segunda-feira, 5 de novembro de 2012

FEIRA-BA: Motociclista morre após ser atropelado por ônibus da empresa Princesinha

Paulo José/Acorda Cidade

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Um jovem morreu por volta das 7h30 desta segunda-feira (5) durante um acidente na avenida Transnordestina, BR-116 Norte,  próximo ao Derba, em Feira de Santana.
 
Segundo informações, a vítima conduzia uma motocicleta de placa JQK-4144, quando foi atropelado pelo ônibus da empresa Princesinha  (nº A30 e placa JQT- 8812), que faz o roteiro Uefs/Terminal Central.
 
O condutor do ônibus, identificado como José Daniel da Silva, saiu do local do acidenteInformações do repórter Paulo José do programa Acorda Cidade.

Anvisa: agrotóxico utilizado como chumbinho é retirado do mercado brasileiro

                                                                    
Divulgação

Foto: Divulgação

Agência Brasil - O aldicarbe, agrotóxico utilizado de forma irregular como raticida doméstico (chumbinho), foi banido do mercado brasileiro, informou hoje (5) a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
 
Estimativas do governo apontam que o produto é responsável por quase 60% dos 8 mil casos de intoxicação relacionados a chumbinho no Brasil todos os anos. O aldicarbe tem a mais elevada toxicidade entre todos os ingredientes ativos de agrotóxicos até então autorizados para uso no país.
 
O único produto á base de aldicarbe que tinha autorização de uso no Brasil era o Temik 150, da empresa Bayer. “Trata-se de um agrotóxico granulado, classificado como extremamente tóxico, que tinha aprovação para uso exclusivamente agrícola, como inseticida, acaricida e nematicida, para aplicação nas culturas de batata, café, citros e cana-de-açúcar”, informou a Anvisa.
 
Por meio de nota, o órgão destacou que o cancelamento do registro dos produtos á base de aldicarbe segue recomendação feita durante reunião, em 2006, da Comissão de Reavaliação Toxicológica. Na época, foi estabelecida uma série de medidas para a continuidade do uso do aldicarbe no Brasil, como a restrição de venda aos estados da Bahia, de Minas Gerais e de São Paulo, exclusivamente para agricultores certificados e propriedades cadastradas para uso do produto; e a inclusão de agente amargante e de emético (substância que induz ao vômito) na formulação do produto.
 
Após o processo de reavaliação, a Bayer S/A apresentou, em 2011, um cronograma de descontinuidade de comercialização e de encerramento de importação, distribuição e utilização do produto. A empresa se comprometeu ainda a efetuar o recolhimento de qualquer sobra do produto em posse de agricultores.
 
Em junho de 2012, a Anvisa cancelou o informe de avaliação toxicológica dos agrotóxicos á base de aldicarbe e, em outubro de 2012, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou o cancelamento do registro do Temik 150. Com a decisão, estão proibidos no Brasil a produção, a comercialização e o uso de qualquer agrotóxico á base de aldicarbe.
 
A Anvisa destacou que o chumbinho é ineficaz no combate doméstico de roedores que, como o primeiro animal que ingere o veneno morre de imediato, os demais ratos observam e não consomem o alimento envenenado. os raticidas legalizados agem como anticoagulantes, provocando envenenamento lento. Dessa forma, a morte do animal não fica associada ao alimento ingerido, o que faz com que todos os ratos da colônia ingiram o veneno.
 
A agência destacou ainda que o chumbinho é um produto clandestino e que no rótulo não quaisquer orientações quanto ao manuseio e á segurança, informações médicas, telefones de emergência, descrição do ingrediente ativo e antídotos que devem ser utilizados em casos de envenenamento, o que dificulta a ação de profissionais de saúde no atendimento a pessoas intoxicadas.
 
Os sintomas típicos de intoxicação por chumbinho são registrados em menos de uma hora após a ingestão e incluem náuseas, vômito, sudorese, salivação excessiva, visão borrada, contração da pupila, dor abdominal, diarreia, tremores e taquicardia.
 
Em caso de intoxicação, a orientação da Anvisa é que a pessoa ligue para o Disque-Intoxicação: 0800-722-6001. O serviço é gratuito e está disponível para todo o país.

JACOBINA: BANDIDOS ASSALTAM FAMÍLIA EVANGÉLICA NO BAIRRO DA MISSÃO.



Segundo informações da polícia, por volta das 20h30 deste domingo, dois homens em uma moto tomaram de assalto todos os objetos de uma família evangélica que voltava da igreja quando estes passavam pela rua Florisvaldo Barberino. Segundo consta, com a mão por baixo da camisa , o garupa da moto obrigou as vitima a entregarem bolsa, objetos pessoais, um celular e até mesmo as bíblias. Após o assalto os bandidos tomaram destino ignorado. A polícia fez rondas no local mas não  conseguiu localizar os assaltantes.

SAÚDE/Ba. Caminhão carregado de verduras capota na BA 131.

Foto:Reprodução



Por volta das 03h00min da madrugada deste Domingo(04). Um caminhão de placa MXS 5504 da cidade de Parelha-RN , capotou na BA-131 próximo a cidade de Saúde. De acordo com o site RF Notícias, o veículo era conduzido por Ivan de Souza Figueiredo, 31 anos, que estava acompanhado do passageiro Alcione Pereira da Silva. Apesar da gravidade do acidente, ambos conseguiram sair ilesos. O caminhão estava carregado de Cenoura, Beterraba e Coco. Não se sabe o que teria provocado o acidente como também para onde seguia o caminhão com a carga. Espaço Aberto.

SR. DO BONFIM: CARRO CAI DE PONTE NA BR 407


Por volta das 19h00min desse domingo (04), quando seguia viagem sentido povoado de Passagem Velha a Senhor do Bonfim, o motorista JOSÉ HUMBERTO BEZERRA DOS SANTOS, 37 anos, e residente a Rua Juscelino Kubitschek, bairro São Jorge, acabou capotando de cima da ponte na BR na altura do Km 128, trecho do povoado de Limões, com o veículo Fiat Uno, de cor vermelha, placa MNP 1720 – licença de Senhor do Bonfim, que ficou praticamente destruído.
Socorrido pelo SAMU de Bonfim, a vítima sofreu escoriações pelo corpo, hematoma no olho direito, apresenta traumatismo craniano e não responde a nenhum sinal, e deverá ser transferido para outro hospital em Juazeiro. Maravilha Notícias

Fortes ventos com chuva causam estragos no município Serrolândia neste ultimo domingo.

Foto: BRUNO SOM

Por volta das 15:00 horas deste domingo Chuva com muito vento causaram estragos em todo município de Serrolândia, um dos  locais  mais afetado foi o Povoado de Novolândia e do Roçadinho, deixando várias casas descobertas e alagadas, muros caídos e até mesmo paredes de algumas residências totalmente destruídas e arrancou varias arvores pela raiz , felizmente não houve vítimas, segundo informações de moradores os ventos tiveram aparente mente uma velocidade de 80 km por hora, muitas pessoas ficaram assustadas com a intensidade dos ventos, muitos raios e trovões marcaram o domingo em Serrolândia, no terceiro dia consecutivo de chuvas. 

Ate pedra de granizo caiu, no Povoador do Roçadinho foto abaixo.
                                                                       
Pedra de Granizo no Povoado de Roçadinho, Foto: Reproduçâo
Fotos Por: BRUNO SOM SERROLÂNDIA 
                                                   
                                              "Veja mais fotos aqui"