidez, auxílio doença, custo zero para formalização, imposto zero para o governo federal, talões de cheque, cheque especial e dinheiro para capital de giro. Fonte: O Dia

Após liberação da BBOM, MPF recomenda aos consumidores que tenham cautela

Após a liberação das atividades da BBOM, a Procuradoria da República em Goiás recomendou aos consumidores que tenham cautela. A empresa anunciou um “novo modelo” de negócios, que ainda será implantado. O MPF-GO orienta que as pessoas fiquem atentas antes de fazer adesão ao novo plano.
“Não se trata de condenar de antemão as novas atividades da BBOM, mas tendo em vista o histórico da empresa, o consumidor deve tomar cuidado e ser parcimonioso. Deve buscar, aliás, deve exigir da BBOM informações claras a respeito do negócio”, esclarecem os procuradores da República Mariane Guimarães e Helio Telho.
Segundo o MPF-GO, o que se espera é que esse novo modelo “esteja pautado na boa-fé, transparência, moralidade e, principalmente, legalidade”.
A decisão liminar proferida pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região autorizou a liberação de verbas da BBOM para o pagamento de dívidas trabalhistas e tributárias devidamente comprovadas, bem como para pagar água, luz e material de expediente, necessários para o funcionamento da empresa. Além disso, autorizou, ainda, a reabertura da empresa apenas nas modalidades de venda direta dos rastreadores (a exemplo do que ocorre com empresas como a Natura e a Avon) e de bonificação por indicação de consumidor final do produto.
Com informações do MPF-GO

DIA DO RADIALISTA - 07 DE NOVEMBRO

Segundo registra a história e a data de registro da patente, o italiano Guglielmo Marconi foi o responsável pela invenção do rádio. No entanto, também se cogita que um padre brasileiro, chamado Roberto Landell de Moura, teria sido o primeiro a transmitir a voz humana sem auxílio de fios. A patente para o seu invento, porém, só foi conseguida depois que Marconi já havia patenteado sua invenção.
A primeira emissora de rádio no Brasil foi fundada em 20 de abril de 1923, tendo como fundador Edgar Roquete Pinto, na 
Academia
Brasileira de Ciências, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, com o prefixo PRA-A. Logo depois veio a Rádio Clube do Brasil PRA-B, fundada por Elba Dias.
Em São Paulo/SP, a primeira Emissora foi a EDUCADORA PAULISTA, fundada em 1924, e em Belo Horizonte, a primeira rádio foi a RÁDIO MINEIRA, fundada em 30 de maio de 1936. Hoje, lamentavelmente, fora do ar. Mas, a primeira transmissão do Rádio foi no dia 07 de setembro de 1922, durante a exposição comemorativa do centenário da independência.
O discurso do então Presidente da República, Epitácio Pessoa, além de ser ouvido no recinto da exposição, chegou também em Niterói, Petrópolis e São Paulo, graças à instalação de uma retransmissora no Corcovado e de aparelhos de recepção nesses locais. Hoje são milhares de rádios espalhadas pelo país, levando alegria , entretenimento e informação para um Brasil de audiência, e principalmente ao ouvinte que sempre fez do Rádio, seu grande companheiro.
Lei - Dia do Radialista
LEI Nº 11.327, de 24 de julho de 2006
Institui o Dia do Radialista.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Fica instituído, no calendário das efemérides nacionais, o Dia do Radialista, a ser comemorado no dia 7 de novembro, data natalícia do compositor, músico e radialista Ary Barroso.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 24 de julho de 2006; 185º da Independência e 118o da República.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
João Luiz Silva Ferreira
Na época, quando fundou a primeira emissora de Rádio do Brasil, não existiam escolas para formação de Radialistas. Foram os Radiamadores os primeiros locutores, por já possuírem experiência com microfones. Uma característica era fazer uma programação cultural, que consistia em música Erudita, conferência e palestras que não interessavam ao ouvinte. Na Era do Rádio, o grande astro era "Vital Fernandes da Silva", o "Nhõ Totico", que permaneceu no ar por 30 anos. O mais incrível é que nessa época ele apresentava dois programas ao vivo e totalmente improvisados. Nos dias de hoje, com um ouvinte mais exigente, o radialista precisa de muita técnica e ter um padrão que se identifique com cada emissora.
Mas o ponto em comum entre eles tem que ser o carisma. Dentro de cada Radialista existe um inexplicável sentimento de dedicação e o interesse pelo que faz. Só o idealismo não é o suficiente, existe a necessidade do talento. Com milhares de bons Radialistas espalhados pelo Brasil, o Rádio é hoje rico, oferecendo boas opções para aquele que merece todo o nosso respeito: o ouvinte. O Radialista é um sonhador, um apaixonado que faz parte do cotidiano das pessoas.
 
A Rádio antiga
O que comemorar no Dia do Radialista
Hoje a coisa está mudada e qualquer um se torna funcionário de rádio com a maior facilidade, mesmo que não saiba de onde começou e para onde vai o rádio. As maiorias destas empresas pertencem a grupos políticos que estão poucos interessados no bem estar da comunidade e numa empresa de qualidade, colocando em sua direção ou até mesmo para comandar programas qualquer um, sem nenhum preparo prévio e que só estão ali por serem "cupichas ou puxa sacos" dos senhores feudais donos das empresas de rádios. Alguns destes proprietários esquecem que eles montam uma empresa de rádio e ela se torna de utilidade pública, querem manter a mesma como se fosse o quintal de sua casa ou sua fazenda onde pode tudo e os funcionários tem que se submeterem a qualquer tipo de mazelas, infelizmente ainda existem pessoas que gostam disto, serem humilhadas e pisoteadas por seus considerados "chefões" e ainda acham lindo, pisando naqueles que realmente fazem o dinheiro entrar nos bolsos destes donos de empresas de rádio.
São bem poucas as emissoras que pertencem a particulares e que deixam seus funcionários trabalharem à vontade e com responsabilidade, com isto ganha o apoio e prestigio de uma comunidade. Sincera e honestamente não sei se os verdadeiros radialistas e não os "picaretas" de plantão têm hoje o que comemorar, aqueles que caíram em uma emissora de rádio de pára-quedas até pode ter o que comemorar, mas os verdadeiros profissionais hoje devem querer esquecer que são radialistas de verdade. Fui lembrado pela passagem do dia através de um telefonema por uma pessoa a quem tenho grande admiração, por que se não fosse isto, a data passaria sem uma lembrança da minha parte como já aconteceu no passado e têm acontecido nos últimos anos. Junte a tudo que foi escrito no texto em que você ainda ler, as brigas internas entre os que trabalham em rádio e bradam aos quatro cantos do mundo que são profissionais quando na realidade não passam de simples "mercenas", tem ainda o virar a cara para o lado quando um de outra rádio passa por quem está em determinado local.
Refiro-me aqui a falta de união que existe na categoria, pois aqueles que hoje estão chegando não respeitam ou não querem respeitar os que já estão na profissão a muito tempo, se achando os melhores ou os verdadeiros pops stars, existem alguns destes elementos que hoje estão infiltrados no meio radiofônico por que o dono da rádio lhe deve um favor ou por que ele tem um bom padrinho, para entrar na área por baixo, mas bem por baixo mesmo da porta ou de uma janela. Alguns caem até de paraquedas e não sabem onde estão e acham que são os verdadeiros donos da "cocada preta", existem ainda aqueles que só sabem mandar um abraço aqui outro ali e quando cai em suas mãos um texto para ler de "bate pronto" mostram que não estão prontos para estar no local em que lhes deram de graça ou em pagamento de uma divida política. É lamentável como estão fazendo rádio hoje em dia, sei muito bem que intrigas e fofocas existe em todo e qualquer ambiente de trabalho, mas em se tratando de um dos mais poderosos meios de comunicação a coisa poderia ser bem diferente, com mais união entre os que estão militando nos meios radiofônicos, mas como diz o velho ditado popular é "cada um puxando a carne para sua brasa" ou a lei de murici " cada um para si", quando na realidade todos deveriam ser unidos para que a classe fosse fortalecida e mais respeitada como já foi no passado.
Hoje quem está fora de rádio é tratado como marginal por quem está na atividade e sem nenhuma consideração a história de quem na verdade fez o rádio com respeito é hoje jogada no lixo e apagada da vida de quem tenta a todo custo mostrar aos seus "chefes" que são os bambans da sua sintonia. Na realidade ninguém é melhor que ninguém somos todos iguais perante Deus, alguns são diferenciados porque lêem mais procuram se adaptar as novidades de momento, mas nem com tudo isto tem o direito de querer passar por cima dos outros como se fosse um trator desgovernado.
Mas, como já ouvi de certa pessoa ainda na ativa em anos passados e por diversas vezes que para ele conseguir o que queria "passaria até por cima da própria mãe" não me surpreendo mais com tudo que ainda vejo hoje em dia com estes que ai estão. Seria muito bom que hoje fosse um dia para ser comemorado pelos verdadeiros profissionais e não pelos que "puxam saco", "bajulam" ou até mesmo vendem a "alma ao diabo" para continuar nos meios radiofônicos. É triste e lamentável que isto aconteça ainda nos dias de hoje, mas o pior que acontece e com grande frequencia. Na era da informática, da globalização e em pleno Século XXI, mas fazer o que! É como diz certo cidadão "fais paite" (é isto mesmo fais paite e não faz parte) só que desta estou fora e bem fora graças a Deus. Aos verdadeiros profissionais de rádio meus parabéns e meus respeitos, agora aos "picaretas e piratas do rádio" que continuem puxando saco dos patrões que com certeza terão pela frente um futuro "brilhante". Dia da árvore e do radialista, comemorar mesmo o que?
A ética e o poder do microfone
Quando pensei em escrever este artigo, vi um horizonte amplo no campo da comunicação radiofônica; pois a mistura microfone, comunicador e ética são pontos que devem andar juntos para que possamos construir equilíbrio no que podemos chamar de autocensura.
 
A Rádio moderna
Às vezes o comunicador na sua empolgação não percebe o potencial que possui esse pequeno instrumento (o microfone) no que tange em conduzir informações instantaneamente e acaba atropelando palavras sem observar a força que elas têm e deixa escapar do seu controle o que de melhor deve possuir dentro da profissão, a ética; é de suma importância para o profissional do microfone, saber que ele é um formador de opinião, que existe um universo de ouvintes e que são multiplicadores da mensagem recebida, e como formador de opinião deve-se policiar para não induzir uma comunidade, uma categoria etc. a cometer delitos ou criar situações que possam ferir um bem público, denegrir a imagem de alguém ou até mesmo submeter-se a constrangimentos sem ter conhecimento do que se fez.
É evidente que o uso do poder de formador de opinião deve ser usado, quando para educar, colaborar na fomentação da cultura, da saúde, da sociabilidade, enfim; quando for para o bem da coletividade, pois o profissional do rádio tem um compromisso de responsabilidade social, mas sua postura tem que ser transparente e construída dentro de uma linguagem clara para que seu ouvinte também se informe e forme seus pensamentos de maneira ética, saudável, e coerente.
Hoje milhares de rádios existem no Brasil levando alegria, entretenimento e informação, aproveito aqui para relembrar de programas que marcaram épocas nos tempos áureos da comunicação de rádio tais como: Roquete Pinto, (fundador da primeira emissora de no Brasil) repórter Esso, as radionovelas, os narradores de futebol que serviram de exemplo para muitos como: Waldir Amaral, Jorge Cury, José Carlos Araujo, Osmar Santos, aqui na Bahia posso destacar: Djalma Costa Lino, Nilton Nogueira, dentre tantos outros que se tornaram ícones no ofício dessa profissão.