sexta-feira, 16 de maio de 2014

Jacobina: Máquinas chegam pra montagem da Usina Asfáltica que irá refazer a BR 324

No último domingo (11) mais máquinas e material químico da CCL Engenharia chegaram para a montagem da Usina Asfáltica que irá refazer a BR 324, trecho que liga Capim Grosso, Jacobina à Umburanas. Oitenta homens já foram contratados e a Usina Asfáltica fica próximo a Simônica Britas, no Distrito do Junco.
A População realmente já não aguenta mais trafegar todos os dias pela rodovia. Principalmente entre Paraíso a Capim Grosso e Jacobina a Lages do Batata, onde acontece acidentes constantes e veículos acabam quebrando. O trecho total a ser recuperado entre Capim Grosso e Umburanas é de 168 Km.
O Engenheiro de Residência Luiz Fernando Mansula, falou ao nosso site que será aplicada na malha viária o chamado CBUQ - Concreto Betuminoso Usinado a Quente, TSD -Tratamento Superficial Duplo e Micro Revestimento Asfáltico.
Fonte: Augusto Urgente!

Ambulância é interceptada e duplo homicídio é consumado em Irará

A esperança de ter sobrevivido a uma tentativa de morte durou pouco mais de duas horas para Joselito de Jesus Marques, de 19 anos, morador na localidade de Largo, em Irará. Ele e outro jovem, Juarez Bispo dos Santos Filho,18, foram raptados durante a madrugada e levados para uma estrada vicinal no distrito de Tiquaruçu, em Feira de Santana, próximo ao limite com o município de Santanópolis. 
 No local, Joselito e a segunda vítima foram atingidos por tiros na cabeça, deflagradas por homens não identificados.  Mesmo gravemente ferido, Joselito se fingiu de morto e, em seguida, conseguiu se desatar de um pano que o prendia, andou por cerca de um quilometro até ser socorrido para o Hospital Municipal de Santanópolis. A segunda vítima morreu no local. Devido à gravidade dos ferimentos, o médico solicitou que uma ambulância do município levasse Joselito até o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, mas no meio do caminho, na estrada de Santanópolis, a ambulância foi interceptada por quatro homens em duas motocicletas que o executaram. De acordo com o motorista da ambulância, Gilson Cerqueira Lima, os criminosos com armas em punho mandaram parar a ambulância que seguia em alta velocidade. “Me mandaram parar, deitar no chão e ficar quieto. Assim eu fiz e só ouvi os estampidos; logo depois fugiram sentido BR 116/Norte”, contou.
 Motivação
De acordo com as informações da polícia, foram encontradas cerca de 3 gramas de cocaína no bolso de Joselito. A polícia acredita que as mortes tenham sidas motivadas por disputadas por tráfico de drogas, pois foi informado que as vítimas tinham recebido uma quantidade de drogas para serem comercializadas. A Polícia Civil investiga as informações.
Perícia 
O delegado plantonista da Delegacia de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP), João Uzzon presidiu o levantamento cadavérico e os corpos foram encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica. O delegado não informou se Joselito chegou a dizer quem teria praticado o crime.
Central de Policia/Fotos: Folha do Estado/ Mário Sepúlveda.

Policia procura homem que tentou matar mãe e filha em Ponto Novo


Cabeça e face de MÁRCIA
Encontra-se foragido da policia, um homem conhecido por BOI, o mesmo é acusado de tentar matar a golpes de facão, a senhora MARCIA LEAL DIAS, e a sua filha TATIANA DA SILVA, 22 anos, ambas residentes na rua das populares em Ponto Novo.
De acordo com informações, o motivo da dupla tentativa de homicídio teria sido motivada por uma rixa antiga do autor com a senhora Márcia, a filha da mesma ao ver a sua mãe sendo agredida, entrou no meio para defende-la, mas infelizmente foi atingida com um corte no braço esquerdo, e nas costas, já a sua mãe foi atingida com um corte profundo no couro cabeludo, e na face. Ao tomar conhecimento do fato, a Policia Militar realizou diligências, mas o acusado conseguiu fugir ganhando o matagal.
As vitimas deram entrada no Hospital Nossa senhora de Fátima em Ponto Novo, por volta de 01h40 da madrugada da ultimo sábado, pós ser medicada a Tatiana foi liberada, já a sua mãe Márcia recebeu alta na manhã da ultima quarta-feira, 14.

Braço e costa da jovem TATIANA

Fonte: texto e fotos,

Infração no Facebook: você nunca viu uma multa dar tanta confusão

Foto: Facebook
Roberto Pocai, morador da cidade paranaense de Pato Branco, cometeu uma infração de trânsito, mas arranjou dois problemas. Quando a multa chegou em casa, a foto mostrava uma mulher na garupa da moto dele. Detalhe: parece que a moça em questão não era a esposa. Para se vingar do marido e cobrar da moça, a esposa postou a foto da notificação da multa no Facebook. A foto está acompanhada do seguinte texto:
"Você, jovenzinha que esta na garupa desta moto, solicito sua presença aqui em Pato Branco, para pagar a multa. Você, jovenzinha, veja, foi filmada em infração. O condutor, já não jovenzinho, se diz meu marido, estava em adrenalina por estar em sua companhia. Mas a multa esta aqui, venha aqui se apresentar. A espero!"
Não é difícil imaginar o que aconteceu: a foto teve dezenas de curtidas e comentários e já foi compartilhada por mais de 1800 usuários no Facebook. Não bastasse ter que pagar a multa, o morador da cidade paranaense precisou se explicar em casa e agora teve a história viralizada numa rede social. O que você achou da história?  (a dica foi do Daniel Rocha) https://br.noticias.yahoo.com

Cartilha japonesa sobre violência no Brasil aconselha torcedor a não sair à noite na Copa

Uma cartilha elaborada pelo governo do Japão e divulgada nesta quarta-feira (14) faz um alerta à parcela da população que pretende viajar para ver os jogos da Copa do Mundo sobre a “frequência muito alta de crimes em geral” registrada no Brasil. O documento é uma espécie de guia e diz como o japonês deve reagir a abordagens no país e o que fazer para evitar ser alvo de assaltos. Entre as informações, o ministério dos Negócios Estrangeiros destaca que o número de homicídios em Recife, por exemplo, é 43 vezes maior do que no país asiático e que, em Pernambuco, acontecem 200 vezes maios roubos do que território nipônico. "O modus operandi desses crimes são hediondos, armas de fogo, como revólveres, são usados em grande quantidade de crimes e a resistência pode causar risco à vida", adverte. O texto ainda aconselha os visitantes a deslocar-se em grupo, evitar sair à noite e em locais desertos, a vestir-se modestamente, não expor máquinas fotográficas e smartphones, utilizar apenas táxis identificados e, em caso de assalto, entregar os pertences lentamente para evitar “mal entendidos”. (BN)

Sudanesa grávida é condenada à morte por se converter ao cristianismo

(EFE).- Um tribunal do Sudão condenou nesta quinta-feira à morte a médica Mariam Ishaq, de 27 anos, grávida de oito meses, por ter se convertido ao cristianismo, mas a pena só será aplicada em dois anos, informaram à Efe fontes da Defesa.
O advogado Ahmed Abdallah afirmou que o prazo de três dias determinado por outra corte para que a mulher retificasse sua crença terminou hoje sem que sua cliente tenha rejeitado renunciar à religião cristã.
Segundo a sentença, Ishaq receberá 100 chicotadas como castigo e depois será enforcada.
Um tribunal já havia condenado no domingo passado a sudanesa à pena capital por apostasia e adultério, uma decisão que foi confirmada nesta quinta-feira pela Corte Penal do leste de Cartum, presidido pelo juiz Abbas al-Khalifa.
O magistrado atrasou o cumprimento da sentença até dentro de dois anos, para dar tempo a que a mulher dê à luz ao filho que está esperando e termine de amamentá-lo nesse tempo.
Ishaq, que está quase chegando ao fim de uma gestação e tem outro filho de dois anos, mudou seu nome de Abrar pelo de Mariam e é filha de um homem da região de Darfur, no oeste do Sudão, e de uma mulher da vizinha Etiópia.
No domingo passado, seu marido cristão foi absolvido da acusação de adultério por falta de provas, após argumentar que havia se casado com a jovem quando já tinha mudado sua religião.
O tribunal lembrou que a lei sudanesa proíbe a conversão do islã ao cristianismo e que, portanto, a acusada cometeu adultério por seu casamento como cristã ser "nulo".
Vários diplomatas ocidentais e representantes de grupos de direitos humanos foram à audiência de hoje e advertiram sobre o risco que esse tipo de julgamento representa para a tolerância religiosa e para os direitos humanos no Sudão. EFE

16 de maio – Dia do Gari

Os garis são os profissionais da limpeza que recolhem o lixo das residências, indústrias, edifícios comerciais e residenciais, além de varrer ruas, praças e parques, capinam a grama, lavam e desinfetam vias públicas.
Eram conhecidos em Portugal, como almeida, em homenagem a um cidadão com Almeida no nome que foi diretor geral da limpeza urbana da capital portuguesa.
O nome gari também é uma homenagem a uma pessoa que se destacou na história da limpeza da cidade do Rio de Janeiro, o francês Aleixo Gary.
Homenagem a Gary
O empresário Aleixo Gary assinou contrato em 11 de outubro de 1876 com o Ministério Imperial para organizar o serviço de limpeza da cidade do Rio de Janeiro. O serviço incluía remoção de lixo das casas e praias e posterior transporte para a Ilha de Sapucaia, onde hoje fica o bairro Caju.
Ele permaneceu no cargo até o vencimento do contrato, em1891. Em seu lugar, entrou o primo Luciano Gary. A empresa foi extinta um ano depois, sendo criada a Superintendência de Limpeza Pública e Particular da Cidade, cujos serviços deixavam a desejar.
Em 1906, a superintendência tinha 1.084 animais, número insuficiente para carregar as 560 toneladas de lixo da cidade. Assim, da tração animal passou-se à tração mecânica, e depois ao uso do caminhão.
Cuidando do lixo
Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, o Brasil produz, em média, 90 milhões de toneladas de lixo por ano e cada brasileiro gera, aproximadamente, 500 gramas de lixo por dia, podendo chegar a mais de 1 kg, dependendo do local em que mora e do poder aquisitivo.
Algumas cidades brasileiras coletam o lixo produzido por seus habitantes. Em outras, entretanto, quase metade dele é atirado nas ruas, terrenos baldios, rios, lagos, lagoas e no mar.
Coleta seletiva
A coleta seletiva é o primeiro passo para a reciclagem. Ela visa separar e classificar o lixo para que se possa aproveitar tudo o que é reciclável. Geralmente, separa-se o material inorgânico - vidro, papel, metais, plásticos - do orgânico, composto de restos de comida, frutas, verduras, aparas de grama e esterco de animais, em recipientes de cores diferenciadas.
Reciclagem
Na reciclagem, o lixo passa por um processo de transformação industrial ou artesanal, que possibilita reaproveitar o material inorgânico. Deixa de ser lixo para servir de matéria-prima para outras coisas. Por exemplo, latinhas de alumínio, quando recicladas, podem dar origem a outras latinhas, e papéis rasgados ou riscados podem gerar novas folhas.
É importante saber que nem todo lixo pode ser reciclado. Apenas papel, metais, plástico e vidro - dependendo de seus tipos. Confira no quadro abaixo:
Aterro sanitário
O local adequado para colocar o lixo de uma cidade é o aterro sanitário. Trata-se de um amplo terreno com sistema de drenagem e impermeabilizado para não vazar o chorume - líquido que contamina o ar, o solo e os lençóis d'água subterrâneos. O material ali depositado deve ser coberto com terra para evitar a poluição e a exposição aos animais.
Os aterros ajudam a acabar com os "lixões", ou espaços a céu aberto que não foram preparados para receber o lixo. Infelizmente, no Brasil, 90% do lixo é jogado nos lixões, o que contribui para a proliferação de doenças. 
Os números da coleta do lixo
Segundo dados da Síntese de Indicadores Sociais - 2000 - do IBGE, 85% dos 34.870.828 domicílios brasileiros localizados na área urbana foram beneficiados com a coleta realizada por empresa pública ou privada (coleta direta), contra 8,8% cujo lixo foi depositado em caçamba, tanque ou depósito para depois ser removido (coleta indireta). E em apenas 3,4% do total, o lixo foi queimado ou enterrado na propriedade ou ainda jogado em terreno baldio, rua, rio ou mar. Sinal de que o lixo está sendo destinado ao lugar certo, evitando assim a proliferação de doenças e a poluição do solo e do ar. 
Conhecendo mais sobre a coleta de lixo no Brasil - Confira a tabela abaixo:
Municípios, total e com serviços de limpeza urbana e/ou coleta de lixo, por natureza dos serviços, segundo as Grandes Regiões - 2000
Grandes Regiões Total de municípios Municípios com serviços de limpeza urbana e/ou coleta de lixo
Total Natureza dos serviços
Limpeza urbana Coleta de lixo Coleta seletiva Reciclagem Remoção de entulhos Coleta de lixo especial
Brasil 5507 5475 5461 5471 451 352 4690 3567
Norte 449 445 442 445 1 2 334 192
Nordeste 1787 1769 1769 1767 27 23 1512 1049
Sudeste 1666 1666 1666 1666 140 115 1468 1283
Sul 1159 1149 1138 1147 274 193 963 757
Centro-Oeste 446 446 446 446 9 19 413 286
Fonte: IBGE, Pesquisa Nacional de Saneamento Básico 2000.
Nota: Um mesmo município pode apresentar mais de um tipo de serviço.

Homem é preso em Serrolândia de posse de um veículo roubado

Um homem de 56 anos foi preso em um carro roubado na manhã desta quinta-feira (15), no centro da cidade de Serrolândia/BA. De acordo com a Polícia Militar de Serrolândia, o veículo VW Parati, estava parado de frente do comércio, ao ver a placa e o estado do veículo, fez uma busca através do SINESP CIDADÃO, apenas com o número da placa e constatou que se tratava de um veículo roubado.



 Luiz Carlos Pedreira de Araujo (Mal)

Raimundo Nonato de Jesus Sousa (Bafo)


O Sinesp Cidadão é um produto da maior plataforma tecnológica sobre segurança pública do país, o Sinesp – Sistema Nacional de Segurança Pública. O sistema é gerenciado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça – SENASP.

O Sistema pode ser instalado em qualquer Smartphone ou acessado pela internet, inteiramente de graça e qualquer cidadão pode consultar e ao constatar veículo furtado e fazer a denuncia anonimamente.  


Por não haver ninguém no interior do mesmo, a PM aguardou por alguns minutos até que apareceu quem estava de posse, o Senhor Luiz Carlos Pedreira de Araujo, conhecido por (Mal), natural de Toledo/PR, morador do povoado conhecido como Garajau da cidade  de Jacobina, e ao mesmo foi solicitado os documentos do carro o qual está em nome de outra pessoa. 

Luiz foi conduzido a Delegacia de Serrolândia, onde apontou que havia comprado o veículo do Senhor Raimundo Nonato de Jesus Sousa, conhecido por (Bafo) residente do Bairro Contornolândia nesta cidade de Serrolândia/BA.

Os dois estão sendo ouvidos pelo delegado plantonista, Dr. Malaquias Bispo, onde deverão prestar esclarecimentos.

Interessante se ressaltar que a placa que se encontra no veículo, a tarjeta é da cidade de Salvador, porém ao consultar através do número e letras da placa no SINESP, o veículo aparece como da cidade de Jacobina, sendo assim, além de ser furtado, a placa também foi adulterada, tentando possivelmente ludibriar a ação da polícia.

Informações: Polícia Militar de Serrolândia
Fonte: Portal de Serrolândia