sábado, 13 de abril de 2013

CANSANÇÃO-BA> Seca: “Deus me deu, Deus tirou, louvado seja o nome dele”, diz pequeno produtor

Seca: “Deus me deu, Deus tirou, louvado seja o nome dele”, diz pequeno produtor de CansançãoManuel Soares Cordeiro, de 98 anos, mais conhecido como “Seu Nezinho”, perdeu nos últimos meses mais de 150 bovinos da sua fazenda, localizada no município de Cansanção, no nordeste baiano. A região é castigada pelos efeitos devastadores provocados pela pior seca dos últimos 50 anos. "Deus me deu, Deus tirou, louvado seja o nome dele”, disse o pequeno produtor em entrevista ao site Cansanção.Net
A frase é uma referência ao Livro de Jó, do Antigo Testamento. De acordo com Seu Nezinho, um poço artesiano perfurado recentemente mantém vivo o restante dos animais que sobreviveram à escassez, muitos deles já sem força para levantar. Os sobreviventes são sustentados por um rodízio de alimentos que inclui torta de algodão, farelo de trigo, milho e por palha de licurizeiros e mandacaru, duas fontes de alimentação que ainda são encontradas na propriedade.BN

PONTO NOVO-BA: Inconformados como Governo do Estado, centenas de agricultores destroem parte da adutora que abasteceria Senhor do Bonfim

ponto novo
Um grupo formado com mais de 100 agricultores na tarde de sexta-feira, 12, por volta das 15h,em protesto contra o corte no fornecimento na água que abastece os lotes do perímetro irrigado de Ponto Novo, quebraram parte da adutora destinada a promover o abastecimento humano. 
O anuncio, segundo os agricultores, foi feito por representantes do governo do Estado durante reunião está semana em Salvador, e iria acontecer a partir da próxima segunda-feira,15.
Contrariados com a situação, os manifestantes decidiram destruir parte das manilhas de ferro da adutora localizadas nas proximidades da barragem. O equipamento foi construído recentemente para solucionar a falta de água nos municípios da região de Senhor do Bonfim que sofrem com a forte estiagem – o investimento foi de cerca de R$ 40,4 milhões e vai beneficiar mais 113 mil pessoas.
Pedras, pedaços de ferro e um trator agrícola foram usados para quebrar as manilhas suspensas por uma base de concreto. Agora com a destruição de alguns metros da adutora a obra fica interrompida até que os estragos sejam consertados.
A Empresa Baiana de Água e Saneamento (EMBASA), responsável pela adutora ainda não se manifestou oficialmente sobre o valor do prejuízo causado pelos danos materiais e também sobre o tempo que será necessário para restabelecer o funcionamento do bombeamento de água na rede. A policia civil abriu inquérito e vai tentar identificar os supostos responsáveis pelo vandalismo. 
Da redação CN * informações e foto: falandotudo.com

Incêndio em Senhor do Bonfim entra em fase de monitoramento

Após intensificar o combate ao incêndio que atinge desde o último dia 30 de março a Serra de Nossa Senhora Sant'anna, zona rural do Senhor do Bonfim, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em ação conjunta com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) constatou, nesta sexta-feira (12), a diminuição considerável dos focos de incêndio.

Segundo a técnica do Inema Fabíola Cotrim, que acompanha as ações em conjunto com os voluntários e o efetivo do Corpo de Bombeiros, apenas um foco ainda persiste na região, mas segue em fase de controle e monitoramento. “Os focos maiores foram debelados, mas a nossa equipe continua atuando por ar e terra para que não haja retorno do fogo, deixando claro que somente iremos decretar a extinção e o encerramento da operação após 72 horas de constante avaliação e monitoramento”.

Na tarde desta sexta os integrantes do grupo de trabalho da Campanha Bahia sem Fogo, por meio de reunião de avaliação da positividade das ações desenvolvidas no dia, traçaram as diretrizes operacionais para a tropa e a aeronave nas próximas ações.

Atuam na operação cerca de 40 pessoas, entre bombeiros, voluntários, técnicos do estado e apoio do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), com o suporte de dois aviões-tanque do modelo airtractor, especializado no combate a incêndios. A aeronave realiza sete lançamentos de três mil litros de água, além de monitoramento aéreo para subsidiar os rumos da ação.
 

Irecê: Garota confessa deixar feto em cemitério; bebê foi encontrado em caixa de sapato.

Investigadores da Delegacia Territorial (DT) de Irecê identificaram a estudante, de 17 anos, que deixou um feto, de aproximadamente seis meses, dentro de uma caixa de sapatos, no cemitério da cidade. O feto foi encontrado na tarde de terça-feira (09), por um funcionário do cemitério, que denunciou o fato à DT, subordinada a 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin).
Na delegacia, a adolescente, que tem um filho de três anos, disse não saber qual era o estágio de sua gravidez. Por medo de ser expulsa de casa pelo padrasto, a garota comprou uma erva abortiva, no Mercado Municipal de Irecê e preparou o chá. “Após o aborto, ela colocou o feto numa caixa de sapatos e seguiu com um mototaxista até o cemitério”, informou o coordenador regional, delegado Clériston Jambeiro.
Acompanhada da mãe, a manicure Maria Cleide Neves, a adolescente confessou o crime a titular da DT/Irecê, delegada Lúcia Jansen, ficando à disposição do Ministério Público. A operação teve o apoio do Departamento de Polícia Técnica (DPT). A identidade do pai do bebê não foi revelada.

Caldeirão Grande: Bandidos tentam explodir caixa eletrônico do Bradesco

                                    Tentativa frustada de explodir caixas eletrônicos em Caldeirão Grande
 
Neste sábado (13), por volta das 3h da madrugada, um grupo de assaltantes tentou explodir os caixas eletrônicos da agência do Bradesco na cidade de Caldeirão Grande, na região de Jacobina.
De acordo com a polícia, os elementos fracassaram na tentativa de arrombar os caixas eletrônicos porque a maior parte das bananas de dinamites não explodiu, e temendo a chegada dos policiais, a quadrilha fugiu sem levar nada. 
Fonte: Diário da Chapada