quarta-feira, 1 de maio de 2013

FELIZ DIA DO TRABALHADOR - 1º DE MAIO

Imagem Ilustrativa


Comemorado no dia 1º de maio, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data comemorativa usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago. Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). A greve paralisou os Estados Unidos. No dia 3 de maio, houve vários confrontos dos manifestantes com a polícia. No dia seguinte, esses confrontos se intensificaram, resultando na morte de diversos manifestantes. As manifestações e os protestos realizados pelos trabalhadores ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.
Em 20 de junho de 1889, em Paris, a central sindical chamada Segunda Internacional instituiu o mesmo dia das manifestações como data máxima dos trabalhadores organizados, para, assim, lutar pelas 8 horas de trabalho diário. Em 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional. Após a França estabelecer o Dia do Trabalho, a Rússia foi o primeiro país a adotar a data comemorativa, em 1920. No Brasil, a data foi consolidada em 1924 no governo de Artur Bernardes. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nessa data. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles.

EM NOTA ENVIADA AO SITE QUIXABEIRA NOTICIA, A PREFEITURA DE QUIXABEIRA DECLARA A NÃO REALIZAÇÃO DOS FESTEJOS JUNINOS 2013

Foto: Reprodução

NOTA PÚBLICA DA PREFEITURA DE QUIXABEIRA


Como é do conhecimento de todos, estamos vivendo a maior seca dos últimos 50 ano , isso significa que todas as pessoas com menos de 50 anos de idade nunca viu uma estiagem tão longa e tão grave, e que vem causando uma grande pobreza na economia de todo nordeste brasileiro. Aliado a essa situação, ainda estamos passando por um momento de forte crise na economia do Brasil e do mundo, essa crise nos trás como consequência a diminuição de repasses do Fundo de Participação dos Munícipios (FPM).

Com base nesta situação, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) na pessoa de seu presidente o senhor Paulo Maracajá tomando como base a forma prevista na lei complementar de nº  06/91  e resolução nº 62702 com as alterações promovidas através das resoluções 1.196/06, orienta os gestores, sobre a responsabilidade de gastos públicos que podem ser evitados em momentos de crise.

Considerando ainda que o município de Quixabeira se encontra em estado de emergência reconhecido pelos governos Estadual e Federal, o Prefeito Municipal de Quixabeira Eliezer Costa reunido nesta terça-feira (30) com sua equipe de governo e fazendo uma análise de todo o conjunto desta triste realidade e não tendo recursos financeiros suficiente para a realização da festa junina, vem por meio deste, pedir a compreensão de todas as pessoas que gostam dos festejos em especial a juventude, que possam entender este momento tão difícil para todos nós em não poder realizar os festejos deste ano.

Agora, é pedir a Deus que essa crise venha ao fim, para que possamos fazer uma administração melhor para todos, inclusive com a realização de futuras boas festas.

ASCOM/PMQ

Sangue em Jacobina: Mulher é baleada e morre na Serra do Santo Antônio

Marilene de Jesus Nascimento foi morta na noite desta terça
 
Marilene de Jesus Nascimento, de 35 anos, foi assassinada com um tiro no rosto na noite desta terça-feira, por volta das 20h30, na Serra de Santo Antônio, altura do número 98, Bairro da Grotinha.
Ela nasceu em Jacobina no dia 22 de dezembro de 1977, deixa quatro filhos e era filha de Joaquim Oliveira Nascimento e Zezuita Maria de Jesus.
De acordo com informações de familiares, dois homens numa moto rondaram pela Rua do Santo Antônio durante o dia. "Só que a gente não imaginava que ela seria a vítima", disse uma mulher.
Inconformada, a mãe informou que ela foi alvejada com um tiro.
A vítima teria ido à casa de uma irmã buscar água quando um dos ocupantes da moto a chamou para conversar, desferindo um disparo logo em seguida.
Nos últimos tempos, a manicure e cabeleireira estaria recebendo ligações telefônicas feitas por um ex-companheiro, um detento estaria lhe fazendo ameaças.
A Polícia Militar e a ambulância do Samu 192 estiveram no local e logo em seguida a Polícia Civil, sob o comando do delegado Damião Lacerda, tomou as providências de levantamento cadavérico e primeiras investigações.
Fonte: Corino Urgente.