quarta-feira, 27 de abril de 2016

Cientistas descobrem acidentalmente como fazer baterias durarem 400 vezes mais

Smartphones, tablets e outros aparelhos tecnológicos necessitam de recarga de bateria – muitas vezes com maior frequência do que desejamos, não é? Hoje, a maior parte delas é feita de lítio líquido, substância que corrói a bateria e diminui a sua vida útil.
Porém, pesquisadores da UC Irvine, universidade na Califórnia, nos Estados Unidos, parecem ter descoberto uma solução que não dá “vida eterna” à bateria, mas faz com que rendam pelo menos 400 vezes mais. As informações são do site Popular Science.
Segundo descobriram de maneira acidental, ao trocar o lítio por uma mistura de nanotubos de ouro banhados em gel eletrolítico a bateria pode ser recarregada mais de 200 mil vezes e vai perder somente 5% de sua capacidade total.
A ideia original era, na verdade, fazer um componente que usasse gel eletrolítico em vez de líquido para ajudar na recarga, pois o lítio líquido é mais inflamável e sensível à temperatura. Foi então que o substituíram por um gel espesso. “Não entendemos o mecanismo completamente ainda”, admitiu Reginald Penner, líder da pesquisa.

Cerca de 2 mil jovens são infectados por HIV a cada dia, alerta levantamento da ONU

Por dia, cerca de 2 mil jovens são infectados por HIV. Estimativas indicam que indivíduos de 15 a 24 anos somam mais de um terço de todas as novas infecções pelo vírus entre os adultos. Nessa mesma faixa etária, apenas 36% dos rapazes e 28% das jovens possuem informações precisas e claras sobre o HIV.
Embora vulneráveis, em muitas nações, a população mais nova não é contemplada por políticas de combate ao vírus que incluem educação sexual e serviços de saúde reprodutiva.
A situação se agrava em países de média e baixa renda, onde 22 milhões de pessoas vivendo com HIV – e que deveriam receber terapia antirretroviral segundo padrões da Organização Mundial da Saúde – continuam sem acesso ao tratamento adequado.

Homem dorme embaixo de caminhão e morre atropelado em Irecê

Um homem de prenome Hernandes morreu após ser atropelado por um caminhão no início tarde desta quarta-feira (26),  nas imediações do Mercado Municipal, o ‘Mercadão’, em Irecê.  Segundo testemunhas, ele estava deitado embaixo do veículo estacionado, quando o motorista deu partida.

O acidente foi por volta das 12h, no centro da cidade. A Polícia Militar isolou a área para a perícia. O motorista do caminhão não aguardou a chegada da polícia e por isso ainda  não foi conduzido à delegacia para ser ouvido.

O caso deve ser registrado como homicídio culposo, quando não há a intenção de matar. O motorista alegou para populares que não viu a vítima deitada no local. Líder Notícias.

Família de Irecê procura por aposentado desaparecido


Um aposentado de 75 anos está desaparecido há cerca de 24 dias da cidade de Irecê. A informação é de que o mesmo saiu para sacar um benefício da aposentadoria no Banco do Brasil, e não mais retornou.
O idoso utiliza uma bengala para se locomover.
Quem souber do paradeiro do aposentado, pode ligar para o (74) 3641 8567 ou (74) 99941 5151.
CENTRAL NOTÍCIAS