segunda-feira, 21 de maio de 2012

Preso vaqueiro que provocou mutilação da companheira com uma foice

Reprodução/Polícia Civil

Foto: Reprodução/Polícia Civil

está preso no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas o vaqueiro Antônio Conceição da Silva, de 53 anos, o “Tonho Bernardão”, que tentou matar com uma foice, no município de Caravelas, a companheira Maria Aparecida Bertoso, 38. A violência dos golpes resultou na amputação das duas pernas da vítima, atendida num hospital da região. Os golpes de foice também provocaram ferimentos graves dos braços e nas costas.   
 
O crime aconteceu no dia 17 de março deste ano, tendo o agressor sido preso na noite de sábado (19), ao comparecer à sede da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM/Teixeira de Freitas). Segundo a delegada titular Kátia Cielber Guimarães Garcia, que o indiciou por tentativa de homicídio, Antônio tinha um mandado de prisão preventiva em aberto.
 
Foragido da Justiça desde o dia do crime, o vaqueiro declarou no interrogatório ter atacado Maria Aparecida por ela o ofender com palavrões depois de ter consumido bebida alcoólica.  Segundo a delegada responsável pela Coordenação das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Codeam), Carmem Dolores Bittencourt, “Tonho Bernardão” poderá receber uma pena entre seis e 20 anos de prisão.
 
Antes de ser preso, no sábado, o vaqueiro respondia por outro crime de lesão corporal contra Maria Aparecida, ocorrida em fevereiro de 2010. Ele também esteve preso pelo homicídio de Manoel Bernardo do Espírito Santo, na cidade de Alcobaça, em 22 de junho do ano 2000. “Tonho Bernardão” responde ainda por lesão corporal contra Vanuza da Silva Ferreira, atacada com um facão, no dia 23 de fevereiro deste ano, em Caravelas.As informações são da Polícia Civil.

MULHER MORRE APÓS SER ESPANCADA EM DELEGACIA DO MARANHÃO

Jovem é presa, morre e população se revolta (Reprodução)

A morte de uma detenta levou a população de Boa Vista do Gurupi, município localizado a 511 quilômetros de São Luís, a invadir e atear fogo na delegacia da cidade, no último sábado (19).Segundo informações da polícia, a vítima teria sido espancada por outras sete presas com quem dividia a cela, depois que as detentas tomaram conhecimento do motivo da prisão da vítima, que seria maus tratos e abandono de incapaz.
A vítima ainda teria sido levada para o hospital da cidade, morrendo no local. Revoltados com a morte da detenta, a população se revoltou, invadiu a delegacia e ateou fogo no local. Uma viatura, um veículo particular e mais duas motos também foram queimadas.

População se revolta e promove quebra-quebra

Denúncia
A polícia precisou chamar reforço de outras localidades para controlar a população. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, o reforço já foi encaminhado para o município, com peritos e o Grupamento Tático Aéreo. O delegado Márcio Afonso Júnior tomou conhecimento da ocorrência e deu início às investigações já na noite de sábado (19).
Por telefone, o G1 recebeu a denúncia de uma testemunha, que relatou os possíveis motivos da revolta da população. A testemunha disse que a mulher morta pelas detentas seria menor de idade e que, no momento do espancamento, apenas um carcereiro se encontrava no local e não quis soltar a vítima, mesmo tendo recebido dinheiro para liberá-la.
G1

Batedor de comboio presidencial se envolve em acidente em Porto Alegre

Acidente Batedor Dilma (Foto: Jean Schwarz / Agência RBS) 
Batedor de Dilma sofreu acidente na Avenida Castelo Branco (Foto: Jean Schwarz / Agência RBS)
Um acidente envolvendo a comitiva da presidente Dilma Rousseff causou congestionamento na Avenida Castelo Branco, em Porto Alegre, por volta das 18h desta segunda-feira (21). Um motociclista que fazia a escolta do comboio presidencial se chocou com um carro, informou a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
O motociclista ficou ferido e foi atendido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A EPTC não soube informar o estado de saúde da vítima. Um passageiro do outro veículo envolvido na batida também se feriu. Por volta das 19h, os veículos continuavam no local, que tinha duas das quatro faixas bloqueadas.
A presidente Dilma Rousseff desembarcou em Porto Alegre no fim da tarde desta segunda, após participar da cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a construção da ponte de Laguna (SC), na BR-101. A Presidência da República não divulgou a agenda oficial na capital gaúcha.
Segundo a EPTC, o congestionamento na Castelo Branco durou até pouco antes das 19h, quando o fluxo continuava intenso. A fila de veículos chegava até a entrada da cidade, para os condutores que chegavam de Canoas, na Região Metropolitana.
A situação também foi agravada pela paralisação dos metroviários. Uma determinação judicial garantindo o funcionamento dos trens entre 5h30 e 8h30 e entre as 17h30 e 20h30 não foi cumprida, e a multa para o sindicato dos metroviários pode chegar a R$ 140 mil. Quase 180 mil pessoas que usam o serviço da Trensurb em média nas segundas-feiras.
 

Várzea Nova: Cerca de 200 pessoas se deslocam a São Paulo em busca de trabalho

Cerca de 200 pessoas saíram da cidade de Várzea Nova com destino a São Paulo, na ultima sexta-feira, 18, deixando suas famílias para irem em busca de melhoria de vida.

Segundo relatos o grupo foi trabalhar em colheita de café pois a cidade em que vivem hoje não oferece recursos para o meio de sobrevivência.

Relatos de algumas pessoas:

“Vou para São Paulo em busca de melhoria de vida, pois Várzea Nova não oferece nada, não temos apoio do prefeito e estou em busca de uma estabilidade financeira, lá irei trabalhar e aqui estou parado há muito tempo”. Relatou Divaldo Neres de Sousa, 18 anos.

“Tenho família aqui em Várzea Nova e vou saindo com o coração partido, mas tenho que ir, pois não posso ficar aqui morrendo de fome, já que nem o sisal tem mais”. Relatou José Ilton.

“Estou chorando porque meu esposo vai viajar e eu estou ficando, mas daqui a uma semana a Deus permiti irei também porque até as casas populares que estou para receber ta parada. Não temos outra escolha”. Relatou Ediran Alves.

Lamentamos, pois vemos nossos irmãos varzeanovenses partirem por falta de recursos financeiros, de apoio da administração municipal, dando adeus a nossa cidade, deixando seus familiares e a todos nós que presenciamos desde a listagem de nomes até a partida dos ônibus emocionados com essa quantidade partindo para São Paulo em busca de melhoria de vida... Não era dessa forma que esperávamos ver varzeanovenses partindo, mas se chegou a esse ponto só temos a desejar boa sorte e sucesso a todos que foram e as famílias que aqui ficaram á espera.

Luto: Jacobina se despede de "Dinho da Serrinha"

Jacobina ficou mais triste desde ontem com o falecimento de Ismael Soares Santos, o "Dinho", de 51 anos.

A família faz uma justa homenagem a esse homem bom que se foi.
"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".

Ele deixou bem mais triste o bairro da Serrinha, onde morava junto com sua irmã, à Rua Paraíba.

O sepultamento ocorreu nesta segunda-feira, 21 às 10h no Cemitério Jardim da Saudade. (Do Corino Urgente)

SECA: Sobe para 47 o número de municípios que fazem mudança nos festejos juninos

Festejar Santo Antônio, São João e São Pedro é uma das culturas mais tradicionais do povo nordestino. Na Bahia, este ano, os festejos juninos estão ameaçados por causa da seca, que de acordo com especialistas pode ser considerada como a maior seca dos últimos 47 anos. Diante da situação, até a presente data 26 municípios já cancelaram as festas juninas e 21 diminuíram a programação.

Presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, alerta os prefeitos que “é preciso neste momento que o prefeito pense primeiramente no povo, em diminuir o sofrimento. Se o município está sofrendo com a seca é necessário que a verba, que antes era destinada aos festejos, seja revertida para minimizar os efeitos causados pela estiagem”.

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA) publicou um decreto orientando aos gestores que os gastos com os festejos juninos não podem ser maiores do que os praticados em anos anteriores, assim como devem levar em consideração os recursos financeiros em caixa, para que os festejos não prejudiquem a ação de combate a seca.

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA- Sobe para 238 o número de municípios baianos que decretaram situação de emergência por causa da seca, ou seja, mais da metade das cidades em todo o Estado sofre com a estiagem. A falta de água já comprometeu cerca de 80% de toda a produção agrícola e afeta mais de 2,4 milhões de pessoas. (Fonte: UPB)

Confira abaixo os municípios que cancelaram ou diminuíram os festejos:

--- CANCELADOS ----
ATUALIZADOS - 15/05/2012
1- PINDOBAÇU
2- CASA NOVA
3- TAPIRAMUTÁ
4- FILADELFIA
5- MIGUEL CALMON
6- NOVA FÁTIMA
7- MIRANTE
8- VÁRZEA DO POÇO
9- NOVA ITARANA
10- IRAMAIA
11- SITIO DO QUINTO
12- CANUDOS
13- BOA VISTA DO TUPIM
15- PEDRO ALEXANDRE
16- LAGOA REAL
17- PRESIDENTE DUTRA
18- SANTA TEREZINHA
19- MUQUÉM DO SÃO FRANCISCO
20- VÁRZEA NOVA
21- BARROCAS
22- TUCANO
23- CAEM
24- MUNDO NOVO
25- SERROLANDIA
26- RIACHÃO DO JACUÍPE
--- REDUZIRAM ----
ATUALIZADOS - 11/05/2012
1- SENHOR DO BONFIM
2- LENÇOIS
3- MUCUGÊ
4- PAULO AFONSO
5- PIRITIBA
6- AMARGOSA
7- JEQUIÉ
8- EUCLIDES DA CUNHA
9- VALENTE
10- MARCIONILIO SOUZA
11- IRECÊ
12- CAMPO FORMOSO
13- SANTA INÊS
14- MORTUGABA
15- BOTUPORÃ
16- BOQUIRA
17- MACAÚBAS
18- CACULÉ
19-CAMAÇARI
20- OLIVEIRA DOS BREJINHOS
21-ACAJUTIBA

SP: Pastor jacobinense morre carbonizado em acidente

Fomos tomados de surpresa na noite deste domingo, 20 ao sermos informados sobre a morte do pastor Joel, presidente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, Ministério de São Paulo, com templo aqui em Jacobina no bairro da Caeira.

Neste momento de dor e tristeza, rogamos a Deus conforto espiritual e sabedoria para seus familiares, amigos e irmãos que o conheceram em seu ministério nesta cidade. (www.opovoquersaber.com)

Veja a matéria do Portal R7

O motorista de um veículo de passeio morreu depois de se envolver em um acidente de trânsito, na altura do km 14, da pista norte, sentido São Paulo, da rodovia Anchieta, em São Bernardo, por volta das 4h50 deste domingo (20).

Segundo a Ecovias, concessionária que administra a estrada, dois veículos de passeio bateram, sendo que um deles capotou e explodiu em seguida. O motorista que estava neste carro morreu carbonizado. Os ocupantes do outro veículo envolvido fugiram do local.

Por volta das 8h20, a Polícia Militar Rodoviária preservando a área do acidente, mas não soube informar mais detalhes da ocorrência, que deve ser encaminhada ao 2º Distrito Policial de São Bernardo.
De acordo com a concessionária, por volta das 8h50, a pista norte no km 14, sentido São Paulo continuava bloqueada para o trânsito.

NEGLIGÊNCIA POR POUCO NÃO ACABA EM MORTE BA BR 407.


O condutor de um Hyundai I30 branco, de placa  por pouco não perdeu a vida em um acidente que ocorreu na BR 407 por volta das 20 horas deste domingo, 20. Gilvan dos Santos Reis, de 37 anos, relatou a nossa reportagem que retornava da comunidade de Pedras Altas para Capim Grosso quando, ao fazer uma ultrapassagem na rodovia, foi surpreendido por uma caminhonete que seguia no mesmo sentido da via sem nenhum tipo de sinalização na parte traseira. Gilvan disse que não teve como frar e terminou batendo na traseira da GM C10 que estava carregada de lenha. O impacto foi tão violento que o motorista da C10 foi jogado para fora da cabine e caiu a beira da pista só de cuecas e com  volante na mão. Devido a gravidade de seus ferimentos ele foi transferido para salvador.


 Gilvan teve apenas escoriações leves pelo corpo e fratura no braço direito. O carro foi encaminhado para realização de perícia no DPT de Jacobina.

Ao sair da pista, ônibus tomba na BR-116, no sudoeste da Bahia

De acordo com a PRF, somente o motorista teve ferimentos leves.
Acidente aconteceu na madrugada desta segunda-feira, no km 588.

Ônibus tomba na Bahia  (Foto: Élvio Magalhães / Blog do Anderson)Um ônibus tombou na madrugada desta segunda-feira (21), no Km 588 da BR-116, próximo à entrada de Santa Inês, no sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária federal, o veículo tombou após o motorista ter saído da pista. Os cerca de 20 passageiros que viajavam no ônibus não tiveram ferimentos. O condutor teve ferimentos leves (Foto: Élvio Magalhães / Blog do Anderson)

Chuva cai após oito meses de seca e anima produtores rurais em Feira (BA)


Na cidade de Feira de Santana, a 100 km da capital, os trabalhadores rurais recomeçam a preparar a terra para o cultivo de sementes, animados com os primeiros sinais de chuva depois de oito meses de estiagem.
Nesta segunda-feira (21), na zona urbana, a população que saiu cedo para o trabalho tirou do armário guardas-chuvas, sombrinhas e agasalhos para se proteger da chuva.
De acordo com a Estação Climatológica da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), em 36 horas choveu 21 milímetros, o equivalente a 30% do previsto para o mês de maio. A UEFS prevê que o tempo chuvoso deva permanecer ao longo do dia.
Na casa da agricultora Natildes da Costa, ela e o marido trataram a terra para o plantio de feijão e milho, por exemplo. "Fico alegre! Com fé em Deus. É alegria para a gente plantar e ter comer", diz a trabalhadora do campo.
Com a seca prolongada, Irineia Brito perdeu tudo nos últimos meses. Ao lado do filho, entretanto, a agricultora não perdeu tempo e começa a lançar à terra sementes de feijão durante a manhã. "Se a chuva continuar, está certo. Se não, é feita a vontade de Deus. Mas vai continuar com a força de Deus", afirma.
O sindicato dos trabalhadores rurais espera que a prefeitura disponibilize as sementes de milho e feijão para continuar o plantio. "Há proposta da prefeitura de distribuição de sementes", diz José Sales, presidente da entidade.
O secretário municipal de Agricultura, Ozeny Moraes, disse que a distribuição só pode começar a ser feita depois de uma avaliação técnica. Ainda é preciso saber se vai continuar chovendo para decidir se é hora de plantar.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), alguns pontos semiáridos do nordeste da Bahia devem ter chuvas de baixa intensidade nos próximos dias, mas no centro-oeste, um dos pontos mais afetado pela seca, não há previsão.

Pedro 'desconversou' quando acidente foi citado, diz assessora


O cantor Pedro Leonardo, que acordou neste domingo (20) do coma no qual se encontrava havia um mês, depois de um acidente de carro, está lúcido e até brincou com os médicos, segundo informou a assessora de imprensa do cantor Leonardo, Ede Cury, na manhã desta segunda-feira (21).
Ela disse que a família não falou efetivamente com o cantor sobre a colisão. “Não se tocou neste assunto. Começou-se a se falar um pouco do acidente. Ele desconversou, falou uma coisa totalmente diferente e achou-se melhor não continuar”, conta.
Segundo ela, Pedro sorriu ao ser informado que a filha Sofia começou a andar neste domingo.
O artista deve permanecer internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, pelos próximos dias. A expectativa dos médicos é de que o filho do cantor Leonardo deixe a UTI apenas na quarta-feira (23). Segundo Ede, a equipe médica manteve a cirurgia do fêmur direito dele, marcada para terça-feira (22).
"Ele está acordado, conversando. Falei para ele baixinho que estava cheio de jornalista aqui embaixo. Ele olhou para mim e falou: 'pirei'. Ele está falando desenroladamente, ainda baixinho mas está falando tudo. Já brincou com os médicos", contou Ede.
O cantor Leonardo deverá visitar o filho no final da tarde desta segunda-feira. Já o cantor Thiago, que faz dupla com Pedro, é aguardado no hospital ainda nesta manhã. "Falaram pra ele que o Thiago está vindo para cá para eles conversarem sobre o show e ele falou ‘eu vou’”, disse Ede.
Pedro abriu os olhos por volta das 20h de domingo e reconheceu a mãe. "Pedro, fala oi pra mãe! Aí ele virou e falou: 'Oi, mãe!'", contou Ede. Em seguida, os médicos entraram na UTI e trocaram os aparelhos da traqueostomia para que ele pudesse falar melhor.
Apesar de Pedro ainda estar internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ele está consciente e até respondeu a algumas perguntas dos médicos. Ao ser questionado sobre quem era o pai dele, ele sorriu e respondeu: "Leonardo". Ele também reclamou de dor na perna machucada no acidente.
Segundo o médico Roberto Kalil Filho, que coordena a equipe, o processo de recuperação do cantor vai entrar em uma nova fase, mas que ainda não é possível saber se ele ficará com sequelas.

Deslizamento de terra gera maior n° de registros de emergência na capital

Chuva em salvador (Foto: Imagens/ TV Bahia) 
Polícia Militar precisou resgatar cavalo de rua inundada por água e lama na capital (Foto: Imagens/ TV Bahia)

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) já registrou 105 deslizamentos de terra do início da manhã até as 12h desta segunda-feira (21), do total de 232 solicitações de emergência atendidas pelo órgão em dia de chuva na cidade. Entre as ocorrências, desabaram cinco imóveis - dois em Sussuarana, e os demais em São Marcos, Nova Marotinho e na Baixa dos Sapateiros, centro da capital. Não houve feridos.
Emergências devido à chuva passam do dobro em uma hora (Foto: Imagens/ TV Bahia) 
População se vira para resgatar animais e objetos
pessoais (Foto: Imagens/ TV Bahia)

O número total de ocorrência mais que quadruplicou desde o primeiro balanço, emitido às 8h30, quando a Defesa Civil somou 52 ocorrências. Às 9h20, o balanço já indicava aumento expressivo, passando dos 52 para 111 casos.
O órgão soma, ainda, 29 alagamentos de área, dez árvores caídas, uma queda de galho de árvore, cinco desabamentos de muro, quatro avaliações de imóveis alagados e três infiltrações. Há diversas ameaças entre as solicitações atendidas, são elas: 35 de desabamento de imóvel e seis de queda de muro, 15 de deslizamento de terra e seis de queda de árvore
A Defesa Civil mantém plantão 24h durante a Operação Chuva, atendendo às solicitações pelos telefones gratuitos 199 ou 156. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo deve permanecer nublado com pancadas de chuva. A temperatura deve variar entre 22ºC a 26ºC.
Efeitos da chuva
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo deve permanecer nublado com pancadas de chuva a qualquer hora em Salvador nesta segunda-feira.
Os efeitos da chuva continuam a causar transtornos à população. Do início desta manhã, até por volta das 8h30, a Avenida Bonocô, sentido Rótula do Abacaxi, ficou interditada por causa de um deslizamento de parte de um barranco. Por volta das 9h, a Transalvador indicou que a pista já tinha sido liberada. Problemas de deslizamento também foram registrados em Águas Claras, São Marcos e Novo Horizonte.
Moradores de Salvador também relatam problemas em áreas como Periperi, onde ruas estão alagadas; em Sete de Abril, onde um deslizamento de terra teria derrubado um poste de iluminação e em Itapuã; onde casas chegaram a ser invadidas pela água. A polícia não tem informações sobre vítimas. A Defesa Civil foi acionada e equipes estão sendo deslocadas para os locais.
Previsão para esta segunda-feira é de chuva por todo o dia, aponta Inmet (Foto: Reprodução/ TV BA) 
Codesal registrou quatro quedas de árvore até as
7h38 (Foto: Reprodução/ TV BA)

A chuva também causou a queda de árvores durante esta madrugada. Dois casos foram registrados na Avenida ACM, próximo à Ceasa, sentido centro, e na Federação, próximo ao Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb).
Além disso, a Transalvador registra problemas em vários semáforos da capital. Há aparelhos apagados ou com luzes intermitentes em Ondina, Piatã, na Avenida Garibaldi, na Avenida Pinto de Aguiar, Paulo VI, Adhemar de Barros e Centenário.
O órgão de trânsito pede uma maior atenção aos motoristas que ciculam pela cidade nesta segunda. A Transalvador lembra os condutores que nos dias chuvosos os motoristas devem trafegar com os faróis ligados e em baixa velocidade, diminuindo assim os riscos de acidente.
Falta de energia
Alguns pontos da capital baiana tiveram queda de energia neste fim de semana. No domingo (20), testemunhas relataram a falta de energia elétrica na emergência do Hospital Teresa de Lisieux, localizado na Avenida ACM. A assessoria da Coelba informou que a falha em um equipamento teria causado a queda de energia e que a situação foi normalizada às 17h50. De acordo com a Coelba, as principais ocorrências estão localizadas nas áreas próximas ao litoral.
No sábado (19) à noite uma queda de energia foi registrada na região da Avenida Paralela e mediações, como parte do Cabula VI e Imbuí. Técnicos foram para o local e regularizaram a situação. Chove forte em Salvador desde quinta-feira (17).
Os casos de falta de energia podem ser comunicados à Companhia de Eletricidade pelo telefone 0800 071 0800; pelo envio de SMS para 27308, informando o número do contrato, e através da internet.

Dois corpos são encontrados dentro de carro carbonizado em Conceição do Jacuípe

Dois corpos foram encontrados na tarde de sábado (19) dentro de um carro carbonizado em uma estrada de chão nas proximidades do Loteamento João Paulo II, em Conceição do Jacuípe.
Segundo a Polícia Civil, o carro modelo Cross Fox foi incendiado por volta das 16h20m e os corpos apresentavam perfurações provocadas provavelmente por disparos de arma de fogo.
No final da manhã deste domingo (20) os médicos legistas do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana conseguiram identificar as vítimas. Trata-se de Adriano Barbosa Santana, de 30 anos, e Valter Santiago Souza, de 39.
A polícia desconhece a autoria e a motivação dos crimes. As informações e foto são do site Jacuípe Noticias.

Vereador preso com carro roubado

Caculé: Vereador preso com carro roubado
Um vereador foi preso neste sábado (19), em Caculé, no sudoeste da Bahia, por ter receptado um veículo roubado. Railton Santana Santos (DEM), conhecido como “Pregão”, comprou um GM Zafira que havia sido roubado em Campinas, São Paulo. De acordo com o Blog do Anderson, a Polícia Civil interceptou o legislador após denúncias feitas contra ele. Na delegacia, Pregão confessou ter comprado o automóvel de um conhecido, mas disse não ter conhecimento de que o carro havia sido roubado, apesar de tê-lo comprado por R$ 8 mil, quando o valor de mercado de um Zafira do mesmo ano está em torno de R$ 26 mil. O democrata pagou 12 salários mínimos de fiança e responderá em liberdade pelo crime de receptação de produto roubado.

Cantor Pedro deve permanecer na UTI nos próximos dias


O cantor Pedro Leonardo, que acordou neste domingo (20) do coma no qual se encontrava há um mês, depois de um acidente de carro, deve permanecer internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, pelos próximos dias. A expectativa dos médicos é de que o filho do cantor Leonardo deixe a UTI apenas na quarta-feira (23). Há a previsão de uma cirurgia na perna do cantor nesta terça-feira (22).
Pedro abriu os olhos por volta das 20h e reconheceu a mãe. Segundo Ede Cury, assessora de imprensa do cantor Leonardo, Pedro acordou ao ser instigado pela própria mãe. "Pedro, fala oi pra mãe! Aí ele virou e falou: 'Oi, mãe!'", contou. Em seguida, os médicos entraram na UTI e trocaram os aparelhos da traqueostomia para que ele pudesse falar melhor.
Apesar de Pedro ainda estar internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ele está consciente e até respondeu a algumas perguntas dos médicos. Ao ser questionado sobre quem era o pai dele, ele sorriu e respondeu: "Leonardo". Ele também reclamou de dor na perna machucada no acidente.

Segundo o médico Roberto Kalil Filho, que coordena a equipe, o processo de recuperação do cantor vai entrar em uma nova fase, mas que ainda não é possível saber se ele ficará com sequelas.
Leonardo fazia show na cidade de Aurilândia, no interior de Goiás, quando foi informado da melhora do quadro de saúde do filho, segundo Ede Cury. Em seu twitter, o cantor comentou a recuperação do filho. “Tô muito feliz, meu povo!! O Pedrão acordou do coma e já se comunica e conversa, graças a Deus e também às orações de vocês!! Obrigado”, escreveu. A mulher de Pedro, a arquiteta Thaís Gebelein, também comentou o fato de o marido acordar. “Obrigada meu Deus!!!”, postou.
Na sexta-feira (18), a assessora havia informado que Pedro Leonardo seria submetido a uma cirurgia na próxima semana. O procedimento cirúrgico em Pedro deveria acontecer na próxima terça-feira (22) , dependendo do estado de saúde do artista. Não há informações sobre se a operação será mantida. Em 9 de maio, Roberto Kalil afirmou que Pedro tem uma fratura na fêmur que necessita de intervenção cirúrgica.
Histórico
Pedro sofreu um acidente de carro há exatamente um mês, em 20 de abril, próximo ao município de Tupaciguara, em Minas Gerais, quando voltava de um show. Ele foi inicialmente levado ao Hospital Municipal de Itumbiarax, em Goiás, onde passou por cirurgia para conter hemorragia abdominal, e foi transferido no mesmo dia para Goiânia. Depois, foi de avião ao hospital em São Paulo.
Horas após o acidente, ainda no interior de Goiás, Pedro foi submetido a uma cirurgia para retirada do baço. Ele sofreu traumatismo craniano e trauma abdominal e teve de ser colocado em coma induzido. No mesmo dia, foi transferido para hospital de Goiânia.
Em 23 de abril, Pedro Leonardo sofreu uma parada cardiorrespiratória. No dia 26, o sertanejo foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Em 29 de abril, a equipe médica decidiu suspender a sedação do cantor, para verificar como ele reagiria sem a medicação. Ele permaneceu em coma.
Nos últimos dois dias, parentes relataram que ele vinha reagindo, mesmo inconsciente, cada vez mais aos estímulos provocados por amigos e familiares.
Pedro e Thiago são as principais atrações da noite (Foto: Divulgação) 
Pedro e Thiago formam dupla sertaneja
(Foto: Divulgação)
Retomada de shows

Dupla de Pedro, o cantor Thiago informou na quarta-feira (16) que retomaria a agenda de shows.
Em mensagens publicadas em sua página pessoal no Twitter, Thiago comentou sobre a volta aos palcos durante o período de recuperação de Pedro.

"Galera, a decisão de dar continuidade na carreira e continuar o sonho da dupla Pedro e Thiago é em conjunto com a família, e tenho certeza... Que Pedro ficara muito orgulhoso dessa atitude! Faço isso tb em respeito aos contratantes que acreditam na nossa dupla e a todas as pessoas que gostam do nosso trabalho!!", escreveu o cantor em três mensagens na rede social. (O G1 manteve o texto original escrito pelo primo do cantor).

A retomada das apresentações foi confirmada pelo empresário da dupla, Doriva Lobo, na semana passada. Segundo ele, a decisão foi tomada durante os últimos dias. "A vida não pode parar, então vamos esperar a volta do Pedro [nos palcos]", disse. Segundo Lobo, Thiago não fez nenhuma apresentação desde o acidente de Pedro, em 20 de abril.
De acordo com Ede Cury, os próximos shows de Thiago irão repor as apresentações que foram canceladas após o acidente. Ainda não há, no entanto, a confirmação dos locais desses shows. “Tudo está dependendo do parecer dos médicos quanto à cirurgia. Depende de como será a recuperação dele [Pedro]”, disse Cury.
Tipos de coma
O coma é um estado de inconsciência que tem vários graus de resposta e pode acontecer por diferentes razões, como uma pancada na cabeça, uma inflamação, abuso de remédios e mesmo como consequência de um infarto ou derrame, explicou Silva.
O paciente fica em coma induzido justamente para preservar o cérebro das alterações que estão acontecendo em seu organismo por causa das lesões adquiridas no acidente. Como o metabolismo fica mais lento, o paciente consegue resistir aos vários problemas por mais tempo, principalmente se manter o cérebro “quietinho”, explicou, na época da suspensão da sedação, o neurologista Ademir Baptista Silva, chefe da disciplina de neurologia da Escola Paulista de Medicina da Unifesp, que não faz parte da equipe que trata Pedro Leonardo.
Já o coma clínico é uma resposta do próprio corpo a algum trauma ocorrido no cérebro. A pessoa pode ficar inconsciente mesmo se sofrer uma lesão mínima na região.
“A consciência é quando o cérebro consegue reconhecer e se relacionar com pessoas, mas mesmo inconsciente pode ter reflexos, como a um estimulo doloroso, abrir o olho, mas não consegue manter contato”, disse Silva.
Implicações
O paciente em coma tende a ficar muito tempo deitado na cama de hospital, o que pode ainda causar outros problemas de saúde, como trombose ou atrofia nas pernas. O uso de meias especiais atreladas a um equipamento que aquece os pés do paciente, junto ao uso de remédios anticoagulantes e outros tipos de cuidados realizados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) evitam que isso aconteça.

Morre o cantor Robin Gibb, do Bee Gees, aos 62 anos

Reprodução

O músico Robin Gibb, do Bee Gees, morreu neste domingo, aos 62 anos, após uma longa batalha contra um câncer de cólon.
 
O cantor estava internado desde o mês passado em uma clínica particular em Londres, na Inglaterra. Em abril, chegou a passar mais de uma semana em coma depois de contrair uma pneumonia.
 
Na última semana, após ter sido submetido a uma traqueostomia, o cantor não conseguia falar e estava se comunicando por meio dos olhos.
 
O músico havia descoberto o câncer de cólon quase dois anos, quando foi internado para fazer uma cirurgia. Um tumor secundário no fígado, desenvolvido recentemente, deixou o artista ainda mais debilitado.
 
A morte foi anunciada pela família de Robin, através de um breve comunicado: "A família de Robin Gibb, do Bee Gees, anuncia com grande tristeza que Robin faleceu hoje na sequência da sua longa batalha contra o câncer e cirurgia intestinal. Pedimos que a privacidade da família seja respeitada neste momento muito difícil".
 
Robin Hugh Gibb nasceu no dia 22 de dezembro de 1949. Formou com seus irmãos Maurice (gêmeo de Robin) e Barry na Austrália, no final dos anos 50, o Bee Gees --um dos grupos mais populares dos anos 70 e 80.
 
O auge do trio, que revolucionou a música disco, foi o álbum da trilha sonora do filme "Os Embalos de Sábado à Noite" (1977), com temas como "Stayin" Alive" e "Night Fever".
 
Os Bee Gees começaram a tocar juntos em 1955. No início da carreira, participavam de shows de talentos cantando músicas dos Everly Brothers e algumas canções compostas por Barry. O trio assinou com a gravadora Australia's Festival Records em 1962 e lançou, nos cinco anos seguintes, uma dúzia de singles e dois álbuns.
 
Colin Petersen e Vince Melouney se juntaram à banda entre 1966 e 1967 e saíram em 1969. Naquele ano, Robin tentou seguir uma carreira solo e emplacou a música "Saved by the Bell" em segundo lugar nas paradas britânicas. Nesse período, Barry e Maurice continuaram como um dueto e lançaram singles solo paralelamente. Em 1970, o trio se reuniu.
 
O grupo foi convidado por Robert Stigwood, que havia produzido os filme "Jesus Cristo Superstar" e "Tommy", para compor quatro ou cinco canções para a trilha sonora do filme "Os Embalos de Sábado à Noite", com John Travolta. O trio gravou, então, três hits: "Stayin' Alive", "Night Fever" e "How Deep Is Your Love".
 
Em 1988, o irmão mais novo dos três, Andy Gibb, morreu do coração aos 30 anos, e a banda se aposentou por um tempo, se reunindo em 1989.
 
Em 1997, os Bee Gees foram incluídos no Rock and Roll Hall of Fame e continuaram trabalhando e fazendo turnês ocasionais até 2003, quando Maurice Gibb morreu devido a uma parada cardíaca enquanto recebia tratamento por um problema no intestino. As informações são do Folha.

Volume de chuvas em Feira de Santana é suficiente para começar o plantio, diz sindicalista

Ed Santos/Acorda Cidade

Chuvas atingiram importantes regiões de Feira de Santana no sábado (19) e nas primeiras horas do domingo. Segundo Conceição Borges diretora do sindicato dos Produtores Rurais, os volumes registrados são suficientes para começar o plantio.

“É o suficiente para começar. Nesse período é necessário chover para molhar bem a terra, mas tem que continuar chovendo”, disse.


Embora a sindicalista e agricultora tenha relatado de que alguns poucos produtores estão se arriscando a plantar, mesmo sem previsões de novas chuvas, a grande maioria deve semear quando tiver um maior volume.

Ela explica que para garantir a safra é necessário chover nos próximos 70 dias para garantir o plantio e colheita.

“Neste período pode se plantar de imediato o feijão, milho e mandioca e se der continuidade poderemos plantar o amendoim e batata”, contou Conceição.

A última plantação aconteceu em maio do ano passado, em novembro as chuvas que caíram não foram suficientes para o plantio.

“A situação no campo ainda é complicada devido a seca. O agricultor perdeu toda safra além de pequenos animais devido a falta do verde gerando a queda de produção. A ração ficou cara, com isso, perdemos cerca de 50% da produção”, finalizou a sindicalista.
Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade

Em entrevista ao Fantástico, Xuxa diz ter sofrido abuso sexual

Reprodução

Em entrevista que foi ao ar no "Fantástico" deste domingo (20), a apresentadora Xuxa disse ter sofrido abuso sexual "até os 13 anos".
 
Ao falar sobre seu engajamento em campanhas contra a palmada e os abusos, Xuxa declarou: "Eu abracei essas causas todas porque eu vivi isso. Na infância, até a minha adolescência, até os 13 anos, eu vivi isso. Pelo fato de eu ser muito grande, eu chamar a atenção, eu fui abusada".
 
O depoimento foi dado ao quadro "O que Vi da Vida". "Não foi uma pessoa, foram várias pessoas que fizeram aquilo, em momentos diferentes", disse. "Me sentia suja, me sentia errada. Se eu não tivesse o amor da minha mãe, eu teria ido embora. que eu não falei para a minha mãe, eu não tinha coragem. A maioria das crianças não fala."
 
"Eu me lembro do cheiro", disse. "E não sei quem foi." Mais adiante, porém, ela comenta que um dos abusadores era namorado de sua avó e outro, melhor amigo de seu pai, "que queria ser meu padrinho".
 
"Até hoje, se você me perguntar por que que aconteceu, eu ainda acho que foi minha culpa. Mas a gente não pode pensar assim, porque a criança não sabe."
 
A apresentadora disse que o sofrimento a fez querer "lutar pelas crianças".
 
Na mesma entrevista, ela também falou brevemente sobre os relacionamentos com Pelé e Ayrton Senna. "Vivi um amor que foi rápido, porque ele era muito rápido", disse, em referência ao piloto.
 
Xuxa contou, ainda, que chegou a visitar Michael Jackson em sua casa, em Neverland, e que o astro a pediu em casamento --e ela recusou. As informações são do Folha.