sábado, 21 de abril de 2012

'Problema não foi o maquinário', diz dono de garimpo onde 5 morreram


O dono do garimpo onde cinco trabalhadores morreram na manhã deste sábado (21) afirmou que tem autorização para manter a atividade de extração de esmeraldas na região norte da Bahia e que os equipamentos foram vistoriados recentemente.
"O problema não foi o maquinário porque tudo é legalizado, tudo vistoriado. É cabo novo, é guincho de corrente nova, é tudo legalizado", afirmou o proprietário Silvado Nascimento em entrevista à TV São Francisco.
Os trabalhadores morreram depois que o cabo de aço que sustentava um equipamento partiu e eles caíram cerca de 150 metros, o equivalente a um prédio de cinco andares. As causas do acidente ainda são desconhecidas e a polícia não informou quando vai divulgar o resultado da perícia feita no equipamento.
A área de extração de esmeraldas está localizada na Serra de Carnaíba, a 20 km do município baiano de Pindobaçu. O acidente ocorreu por volta das 7h, dentro de um galpão onde fica um guindaste utilizado para transportar os funcionários até o garimpo, a 170 metros de profundidade.
Acidente em garimpo na Bahia (Foto: Imagem/TV Norte)Garimpo funciona em área de difícil acesso na
região norte da Bahia (Foto: Imagem/TV Norte)
Segundo relato de testemunhas, o rompimento do cabo de aço provocou a falta de freio no sistema de elevação da "caçamba" [como tem sido chamado o suporte que transporta as pessoas], o que teria feito os garimpeiros despencarem até o subsolo da mina.
Mesmo depois das cinco mortes, o restante dos garimpeiros continuou trabalhando neste sábado.
Ao norte do estado, a Serra da Carnaíba concentra uma das maiores reservas de esmeralda do Brasil. São quase 100 garimpos. O trabalho de extração das pedras preciosas é considerado de alto risco porque geralmente é feito de forma improvisada, sem as condições mínimas de segurança. Alguns garimpeiros usam pequenas cadeiras para descer, também sustentadas por cabo de aço.

G1

CARNAIBA BAHIA - Guincho perde freio e mata cinco homens em corte na Serra da Carnaíba

                          
                                                    "Garimpo onde tudo aconteceu"
.

Por volta das 7h da manhã deste sábado (21), cinco homens morreram depois de despencarem de um altura de aproximadamente 180 metros enquanto desciam em um corte de exploração de esmeraldas na Serra da Carnaíba, distrito de Pindobaçu, há cerca de 35km de Campo Formoso. O local onde se localiza o corte é conhecido como Trecho da Cabra, um dos poucos serviços que ainda executam a exploração da pedra preciosa naquela região.
As primeiras informações do acidente dão conta de que a causa das mortes foi uma falta de freio no guincho que levaria os cinco homens até o fundo do corte, que tem cerca de 180 metros de profundidade. Durante a descida os freios do equipamento falharam e fizeram os trabalhadores despencarem em alta velocidade. Os corpos já foram retirados do local.
                                                 
                 "Trabalhadores descem sentados em ferramentas como esta"
.
Redação CF Notícias

ITAPEIPU - Acidente com trator de pneu

                     
  Hoje Por Volta Das 17h00min Da Tarde, Aconteceu Um Acidente Com Um Trator De Pneu No Distrito De Itapeipu, Onde O Condutor (TARCISIO vulgo furem)  Estava Tomando Todas Desde Cedo E Por Volta Deste Horário Funcionou O Trator Com Um Reboque Carregado De Água, E Iria Ao Destino De Uma Fazenda, Quando Perdeu O Controle E Colidiu Em Uma Residência Ficando Com Sua Frente Totalmente Destruída Enquanto O Trator e o Condutor Nada Teve, Por Pouco Não Teria Alguém Na Residência E Tinha Acontecido O Pior. 
Da redação BRUNO SOM SERROLÃNDIA