quinta-feira, 17 de maio de 2012

Índio da tribo Pataxó é assassinado em Pau Brasil

O índio Huelton Muniz, 23 anos, foi morto a tiros na noite de quarta-feira (16), por volta das 20h, na localidade de Lagoa Vermelha, em Pau Brasil. De acordo com informações do delegado Francesco Santana, reponsável pela região, o índio que pertencia a tribo Pataxó Hã Hã Hãe, foi morto a tiros depois de uma discussão com outro índio da mesma tribo. 
A morte do índio chama a atenção por se tratar da área onde aconteceram os conflitos entre índios e fazendeiros pela disputa de terras. O delegado afirmou que esse crime não está relacionado ao conflito. Huelton já esteve preso, acusado pelo assassinato do padrasto. Ele foi solto no ano de 2010. A polícia foi até o local para realizar as investigações e colher depoimentos.

Comunicadores repudiam declarações de prefeito de Ibititá

Comunicadores repudiaram, nesta quarta-feira (16), declaração do prefeito de Ibititá, Francisco Moitinho Dourado (Dr. Chiquinho), em uma rádio comunitária da cidade, na qual insinua que emissoras de rádios de Irecê estariam a serviço de um grupo político de oposição. O atual pré-candidato de oposição é o empresário Cafú Barreto (PSD). O prefeito lançou como candidato o médico Domingos Moitinho, mas o quadro continua indefinido, já que o médico teria desistido. A candidata do prefeito agora seria Gilva Martins, esposa do médico.
 
Sobre a declaração do prefeito de que a imprensa de Irecê teria sido comprada por um candidato da oposição, o comunicador J. Sidney, da Irecê Líder FM,  disparou no Jornal do Meio Dia: “Quem tem dinheiro para comprar a imprensa é o prefeito, que está com a caneta e o talão de cheque do povo na mão. Quem cometeu erros e desmandos, não foi a imprensa, foi justamente ele, que está colhendo o que plantou”.
 
O comunicador disse ainda que pessoas que fazem oposição são justamente as mesmas que pertenciam à base aliada de Dr. Chiquinho. “Quero dizer a ele que o homem mais feliz do mundo não é o que tem dinheiro, é o que tem amigos. E os seus amigos estão lhe abandonando pela sua forma de administrar”, concluiu Sidney.
 
André Luiz, jornalista e radialista na Rádio Caraíbas FM, reforçou o repúdio no Grande Jornal Falado. Disse que Dr. Domingos prefere “arrotar” sua arrogância e prepotência a corrigir as falhas que vêm cometendo ao longo de sua trajetória política. “Quem conhece a história do prefeito, sabe que ele é pautado na sua inconstância, ou seja, fala uma coisa e depois diz outra”.
 
O jornalista registrou ainda que o prefeito não conseguiu manter o grupo único e agora prefere descontar no instrumento que, ao longo de oito anos, lhe amparou para justificar suas trapalhadas.  “Foi a imprensa de Irecê que tirou Dr. Domingos da sua candidatura? Que fez com que o seu grupo não ficasse unido? Que fez com que Dr. Chiquinho falasse algo hoje e amanhã voltasse atrás, fazendo de conta que nada aconteceu? Reconhecer que errou é um ato nobre”, encerrou André Luiz. (Fonte: Irecê Repórter)

Prefeito de Patos, PB, corta Teló e Aviões da programação do São João

Durante uma entrevista coletiva nesta quinta-feira (17) o prefeito de Patos, Nabor Wanderley (PMDB), anunciou que vai reduzir a festa de São João da cidade de 13 para 10 dias. O prefeito do município do Sertão paraibano informou que a economia com as atrações e infraestrutura da festa será de aproximadamente R$ 1 milhão. O motivo da redução é a seca, que tem preocupado todo o estado.
Algumas das principais atrações que já tinham sido anunciadas foram canceladas, como os shows de Michel Teló, Aviões do Forró, Flávio José, Magníficos e Santanna. Quem também ficou fora da programação foram as bandas Caviar com Rapadura, Ranniery Gomes, Cicinho Lima, Os Nonatos, Forró do Bom, Saia Rodada, banda Encantus e Geraldinho Lins.
A festa prevista para começar no dia 18 de junho, agora vai ter início no dia 21 de junho. O prefeito explicou que a redução nos gastos foi uma orientação do Tribunal de Contas do Paraíba, que alertou para uma eventual necessidade de verba por conta dos efeitos da seca no município de Patos, que por enquanto não está em estado de emergência.
Pelo menos seis municípios paraibanos cancelaram os festejos juninos por conta dos prejuízos causados estiagem. Em Sumé e Ouro Velho, na região da Borborema, Joca Claudino, Emas e Matureia, no Sertão, e Caturité, no Cariri, os prefeitos optaram em investir a verba das festas na compra de cestas básicas e carro pipa. No dia 7 de maio, o governador Ricardo Coutinho (PSB) decretou emergência em 170 municípios paraibanos.
Confira abaixo a nova programação completa:
21/06
Pinto do Acordeon, Gê Maria, Zé Nilton e Garota Safada
22/06
Teinha do Forró,  Tárcio & Heitor, Espora de Ouro e Forró Pegado
23/06
Matéia do Forró, Forrozão Tatudobom, Gatinha Manhosa e Léo Magalhães
24/06
Forró Mania, Flor da Pele, Forró das Mina e Dorgival Dantas
25/06
Telengo Tengo, Lúcia do Acordeon,Forró Bakana e Brasas do Forró
26/06
Forrozão D'Cybes, João & Gregório, Forró de Salto e  Delmiro Barros
27/06
Markito do Forró, Forró da Canxa, Capa de Revista e Simone e Simaria
28/06
Forró Xoteando, Forró da Lamparina, Os Três do Nordeste e Limão com Mel
29/06
Balanço de Mulher, Forrozão S.A, Valeu o Boi e Toca do Vale
30/06
Forrozão Bom Só Só, Xinelo Dela, Ton Oliveira e Mala sem Alça