terça-feira, 27 de março de 2012

Motorista com sintomas de embriaguez bate em poste e fica preso às ferragens em Betim

O poste caiu sobre o veículo que teve a frente completamente destruída (Moises Silva/EM/D.A.PRess)
O poste caiu sobre o veículo que teve a frente completamente destruída
 Depois de bater o carro que dirigia contra um poste e ficar preso às ferragens, um idoso foi encaminhado para o Hospital Regional de Betim, na Grande BH, nesta terça-feira. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Juatuba que prestou socorro no local, Valter Batista de Souza, de 63 anos, tinha sinais de embriaguez, constataram os agentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ele sofreu trauma no rosto e contusão na pelve, além de escoriações e corte por todo o corpo.
A vítima perdeu o controle do Fusca que estava dirigindo e bateu em um poste na  Avenida Edmeia Matos Lazarotti, proximo ao supermercado Apoio Mineiro, por volta do meio-dia. Souza estava consciente no momento do resgate.

De acordo com  Ricardo Aparecido, filho do condutor do fusca envolvido no acidente, Valter Batista de Souza, 63 anos, estava indo pra a cidade de Igarape onde a familia tem um terreno e perdeu o controle da direcao do veiculo e bateu no poste. "A polícia pegou o telefone do meu pai, me ligou, como eu trabalho aqui perto cheguei quando meu pais ainda estava aqui. Meu pai estava indo sozinho para o nosso terreno, ai perdeu o controle e bateu no poste", relatou.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, segundo a Direção do Hospital Regional de Betim, Valter está respirando normalmente e tem o estado de saúde estável. Após uma primeira avaliação não foi constatada nenhuma lesão. 

No local compareceram a Polícia Militar, o SAMU, a Transbetim e a Cemig.  A Transbetim sinalizou o local com fitas amarelas. A Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG)  isolou a área. O incidente nao causou congestionamento nem a falta de energia na região. De acordo com os técnicos da Cemig que estavam no local, a empresa tem o prazo de quatro horas para efetuar a troca ou arrumar o poste.  Ainda de acordo comos técnicos, a região não ficou sem energia porque os fios se mantiveram intactos.

(colaborou Alice Brito)

Professora e monitora que obrigaram alunos a tirarem roupa podem pegar até dois anos de prisão

Podem pegar até dois anos de prisão, caso sejam condenadas, uma professora e uma monitora que obrigaram nove crianças a tirar as roupas depois do desaparecimento de cerca de R$ 30 durante uma aula do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), em São Gonçalo do Sapucaí, no Sul de Minas Gerais. Elas devem ser ouvidas ainda nesta semana pelo delegado que acompanha o inquérito.O caso aconteceu na terça-feira da semana passada. Segundo denúncias das crianças, a monitora, Priscila Correia Alves, saiu do local onde eram feitas oficinas com os alunos, que tinham cerca de 10 anos de idade. Quando voltou, encontrou a bolsa aberta. A mulher obrigou todos a tirar as roupas para verificar se havia dinheiro com eles. “Ela baixou a calça das crianças para encontrar o suposto dinheiro roubado. A professora também vai ser ouvida, pois estava dentro da sala com a monitora”, afirma o delegado responsável pelo caso, Wellington Clair de Castro. A diretora da escola, Maria Olimpia, também será chamada a depor para se saber quando foi informada sobre o caso e que atitudes tomou.

O delegado informou que a professora Rita Macedo e a monitora podem responder por constrangimento ao menor, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), cuja a pena é de 6 meses a 2 anos de reclusão, e por constrangimento ilegal do código penal, com pena de 3 meses a 1 ano de prisão. “Nesta última lei, o constrangimento tem de ser praticado com violência e/ou grave ameaça. Pelo que apurei até agora, houve ameaça”, disse o delegado.

A polícia já ouviu quatro mães de alunos. Durante a semana está previsto o depoimento de outros familiares dos estudantes. A diretora, a professora e a monitora também deverão ser ouvidas pelo delegado.

A Secretaria de Educação da cidade informou que a monitora foi afastada das atividades.

Forró da Gota em Mairi

Carro rodopia e capota em estrada de Uibaí

Maria Gomes, de 50 anos, ficou apavorada quando dois pneus do carro que dirigia, um Siena Preto, Placa JFJ-9672, estouraram ao passar pela BA-805, entre Uibaí e Irecê, por volta do meio dia deste domingo (25).
 
A mulher disse que perdeu o controle da direção, o carro rodou na pista e só parou ao cair em uma ribanceira. Ela viajava com seu sobrinho e a mãe do rapaz, uma senhora de 60 anos. Maria afirmou que trafegava no sentido correto e que todos usavam cinto de segurança.
 
Ainda assustada, ela disse que “foi um milagre”, pois todos foram resgatados com apenas algumas escoriações. A parte traseira do carro ficou bastante destruída. “Mas o importante é que todos saímos com vida, foi um milagre”, comentou Maria. (Por Pascoal Ferreira)

Médico afirma que uso de armas taser pode matar

Guarda municipal com pistola na cintura na Praça da Liberdade: são 200 armas com os agentes da capital (TÚLIO SANTOS/EM/D.A PRESS)
Guarda municipal com pistola na cintura na Praça da Liberdade: são 200 armas com os agentes da capital

A pistola taser entra aos poucos no cenário da segurança pública em Minas Gerais como grande inovação em armamentos. São 560 equipamentos nas mãos de policiais militares de BH e da região metropolitana e 200 com a Guarda Municipal. Em breve, o interior do estado também receberá a pistola de eletrochoque cuja finalidade é imobilizar suspeitos. Mas a nova arma considerada não letal é alvo de controvérsia depois de dois casos recentes de morte. Segundo especialistas, ela pode matar, sim. Na madrugada de domingo, um homem de 33 anos morreu em Florianópolis (SC) depois de ser imobilizado por uma pistola taser durante ocorrência policial sobre briga doméstica. No dia 18, um turista brasileiro morreu na mesma circunstância em Sydney (Austrália).

As primeiras armas do estado foram entregues ano passado pelo Ministério da Justiça. Além da PM e da Guarda Municipal, Varginha, no Sul do estado, recebeu 30 pistolas. Em Uberaba, a Guarda Municipal também recebeu 100 pistolas taser. A assessoria da Guarda de BH informou que o taser é usado em último caso, depois de frustradas todas as tentativas de parar o suspeito com outros métodos, como a força física e spray de pimenta. Acrescentou que a arma já foi usada na capital, mas sem registro de excessos.

O chefe do Centro de Treinamento Policial, da PM, major Márvio Cristo, afirma que o taser é tema dos treinamentos constantes na corporação. “É uma tendência mundial e alternativa operacional, usada dependendo da necessidade”, afirma. Desde a chegada das armas, em julho de 2011, foram usadas sete vezes, das quais quatro pela Guarda Municipal. “Elas têm um chip que registra o uso”, informou o major.

Para o coordenador do Departamento de Arritmologia do Hospital Vera Cruz, cardiologista Geraldo Magela Alvarenga Júnior, o correto seria tratar a arma como “menos letal”. “Ela tem um risco, sim e, dependendo do caso, pode matar, principalmente os cardiopatas ou quem tem arritmia cardíaca”, alerta. Ele explica que assim como os choques são usados nos pacientes com arritmia para tirá-los desse estado, podem também provocá-los. E adverte: quanto maior a frequência dos choques ou quanto mais próximo do coração, maior a probabilidade de morte.

Em dois casos graves de arritmia, o coração pode parar instantaneamente: fibrilação ventricular e taquicardia ventricular sustentada. Em ambas as situações, o ventículo é atingido e para de contrair, não bombeando mais sangue para o cérebro e outros órgãos. “É como se ele fosse uma mão que se fecha. Na fibrilação, ele fica tremendo e, na taquicardia, nem isso”, relata.

“Quando os ventrículos são atingidos a ponto de gerar uma parada, sem fluxo para o cérebro, a pessoa desmaia, tem uma síncope e se o coração continuar parado, sem manobras de ressuscitarão, como massagem cardíaca ou respiratória, começa a ter uma isquemia dos órgãos, inclusive do cérebro. A cada minuto nessa situação, tem 10% de chance a menos de se salvar.”

Para o médico, os efeitos da arma em seres humanos deveriam ser mais bem estudados antes do uso pela segurança pública ou, onde ela já está presente, ser até mesmo suspensa, como cautela para evitar novas mortes. “Desconheço um trabalho científico para testar isso em humanos. Como usar uma pessoa para dar alguns choques e ver a repercussão? O trabalho para comprovar o malefício ou não do taser, do ponto de vista ético, é complicado.”

CasosA 8ª Delegacia de Polícia de Florianópolis investiga A morte do assistente de controladoria Carlos Barbosa Meldola, de 33 anos, imobilizado pela polícia por uma taser. Na madrugada de domingo, ele morreu durante abordagem policial. A mulher dele, uma administradora de empresas de 31 anos, sentiu-se ameaçada e chamou a PM. Os policiais encontraram Meldola aparentemente sob efeito de drogas e descontrolado dentro do apartamento. Tentativas de diálogo não foram suficientes e os policiais decidiram usar as algemas. Como último recurso, eles usaram a taser que, segundo, a companheira, foi disparada três vezes até que o homem se escorou em uma parede, sem reação. Os policiais tentaram reanimá-lo sem sucesso. O delegado Antônio Cláudio Jóca, da 8ª Delegacia de Policia, sediada no bairro Ingleses, informou que pretende concluir o inquérito em 30 dias.

Um caso semelhante ocorreu na Austrália no dia 18. O brasileiro Roberto Laudisio, de 21 anos, foi morto por policiais em Sydney. Ele teria entrado numa loja de conveniência pedindo ajuda, porque estaria sendo perseguido por ter supostamente furtado pacote de biscoitos. , Laudisio foi abordado pela polícia e teria reagido. Ele morreu na calçada, depois de receber os tiros de taser. Estudante da PUC-SP, morava na Austrália desde 2011, onde estudava inglês e jogava futebol. O corpo só deve chegar ao Brasil daqui a duas semanas. (Com agências)

Anistia também condena a arma
O taser é tema de acalorados debates mundo afora. Relatório da Anistia Internacional questiona o uso da arma no Estados Unidos – foram mais de 500 mortes no país desde 2001. Na França, ação judicial movida pela organização Raidh – Réseau d’alerte et d’intervention pour les droits de l’homme (Rede de alerta e de intervenção para os direitos do homem, na sigla em francês) – resultou na proibição do uso do taser pelas polícias locais. Na Austrália também se cogita abolir o equipamento depois da abordagem policial desastrada que resultou na morte do brasileiro na semana passada.

Carreta pega fogo e tem perda total em Vitória da Conquista

Foto: Frarlei Nascimento / Blitz Conquista
 
Uma carreta pegou fogo na noite desta segunda-feira (26) na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano.
 
A carreta passava pelo Anel Viário, na BR-116, seguindo em direção à Feira de Santana, quando o painel do veículo começou a pegar fogo. 
 
O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas quando chegou ao local não era mais possível evitar a destruição total do veículo que pertencia à Transportadora Ramos. 
 
A Polícia Rodoviária Federal e a Via Bahia, concessionária que administra a rodovia, interditaram a pista por duas horas, até que as chamas fossem debeladas. Ninguém ficou ferido.

Acidente em Nova Lima deixa pelo menos 15 em estado grave e complica o trânsito na BR-040

Gol totalmente destruído depois do acidente. Nesse carro cinco pessoas ficaram feridas  (Jair Amaral/EM DA Press)
Gol totalmente destruído depois do acidente. Nesse carro cinco pessoas ficaram feridas
Um grave acidente deixou pelo menos 15 pessoas feridas e complicou o trânsito na BR-040, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Na manhã desta terça-feira, um ônibus e dois carros se envolveram na batida, interditando o km 553, no sentido BH/Rio de Janeiro. O ônibus da empresa Rio Negro Turismo transportava trabalhadores da empresa Vallourec Mannesmann e ficou tombado na pista. Os dois carros ficaram completamente destruídos.

O ônibus saía da empresa que fica na Região do Barreiro, em BH. Segundo testemunhas, o motorista do veículo perdeu o controle da direção e arrastou os dois carros envolvidos no acidente. Primeiro, bateu num Kadet que saía da via marginal, no Bairro Jardim Canadá. Nesse carro, o motorista sofreu apenas escoriações. Em seguida, o ônibus atingiu um Gol e feriu gravemente os cinco ocupantes. Essa versão é confirmada pelo motorista do Kadete, que saiu de casa em direção ao Condomínio Alphaville, onde trabalha.

No entanto, o motorista do ônibus disse que trafegava na faixa da direita, quando o Kadet entrou na pista repentinamente. Ele bateu no carro, passou pelo canteiro central e se descontrolou atingindo o segundo automóvel. Ainda encostou em um barranco e tombou na rodovia.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), apenas a faixa da direita ficou liberada e o congestionamento chegou a cinco quilômetros. O ônibus transportava cerca de 33 passageiros e 10 deles sofreram ferimentos mais graves. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestaram socorro no local e encaminharam as vítimas para o Hospital João XXIII.

O em.com entrou em contato com a assessoria da Mannesmann e aguarda retorno.

Irregularidades

A PRF afirmou que não pode dizer quem estava certo ou errado, apenas a perícia vai mostrar a dinâmica da batida. Mas, informou que o motorista do Kadet era inabilitado e que o ônibus seguia a 100 km/h no trecho onde a velocidade máxima permitida é de 60km/h. Ainda segundo a PRF, o Kadet foi atingido no acostamento.

 (Jair Amaral/EM DA Press)


Perigo na rodovia

A BR-040 registrou graves acidente nos últimos dias. As ocorrências são registradas tanto no trecho Belo Horizonte/Brasília quanto na saída para o Rio de Janeiro. Nessa segunda-feira, a rodovia ficou fechada por quase 16 horas por causa do tombamento de um caminhão baú, em Ribeirão das Neves. No dia 17 de março, 15 trabalhadores morreram em acidente na cidade de Felixlândia, na Região Central do estado. O ônibus em que as vitimas estavam bateu de frente com uma carreta.FONTE :  www.em.com.br

Instrutor é indiciado por homicídio de baiana em queda de parapente no Rio

Reprodução

Foto: Reprodução

O delegado Fábio Barucke, da 15ª DP (Gávea), indiciou nesta segunda-feira (26) o instrutor de voo Alan Figueiredo por homicídio culposo por negligência, após a morte da nutricionista Priscila Boliveira. A jovem de 24 anos, irmã do ator Fabrício Boliveira, morreu ao cair de cerca de 20 metros durante um salto de parapente, em São Conrado, na Zona Sul do Rio, no último domingo (25).
 
“Pelas imagens, percebe-se que a trava de segurança estava aberta. Mostrei para um instrutor e pessoas experientes e eles perceberam isso. Ele vai responder por homicídio culposo por negligência. A culpa foi dele que não travou a trava de segurança”, explicou o delegado. Homicídio culposo é aquele em que não intenção de matar.
 
O corpo de Priscila Boliveira foi removido do Instituto Médico-Legal (IML) na tarde desta segunda-feira (26). O velório está marcado para terça-feira (27), em Salvador, onde a jovem morava.
 
O delegado explicou ainda que o instrutor de voo é aguardado para prestar novos esclarecimentos à polícia até sexta-feira (30), quando será indiciado formalmente. De acordo com Fábio Barucke, o advogado Marco Aurélio Gomes Araújo, que defende o instrutor, alegou que seu cliente está em estado de choque após o acidente.
 
Travas de segurança
 
Segundo o delegado, as imagens mostram que duas travas de segurança estavam abertas e, por isso, Priscila se soltou do parapente. "O instrutor perceubeu que alguma coisa estava errada. Ela teve sudorese, ficou nervosa, começou a suar e a escorregar. Ela pesava 92 kg. Ele [instrutor] atribui isso ao nervosismo dela e diz que não percebeu que a trava estava solta", disse ele.
 
As imagens foram analisadas por instrutores e profissionais experientes. De acordo com Barucke, a Anac diz que não regulamenta esse tipo de voo. "Tenho o regulamento na mão, que diz que a Anac não é responsável", explicou ele, afirmando que ainda pretende analisar os documentos para descobrir de quem é a responsabilidade pela fiscalização.
 
Ainda nesta segunda, o presidente da Associação Brasileira de Voo Livre (ABVL), Marcelo Silveira de Almeida, e o presidente do Clube São Conrado de Voo Livre (CSCVL), Carlos Trota, prestaram depoimento sobre o acidente de parapente.
 
A Associação Brasileira de Voo Livre informou na delegacia que o instrutor era habilitado. Segundo o delegado, os diretores da ABVL e do Clube São Conrado de Voo Livre afirmaram ainda, segundo o delegado, que os equipamentos estavam em dia.
 
"Vamos aguardar o laudo para ter certeza se o material estava em bom estado", explicou Fábio Barucke.
 
Equipamento de segurança
 
Na noite de domingo (25), o advogado disse que o instrutor Alan Figueiredo viu algo de errado no equipamento de segurança de Priscila segundos depois da decolagem. Ele contou que a dupla havia caído antes de saltar e por isso houve duas decolagens. Segundo o advogado, o instrutor tem 12 anos de profissão.
 
Durante o depoimento, segundo o delegado, o instrutor contou, ainda, que tentou segurar Priscila com as pernas quando percebeu que ela estava caindo e que ela tinha se soltado da fivela de segurança. A vítima, de acordo com o depoimento do instrutor, caiu durante tentativa de aterrissagem.
 
“Ele falou que no momento do voo houve uma primeira tentativa, nessa primeira tentativa a vítima parou na corrida da rampa e eles vieram ao solo no momento da corrida e teve que fazer uma segunda tentativa. Na segunda tentativa a vítima novamente parou, mas eles foram assim mesmo, voaram, teve uma queda de altitude, mas logo em seguida eles recuperaram, e no momento do percurso ele percebeu que ela estava caindo, ele tentou segurar, botou a perna, mas ele não teve força suficiente, e ela caiu ao solo, vindo a morrer”, disse o delegado.
 
A polícia também tenta localizar a câmera que teria sido usada para registrar o voo. Segundo o irmão da jovem, a câmera sumiu após o acidente. O delegado afirmou que o instrutor será intimado a apresentar a câmera à delegacia, sob crime de desobediência.
 
A polícia vai fazer perícia no parapente e nas correias de segurança para tentar entender o que aconteceu.
 
Amigas acreditam em falha
 
Três amigas do irmão de Priscila, que estavam no local da decolagem, estiveram na delegacia na manhã desta segunda (26). Elas acreditam que tenha ocorrido uma falha na segurança. “Já vi muitas pessoas voando e na hora que eles saltaram, ela desgrudou dele, ela caiu. O parapente deu uma queda absurda e depois subiu. Isso não é uma coisa normal", diz a fotógrafa Carolina Beiriz, que filmou a decolagem da rampa de pouso.
 
"Vendo o meu vídeo você que eu dou um grito na hora. O que eu senti, depois do que eu filmei e cheguei embaixo e ela não estava, sabia que tinha alguma coisa errada. O cara não conectou a perna dela, para mim isso é fato”, afirmou Carolina, ressaltando que, depois do acidente, alguém da empresa ainda teria tentando devolver o dinheiro pago pelo voo (R$ 250) ao irmão da vítima.
 
Responsável por empresa nega falha
 
A assessoria do Clube São Conrado de Voo Livre, responsável pelo salto, lamentou o ocorrido e alegou que foi “uma fatalidade". O clube informou que “o índice de incidentes é muito baixo. Todos os instrutores tomam todas as precauções necessárias para a segurança das pessoas. Acidente como esse nunca ocorreu”.
 
Vinícius Cordeiro, diretor de Comunicação do Clube São Conrado de Voo Livre, disse que eles também vão investigar o caso.
 
“Aconteceu uma fatalidade.O voo livre está chocado com isso, a gente sente a dor dessa família, nunca aconteceu antes na história do voo livre no Rio de Janeiro e a gente tem que descobrir o que aconteceu”, disse Vinícius. As informações são do G1.

Sandy apresentará reality show sobre lutadores de MMA

Divulgação | Vitor Belfort, Sandy e Wanderlei Silva

Foto: Divulgação | Vitor Belfort, Sandy e Wanderlei Silva

O TUF Brasil é um reality show que acontece pela primeira vez no país. E Sandy, conhecida por ser doce e delicada, vai participar da atração. Ela vai acompanhar o dia-a-dia dos lutadores de MMA da casa em um quadro do 'Fantástico' denominado “Sandy na Casa dos Campeões”.

Por incrível que pareça a cantora é de lutas, inclusive do UFC, com direito a idas nos eventos e tietagem aos lutadores como Anderson Silva e Júnior Cigano. A moça se interessou pela luta quando começou a lutar boxe.

Recentemente, o presidente do UFC, Dana White, revelou à revista "Poder-Joyce Pascowitch" que o Brasil é o principal mercado do evento após os EUA e que ele vem ao país pelo menos uma vez por mês desde a primeira edição do UFC Rio, realizada em agosto 2011. A meta de White é tornar o esporte um fenômeno global e organizar "uma Copa do Mundo do UFC." A marca atinge 1 bilhão de casas em 150 países.

Na estreia do novo quadro, Sandy entrevistou Vitor Belfort e Wanderlei Silva, treinadores do TUF. Os dois, aliás, serão adversários em uma partida UFC no mês de junho, que ocorrerá no no Rio de Janeiro. (AdNews)

Cartão que oferece parcelamento em 200 vezes inicia operação na Bahia

Correio

Foto: Correio

Dentro de pouco mais de um mês, o consumidor baiano poderá ter acesso a uma nova bandeira de cartões de crédito que permitirá o parcelamento de compras em até 200 vezes e operará a juros bem mais baixos do que os praticados pelo mercado. No Sudeste do país, a bandeira brasileira Shopcards começará a operar em abril.
"Estamos fechando parcerias com empresas do varejo de linha branca (geladeiras, fogões e outros eletrodomésticos grandes), linha marrom (televisores, som e vídeo), além de supermercados e shopping centers", revelou o vice-presidente da Shopcards, Marcello Gimenez.

O parcelamento vai variar de acordo com a fidelização de clientes aos estabelecimentos que contratarem a bandeira, mas o sistema permite parcelar em até 200 vezes - os prazos mais longos serão concedidos em compras maiores, como, por exemplo, o mobiliário e a decoração de apartamentos novos.

A ideia da empresa é operar com o financiamento de bancos de pequeno e médio portes e firmar parcerias com lojas, supermercados, entre outros, para que o cartão funcione como um "private label", com os nomes das lojas que trabalhem com a bandeira. Para começar a operar, a Shopcards está em vias de firmar parcerias com pelo menos 15 bancos de todo o país, excluídas instituições financeiras de grande porte, comprometidas com grandes operadoras de cartão de crédito.

Fidelização

A aposta da Shopcards é investir no aprimoramento da relação entre o comércio e os clientes a partir de uma base de dados que forneça aos lojistas informações mais apuradas acerca das possibilidades, gostos e hábitos de consumo dos compradores - o que possibilitará a concessão de prazos com mais segurança. Além disso, os cartões da bandeira cobrarão anuidade zero para o cliente; o comerciante não precisará pagar pelo aluguel da maquineta e as taxas de administração serão bem mais baixas que as cobradas pelos cartões de crédito existentes hoje no mercado. "Cobra-se de 3,5% a 6% por transação; nós cobraremos 1,5%, no máximo", explicou Gimenez.

Compras

A expectativa é que, com essas facilidades e com a fidelização dos clientes, as lojas ampliem os prazos, de acordo com o valor da compra. “Por exemplo, uma loja de eletrodomésticos que divide em até 10 vezes poderá dividir em até 24 vezes”, diz ele.

A Shopcards não pretende atuar, inicialmente, na venda de veículos ou de imóveis, mas está negociando contrato com uma empresa do ramo da construção civil, uma incorporadora e arquitetos para possibilitar a compra parcelada da decoração de apartamentos novos.

“Para que o cliente não receba o apartamento vazio como uma casca de ovo, ele poderá negociar direto com a incorporadora a compra da decoração, parcelada de 100 a 200 vezes”. A empresa também deve atuar no ramo da saúde, proporcionando o parcelamento de despesas médicas, odontológicas e estéticas.

O músico Ataualba Meirelles usa cartões de crédito no seu dia a dia, mas considera uma "loucura" parcelar uma compra em tantas vezes. "Isso pode acabar enrolando as pessoas", acredita. Ele elogia, porém, a iniciativa de aproximar os lojistas dos seus clientes.

Dívidas trazem riscos à economia

O economista Luciano Lisboa, da Unifacs, aponta o risco de o excesso de crédito levar a um endividamento ainda maior das famílias brasileiras. “E como temos acompanhado no noticiário, a facilidade do crédito no país tem feito a inadimplência subir”, acrescenta.

Segundo ele, o aumento do endividamento das famílias pode levar, no longo prazo, à queda do consumo, prejudicando o crescimento do país. Mas Lisboa considera que a oferta de crédito com maior parcelamento, com o cartão da Shopcards, pode ser positiva para o consumidor, desde que haja planejamento.

“É importante fazer uma planilha com a receita e os gastos da família”. Ele ainda considera altas as taxas de juros prometidas pela Shopcards, apesar de ainda serem mais baixas que as do mercado. “Em um país com uma taxa de 9,75% ao ano, 5% ao mês ainda é muito alto”.

País tem três cartões para cada habitante

No ano passado, o número de cartões em circulação no Brasil atingiu a marca de 687 milhões por habitante, o equivalente a mais de três cartões por pessoa. Isso representa um aumento de 9% no número de unidades na comparação com 2010.

Segundo Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), houve crescimento de 13% no número de cartões de crédito, de 7% para cartões de débito e 10% para os cartões de rede/loja. A pesquisa mostrou que houve crescimento de 5% no tíquete médio das operações. Ao final de 2011, do total de plásticos em circulação o de débito é o de maior quantidade: 266,3 milhões.

Em seguida, aparecem os cartões de rede de lojas e de crédito, com 247,4 milhões e 173,2 milhões de unidades, respectivamente. O número de transações com débito se igualou ao de cartões de crédito, com 3,4 bilhões cada modalidade. A estimativa é de que as transações de crédito superem as de débito neste ano.
Informações do Correio.