quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Morangos azuis geneticamente modificados podem resistir a baixas temperaturas

Os transgênicos estão ganhando cada vez mais espaço nas gôndolas de supermercados e na vida das pessoas.
As indústrias genéticas responsáveis pelo desenvolvimento de Organismos Geneticamente Modificados (OGM), depois de terem projetado uma uva passa gigante e transformado uma tangerina em tangelo – um citrino híbrido –, acaba de criar um morango azul, pensado geneticamente para resistir a temperaturas de congelamento. Fonte: Care2
A modificação genética de alimentos é feita a partir da adição ou da remoção de genes de diferentes espécies de organismos para manipular uma nova. Alimentos geneticamente modificados já estão disponíveis há anos em lojas selecionadas de mercearia e, mais recentemente, ganhou todos os estabelecimentos através de óleo de soja e outros produtos, como o milho, produzidos de forma transgênica. Mas como é que os cientistas deixaram o morango azul?
Quando eles descobriram que o peixe-solha do Ártico produz anticongelante para proteger-se de águas congeladas, perguntaram-se o que aconteceria se introduzissem o gene que produz o anticongelante em um morango. Então, ele acabou tornando-se azul por acaso. Os pesquisadores descobriram que a planta de morango azul pode resistir a temperaturas de congelamento. Isso significa que os morangos poderiam ser armazenados por mais tempo, em freezers, aumentando a sua vida útil.
Existem opiniões conflitantes sobre o valor nutricional dos OGM. Em um portal dedicado ao desenvolvimento desses morangos, chamado StrawberryBlu, Cynthia Bu Jawdeh disse, em resposta a questões sobre a segurança dos morangos azuis: "Existem vários efeitos negativos que ainda estão sendo estudados. Alguns dos princípios básicos são a excitação de novas alergias (em resposta às novas proteínas formadas), novas toxinas produzidas por plantas que podem ter um efeito negativo sobre os seres humanos ou o ambiente, ou resistência a antibióticos, etc.”
Embora muitos consumidores estejam justificadamente desconfiados de alimentos geneticamente modificados – por falta de informação ou orientações científicas mais contundentes –, citando uma falta de regulamentação FDA, um órgão americano com o mesmo poder da ANVISA aqui no Brasil, é possível que haja um "bem maior" nas técnicas de OGM, o qual só descobriremos no futuro. Fonte: Care2 Foto: Reprodução / Daily Mail

Novo roteador promete wifi mais rápido do mundo

Um roteador anunciado pela Asus nesta quarta-feira (02), durante a Feira Internacional de Tecnologia, promete ter o sinal wifi mais rápido do mundo. De acordo com a empresa, o aparelho que contém oito antenas é ideal para jogos online, streaming em 4K de filmes e séries e grandes redes domésticas. Sem preço divulgado, o RT-AC5300 deve ser lançado ainda este ano, em data também desconhecida. A Asus garante que o modelo chega a 1 Gbps na banda de 2,4 GHz e até 2.167 Gbps em cada uma das duas redes na banda de 5 GHz. O total de dados que podem circular de uma vez utilizando o roteador é justamente 5.300 Gbps. Ele é 67% mais rápido que a primeira geração de roteadores de três bandas lançados pela companhia. (Correio)

Dois feridos numa colisão entre motos na Av ACM em Capim Grosso.

Na tarde desta terça-feira (01), na Av. ACM, próximo a Padaria Trigo Real, aconteceu uma colisão envolvendo uma motocicleta Honda Bross, vermelha, de placa KJV 7205, conduzida por um homem identificado como Rege de Baixa Grande e o outro veículo uma Honda Pop, de placa NZE 7534, conduzida por Robson Genro de Ivaneide Calçados, ambas com licença de Capim Grosso, causando ferimentos nos condutores.

O Samu foi acionado e socorreu as vítimas transportando as mesmas até a UPA onde foram atendidos. Segundo informações o estado de saúde de Rege é mais grave tendo suspeita de fratura na perna, já Robson que é membro da Igreja Adventista de Capim Grosso, sofreu uma pancada na cabeça, ainda não temos informações se haverá necessidade de transferência para Salvador.

Populares informaram a nossa redação que a Pop seguia em direção Centro/Contorno de Jacobina e a Bross transitava no sentido contrário na mesma pista. Fonte: Jorge Quixabeira.

Com escassez de homens, ‘capital do sexo’ da China tem moradores com até três namoradas

Os haréns, espécie de relacionamentos poligâmicos, são muito comuns na cultura árabe. No entanto, a falta de homens em uma cidade chinesa “obrigou” a população a adotar os costumes de seus vizinhos orientais. Localizada na província de Guangdon, Dongguan recebeu a alcunha de “capital do sexo”, porque os homens da cidade possuem até três namoradas cada. Em seus haréns particulares, ciúmes é coisa que não existe. Li Bin, um operário da província de Sichuan que foi trabalhar em Dongguan, comentou: "Tenho três namoradas, e todas elas sabem uma da outra". A situação está tão favorável para os homens que um deles afirmou a uma emissora local que está “muito mais fácil aqui achar uma namorada que um emprego”. O crescimento demográfico desenfreado na China, que atualmente é a nação mais populosa do mundo, com quase 1,4 bilhão de habitantes, fez que com que o governo chinês adotasse a política de apenas um filho por casal no país. A medida criou um desequilíbrio entre homens e mulheres na China. Com a escassez de exemplares humanos do sexo masculino, a preferência por filhos se alastrou no país. Um grande número de mulheres recorreu ao aborto clandestino ao tomar conhecimento de que carregava uma menina no ventre. Informações do News Locker.

Presidente da Câmara, Beto Maia demonstra indignação por falta de médico e ambulância em Serrolândia

ambulância 01
ESTOU INDIGNADO: Se não temos médico, o mínimo que deve ter é ambulância.
Hoje, aconteceu um acidente em Serrolândia, primeiro, não temos médico no Hospital, e o mais grave, não temos também ambulâncias disponíveis. Vi a mulher acidentada sendo carregada num FIAT STRADA. Me pergunto, cadê as ambulâncias? Minha indignação maior foi chegar na garagem municipal e me deparar com duas ambulâncias desativadas, quebradas e sem funcionamento. Disse Beto Maia