segunda-feira, 4 de março de 2013

Corpo de mulher é encontrado na Fonte de Lapão

Mulher sofria de depressão e tomava remédios controlados
Uma mulher de 28 anos foi encontrada morta na manhã desta segunda-feira (4), dentro de uma gruta na Praça da Fonte, na cidade de Lapão. Segundo familiares, Edilene Vilar da Silva sofria de depressão e vinha tomando remédios controlados. Uma perícia técnica confirmará se a mulher tirou a própria vida. (Irecê Repórter)

Três assaltantes tomam carro de assalto em Serrinha e morrem em confronto com a PM em Feira de Santana

Dos três mortos, apenas Alberlan Nascimento, de 23 anos foi identificado no Departamento de Polícia Técnica (DPT).


Três pessoas foram socorridas para a emergência do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) por volta das 23h de sábado (2), após trocarem tiros com policiais militares da 67ª CIPM (Companhia Independente) no distrito de Humildes, em Feira de Santana.

O fato ocorreu na BR-101, próximo a Fri-Feira, mas de acordo com a PM os suspeitos não resistiram as gravidades dos ferimentos.

Segundo ocorrência policial, os homens ocupavam um veículo Celta , de cor vermelha e placa NZQ-7714, licença do município de Serrinha que foi tomado de assalto.

Durante a perseguição, o carro capotou e caiu em uma ribanceira. Ainda acordo a polícia, os acusados saíram do automóvel e atiraram na direção da viatura.

Dos três mortos, apenas Alberlan Nascimento, de 23 anos foi identificado no Departamento de Polícia Técnica (DPT).

O revólver calibre 38, usando pelos acusados de assalto foi apresentado no plantão central do Complexo Policial Investigador Bandeira.

Preso natural de Coité comete suicido por enforcamento no presídio de Serrinha

presídio de serrinha

Jorge Ferreira Almeida,33 anos,foi encontrado ás 14h20 deste domingo,03,enforcado na cela onde estava preso no Presidio Regional de Serrinha. Preso no dia 25 de fevereiro em Coité depois de tentativa de homicídio contra um tio Antônio Ubaldo da Silva, usando um facão, sendo que a vítima continua internada no Hospital Geral do Estado HGE em Salvador.
Jorge estava a menos de uma semana no presídio Regional de Serrinha, aproveitou que os companheiros de cela saíram para o banho de sol e preparou uma “Tereza” (espécie de corda formada com nós entre cobertas e lenções).
jorge 
Segundo familiares de Jorge, que residem na Fazenda Cajazeira I, na região do Distrito de Juazeirinho, ele vinha sofrendo com problemas de depressão, tanto que depois de ferir o tio ele permaneceu em casa e se entregou sem esboçar reação entregando inclusive a arma do crime.Ainda de acordo com familiares a vítima cumpriu pena em São Paulo acusado de dois homicídios de supostos assassinos de três irmãos dele,Rogério,Jair e Ricardo, sendo Jair seu irmão gêmeo e Rogério e Ricardo também gêmeos, ou seja, como diz no sertão a senhora Divanice mãe de Jorge teve “barriga de dois” por duas vezes.
 Outra informação passada com exclusividade ao CN dá conta que o pai dos gêmeos Rogério e Ricardo e Jair e Jorge, natural do distrito de Aroeira em Coité morreu em São Paulo a mais de 10 anos também por enforcamento.Restando apenas a senhora Divanice que carrega consigo o drama de ter perdido esposo e filhos de forma violenta.
 Antes de Jorge ser preso em tentativa de homicídio ele estava sendo procurado por furto em um supermercado de Coité e ele teria vindo de São Paulo por sofrer ameaças de pessoas ligadas aos assassinos dos seus irmãos.
 Na estatística do presidio fundado no inicio da década de 2000, é o terceiro preso natural de Coité que comete suicídio por enforcamento.
Por: Valdemí de Assis/ foto Informe Bahia



Carcaças de animas as margens das rodovias é a mostra dos efeitos da seca no território do sisal

morte de animais em decorrencia da seca - des

Quem viaja pelas estradas entre cidades do território do sisal atingidas pela pior seca das últimas décadas no estado da Bahia, se espanta com a sequência interminável de carcaças de bovinos a apodrecer ao lado das pistas. A morte de cabeças de gado, aos milhares, é, para o viajante, o impacto mais visível e chocante da estiagem de quase três anos que afeta 582.331 habitantes, dos quais 333.149 vivem na área rural, o que corresponde a 57,21% do total.
Um exemplo da mortandade está no km 10 da BA-381, quase na chegada da cidade de Cansanção, trecho que liga a cidade de Itiúba. À vista, na margem esquerda da estrada (Itiúba/Cansanção), dezenas de carcaças de bovinos representam um aviso sinistro para os passantes. Depois dali, a quantidade de carcaças é tanta que chega a ser um componente da paisagem em todo trecho.
morte de animais em decorrencia da seca -2
São diversos cálculos de acordo o prefeito de Cansanção, Ranulfo Gomes (PSD), todos alarmantes sobre a pecuária no município de quantos bovinos já morreram e vão morrer, pois as previsões meteorológicas não são animadoras. “80% do rebanho acabou. Muitos morreram e outros os seus proprietários tiveram que transferir para outros municípios. Eu mesmo, fui obrigado a levar boa parte do rebanho para Itapetinga”, lamentou Gomes.
"Os urubus estão deixando as carcaças antes de devorar todo, diante da grande quantidade de animas mortos"
“Os urubus estão deixando as carcaças antes de devorar todo, diante da grande quantidade de animas mortos”
Ranulfo Gomes falou ao CN que a área mais afetada do município é chamada de Beira D’Água, onde está localizada a bacia leiteira e gado de corte. “O problema é sério tem todo município, mas agravante na região das comunidades de Pocinho e Bela Vista”, contou o social democrata.
Para o prefeito, a falência está batendo à porta das pessoas que vivem na zona rural, quer na lavoura do sisal, que praticamente não existe, agricultura familiar e na criação de bovinos e pequenos animais, devido à seca que assola o município. “Sisal murcho, motores parados, pastos dizimados, tanques, aguadas, açudes secos e animais mortos nos levou decretar situação de emergência”, concluiu.
Embora a visão impressione, as carcaças expostas nas estradas são uma parte menor da tragédia animal que assola o município de Cansanção. Segundo o pecuarista Fernando Alves Barbosa, residente em Senhor do Bonfim e proprietário de terras em Itiúba, aquelas carcaças de bois são dos animais que morreram em fazendas vizinhas à pista. “Por hábito, nós proprietários tiramos os restos mortais de nossas terras e os jogamos onde não há dono, ou seja, nos acostamentos”, falou Fernandinho, como é conhecido.
morte de animais em decorrencia da seca -1
Ao contrário de Fernandinho, o pecuarista Antonio Lopes, proprietário de uma propriedade no município de Jaguarari, ele não joga os animais mortos na beira das estradas. O argumento do criador é o de não considerar correto o despejo das carcaças em áreas públicas. “O boi morreu aqui, então aqui ele fica. Acho errado jogar fora”, disse “Seu” Antônio, 70 anos.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas

Jacobina e Serrolândia estão entre os municípios baianos sob situação de risco de dengue

O número de casos de dengue subiu 12% na Bahia, até fevereiro de 2013, comparando com igual período de 2012. Foram 7.043 contra 6.269, de acordo com o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa).


No Brasil, em janeiro deste ano, 267 municípios brasileiros estavam em situação de risco para dengue; 487 em situação de alerta e 238 em situação satisfatória.

A pesquisa, que serve para identificar onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor da dengue, foi realizada em 983 municípios. No mesmo período do ano passado, 765 cidades fizeram o levantamento, sendo que 146 foram consideradas em risco; 384 em alerta e 235 em situação satisfatória.

Por região, a maior concentração das larvas do mosquito em reservatórios de água ocorreu no Nordeste, com 76,2%. Por outro lado, foi na Região Sudeste onde se concentraram os maiores focos em depósitos domiciliares, com 63,6%.
29 municípios encontram-se em situação de risco na Bahia:
Araci
Candeal
Candeias
Conceição do Coité
Guanambi
Ibirataia
Ilhéus
Ipirá
Itabela
Itabuna
Itaguaçu da Bahia
Itiruçu
Jacobina
Lagoa Real
Macajuba
Marcionílio Souza
Monte Santo
Mundo Novo
Muritiba
Nordestina
Santo Amaro
Seabra
Sebastião Laranjeira
Serrinha
Serrolândia
Souto Soares
Terra Nova
Uibaí
Valente

Baralho do crime: Chefe do tráfico no Bairro da Paz, Flor é o principal alvo da polícia baiana

 

O apelido não tem nada a ver com o modo como ele trata as pessoas. Florisvaldo dos Santos Costa, conhecido como Flor, está mais para espinho.
O homem, de aproximadamente 30 anos, é considerado o terror do Bairro da Paz, que já conta com uma Base Comunitária de Segurança da Polícia Militar.
Acusado de tráfico e homicídio, Flor é conhecido pela forma brutal como executa seus desafetos: as vítimas são crivadas de balas, têm os corpos mutilados e expostos para intimidar os outros.

Nos confrontos, é o homem de frente, no comando de um bonde formado por mais 20 jovens, entre eles muitos menores, segundo moradores do Bairro da Paz.

A fama lhe rendeu o posto de novo Ás de Ouro do Baralho do Crime – um jogo de cartas da Secretaria de Segurança Pública que incentiva a população a denunciar os bandidos mais procurados do estado.

Flor ficou com a carta que era de Marcelo Henrique Menezes dos Santos, o Elias, traficante preso e é apontado como um dos líderes da facção Comando do Boqueirão, no complexo do Nordeste de Amaralina.

No Bairro da Paz, moradores e policiais dizem que Flor e parte do seu bando fugiram da área dias antes da inauguração da Base Comunitária, em setembro do ano passado.

Antes da ocupação permanente da PM, houve confronto e o chefe da quadrilha escapou depois de ser baleado no braço direito. Ainda assim, segundo moradores, Flor volta constantemente ao bairro e ameaça quem busca apoio na base.

O diretor do Departamento de Narcóticos (Denarc), delegado André Vianna, afirma que os passos de Flor estão sendo monitorados. “As investigações estão sendo empenhadas em conjunto com o Departamento de Homicídios”, afirma.

De acordo com a assessoria da Polícia Civil, Flor tem mandado de prisão em aberto por homicídio em 2001. Além disso, ele responde a um processo por participação na chacina do Bairro da Paz, em 2009, em que cinco pessoas morreram. Ele é acusado também de homicídio, roubo de carro e porte ilegal de arma em 2007.



Trajetória
Natural de São Félix, no Recôncavo, Flor chegou ao Bairro da Paz aos 8 anos junto com os pais. Quando criança, o apelido lhe caía bem. “Era um menino amoroso, muito querido aqui, mas acabou usando drogas como muitos outros”, diz uma comerciante que mora no Bairro da Paz há 20 anos.

Ali, o que se conta é que a trajetória de Flor no tráfico começou como olheiro. Junto com outros garotos, ele ficava de olho se a polícia chegava na área. Depois, passou a avião (entregador de drogas). Mas não ficou muito tempo no cargo. Foi promovido a soldado e passou a ser prestigiado por pregar o “olho por dente, dentre por dente”.

Junto com o cunhado, Roberto dos Santos, o Betão, Flor passou a ter o controle do comércio de drogas no bairro. Mas, a amizade deles não durou muito tempo. Os líderes tinham estilos diferentes de tocar os negócios.

Betão era tido pela comunidade como benfeitor e fazia doações para os moradores. Já Flor preferia ganhar o respeito dos moradores na base do terror.

“Se ele não fosse com a cara, no dia seguinte a pessoa aparecia morta. Um morador antigo, conhecido como Metrô, levou um monte de tiros, teve a cabeça arrancada e o corpo foi jogado numa vala”, contou uma mulher que mora na rua onde a vítima vivia.



Poder
As posturas diferentes levaram a divisão do grupo. Betão ficou com o controle da parte da área plana do Bairro da Paz, como o Areal, enquanto Flor manteve-se na região alta, como Área Verde e Parque Jamaica. Em 2010, com a prisão de Betão, Flor ganhou força, transformando toda a região em sua fortaleza.

Com o dinheiro do tráfico, ele construiu um prédio de quatro andares na Rua da Paz, numa área de aproximadamente 400 metros quadrados, que seria um hotel para abrigar, de acordo com policiais, ladrões de banco que buscavam esconderijo.

Moradores lembram bem do dia 9 de outubro de 2011, quando o bonde de Flor chegou à Rua da Felicidade e incendiou dez casas. “Era pra mais de 20 homens, só em minha casa entraram sete, puseram arma na minha cabeça e na de minha neta de 10 anos e mandaram a gente sair. Depois colocaram fogo”, conta a dona de casa que retornou ao imóvel depois da implantação da base comunitária.

A rua dos incêndios é a mesma em que Flor morou quando ainda não era tão temido. “O pai não aguentava mais ser abordado por policiais que procuravam por ele e abandonou o local. Ele (o pai) ficou em depressão. A mulher dele morreu tem dois meses”, disse a dona de casa. Sua vizinha também teve a casa incendiada pelo bando de Flor. “Chegaram atirando. Foi bala para todo lado e fogaréu também”, relembra.

A mulher afirma que, apesar da presença da base comunitária, o traficante continua frequentando o Bairro da Paz. “Há uns três meses, dormimos dois dias no chão, ao lado da base. Ele estava circulando num carro preto”, garante.

Ainda segundo ela, Flor tem esconderijo em quatro locais. “As pessoas dizem que ele fica pulando de galho em galho entre Saramandaia, Mussurunga, São Cristóvão e Vila de Abrantes”, conta.

A informação de que Flor volta com frequência ao Bairro da Paz foi confirmada pelo comandante da base comunitária, tenente Henrique Alves. “Provavelmente ele vem para delegar ordens aos comparas. Mas os passos dele estão sendo monitorados pelo Serviço de Inteligência” declara o comandante.



Bandidos ligados a Flor viviam em casas de luxo
“Com a chegada da base, a coisa melhorou. Antes a gente convivia com toque de recolher, com mortes todo dia. Mesmo assim, temos alguns casos, mas não como antes”, afirma uma comerciante que mora no Bairro da Paz. Ela e outros moradores hoje têm acesso a serviços antes impensáveis por causa do tráfico, como de telefonia e entrega de botijão de gás.

O comandante da Base Comunitária do Bairro da Paz, tenente Henrique Alves, disse que com a chegada dos policiais militares, alguns traficantes ligados a Flor e Betão abandonaram a comunidade. As casas usadas por estes bandidos eram famosas na região por se diferenciarem das demais.

Todas foram construídas com material de primeira qualidade, com teto de gesso rebaixado, portas de madeira de primeira e pisos em porcelanato. Os imóveis foram destruídos pelos bandidos na fuga.



Baralho do Crime tem 13 novas cartas
Além de Florisvaldo dos Santos Costa, o Baralho do Crime ganhou outras 12 cartas novas em fevereiro. Das cartas consideradas mais perigosas, uma que se destaca é o Ás de Copas, André Márcio de Jesus, conhecido como Buiú ou Padaria. Antes essa carta era ocupada por Antônio Martim dos Santos. Padaria, segundo a Secretaria de Segurança Pública, é acusado de ser o líder do tráfico de drogas em Porto Seguro. Ele seria um dos chefes do comércio de entorpecentes no Extremo Sul da Bahia.

Já a carta Rei de Copas agora leva o rosto de Djavan Santos da Conceição, conhecido como Malhado. Ele é acusado de homicídio, tráfico de drogas e roubo em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. A Rainha de Paus expõe a foto de Ricardo Silva dos Santos, o Babão, mas apenas de maneira simbólica. Babão foi morto no final do mês de janeiro em um confronto com a polícia.


Joel Costa, Washington Davi e Ricardo Silva devem ser retirados do novo baralho, já que dois foram presos e um está morto
 

Já Igor Pereira dos Santos Fagundes, acusado de tráfico de drogas, é o novo 10 de Copas. O 8 de Ouros agora é Willians Chaves de Souza Filho, o Nem Bomba, que está foragido do Presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista. Ele é procurado de homicídio e tráfico de drogas.

O novo 2 de Paus do Baralho do Crime agora é George Batista da Silva, conhecido como Jorginho, e o 3 de Paus é Deivid Silva de Jesus, indiciado por homicídio, tráfico e crimes contra o patrimônio. O 7 de Paus agora é Fábio Mota de Sousa Leão e Elinaldo Jesus dos Santos, o “Liliu”, ocupa a carta 8 de Paus.

Ainda estão na nova lista de procurados Vicente Lucas Santos do Espírito Santo, conhecido como Dente de Prata, e Adaílton Matos de Brito, o Sassá.
Desde que o baralho foi lançado, em junho de 2011, 52 bandidos que estavam ecpostos nas cartas foram presos ou mortos em confronto com a polícia.

O baralho está disponível para quem tiver interesse em identificar os procurados no site da Secretaria de Segurança Pública (www.ssp.ba.gov.br) e também através do portal do Dique Denúncia da Bahia (www.disquedenuncia.org). Quem tiver informações sobre os procurados pode fazer as denúncias de forma anônima.

O baralho
O Baralho do Crime foi criado em junho de 2011. Para conhecer a relação completa dos bandidos mais procurados do estado, basta acessar o site www.disquedenuncia.ba.gov.br e clicar no link “Os procurados da Bahia”

CAPIM GROSSO: MOÇA MORRE EM ACIDENTE NA BR-407 PRÓXIMO AO GONZAGÃO.



Na noite deste sábado (02), a altura do Km 10 da rodovia BR- 407, um veículo de passeio de dado até o momento não identificado colidiu com a roda traseira de uma motocicleta causando a morte instantânea da jovem Marileide Matos, 19 anos e ferimentos leves no condutor Roberto Leite Soares, que foi socorrido e transportado para UPA24HORAS, onde foi medicado pela equipe médica do estabelecimento de saúde e em seguida liberado para seguir até a sua moradia.
Segundo relato de Roberto, que trabalha como mototaxista, ele transitava pela rodovia no sentido Pedras Altas/Capim Grosso, quando de maneira inesperada sentiu um forte impacto na parte traseira do veículo, que causou a queda e consequentemente a morte de Marleide. Jorge Quixabeira.

Jovem esquarteja a própria mãe e posa para foto exibindo sua cabeça

Reprodução/dailymail.co.uk
 
A foto de um jovem norte-americano exibindo a cabeça da própria mãe após esquartejá-la chocou o país neste fim de semana. Bahsid McLean, de 23 anos, aparece sorrindo na imagem, feita com um telefone celular em frente ao espelho do banheiro de casa. Uma fonte da polícia disse que a imagem, divulgada pelo jornal New York Post e reproduzida por veículos em todo o mundo, é apenas uma de muitas encontradas no celular de Bahsid ,Foto: Reprodução/dailymail.co.uk

Bandidos explodem caixas eletrônicos do Banco do Brasil em Jaguarari


Reprodução/Correio

Foto: Reprodução/Correio

Bandidos explodiram dois caixas eletrônicos do Banco do Brasil na madrugada deste domingo (3) no distrito de Pilar, município de Jaguarari, a cerca de 398 quilômetros de Salvador.

Segundo informações de moradores, cerca de cinco homens armados chegaram em dois veículos por volta das 2h45 da madrugada.

Eles instalaram os explosivos, que destruíram os caixas eletrônicos, localizados em um terminal de autoatendimento na praça central da cidade. Os bandidos fugiram após a explosão. A polícia não informou a quantia roubados pelos criminosos.

Os caixas ficavam na praça desde que a agência do Banco do Brasil ficou completamente destruída em um assalto realizado em março do ano passadoNa ação, os bandidos ainda atiraram na delegacia da cidade e na única viatura da Polícia Militar no distrito. Uma policial militar foi baleada duas vezes.

Durante a ação dos bandidos, a linha telefônica da delegacia foi cortada. A PM Neuma de Duarte estava na delegacia quando o local foi metralhado. Ela foi atendida no Hospital Pro Matre, em Juazeiro..

Os bandidos usaram dinamite para explodir os caixas eletrônicos, deixando a agência destruída. O barulho foi intenso e vários moradores da cidade ouviram o momento do ataque. Mais de seis homens  

participaram da ação.  As informações são do Correio.