quarta-feira, 13 de julho de 2016

Barreiras: Em assalto, funcionário de banco é abandonado com explosivos no corpo

Um funcionário de uma agência do Santander de Barreiras, no extremo oeste baiano, foi amarrado com supostos explosivos. O fato ocorreu após uma tentativa de assalto na manhã desta quarta-feira (13). 
Criminosos teriam sequestrado a mãe do funcionário em uma residência. Depois, o obrigaram a sacar dinheiro no cofre do banco. Como não conseguiram levar o dinheiro, o homem foi abandonado dentro da agência. Ainda segundo a Polícia, a mãe do bancário também foi libertada e não corre risco de morte. Agentes especializados estão a caminho da cidade para desativar o artefato, envolto na cintura do funcionário. Até as 12h15 desta quarta o material não tinha sido retirada do corpo do bancário. A área do banco continua isolada pela polícia. Com informações do Sigi Vilares.

Frigorífico atende recomendação do MP e se abstém de abater jegues em Serrinha


Recomendação expedida pelo Ministério Público estadual, nesta segunda-feira (11), motivou o frigorifico Frigoserra, no município de Serrinha, se abster de realizar abates de jegues, equídeos, mulas, jumentos e quaisquer outros animais do gênero “equidae”. Segundo a promotora de Justiça Letícia Baird, a Recomendação foi feita após a Promotoria tomar conhecimento de um suposto abate ilegal de jegues que aconteceria hoje (12) no estabelecimento, o que motivou a realização de diligência no local.

No documento, a promotora orienta ao estabelecimento que seja comprovado, no prazo de 24h, o encaminhamento dos animais para pastagem, disponibilizando água, alimentação, tratamento e abrigo adequados, por meio, inclusive, da apresentação de laudo técnico por profissional habilitado, acerca das condições dos animais. Além disso, que o frigorífico apresente no mesmo prazo as guias de trânsito dos animais e exames sanitários relativos aos jegues que encontram-se no estabelecimento.

Entre outras orientações, consta que o Frigoserra deverá apresentar documentação que comprove autorização prévia do serviço de inspeção estadual e federal para abates destes animais; termo de cooperação técnica com cronograma de atividades aprovado pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), registro e atendimento às necessidades técnico sanitárias prescritas no Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa ).

De acordo com a promotora de Justiça Letícia Baird, a expedição da recomendação se deu considerando, entre outros aspectos legais, que “a matança “autorizada” de jegues não é solução adequada e ética sob o viés normativo internacional e constitucional, sobretudo em se tratando de animais historicamente explorados, em situação de risco e maus-tratos, salientou. Fonte: Mais Política.

SANTALUZ-BA:Quatro são mortos em intervalo de 7 horas

Foto: Reprodução / Notícias de Santaluz
Quatro homicídios foram registrados em Santaluz, na região sisaleira baiana, nesta terça-feira (12). Segundo a Polícia Civil local, os crimes ocorreram em um intervalo de sete horas. As primeiras vítimas, dois jovens, foram mortos durante a tarde, nos bairros JK e Mãe Rufina. Já à noite, por volta das 20h30, outros dois foram assassinados em um bar, situado na Rua J.J. Seabra. Um adolescente de 17 anos morreu no local, e Michael dos Santos Cordeiro, de 19 anos, foi morto com golpes de faca quando tentava fugir do bar, informou o Notícias de Santaluz. Ainda segundo a Delegacia Territorial, não há informações sobre a autoria nem a motivação dos crimes. Até a manhã desta quarta-feira (13), nenhum acusado tinha sido preso. BN

Mulher perde parte do braço ao embarcar em estação de trem no RJ

Foto: Reprodução/Facebook
Uma passageira da SuperVia, identificada como Geyse Moraes de Souza, se acidentou na tarde desta segunda-feira, na estação da Penha Circular, na Zona Norte do Rio, ao cair no vão entre o trem e plataforma quando tentava embarcar numa composição que seguia com destino à Central do Brasil. Imagens postadas na internet mostram que a usuária teve parte do braço direito amputado. Segundo a SuperVia, o Corpo de Bombeiros e o Grupamento de Policiamento Ferroviário (GPFEr) foram acionados para as providências necessárias. A passageira foi encaminhada para o Hospital Getúlio Vargas, também na Penha. A concessionária informou que logo após o acidente bloqueou uma das linhas, enquanto era realizado o atendimento à vítima. De acordo com o jornal Extra, a concessionária informou ainda que preza pela segurança dos passageiros e se utiliza de diferentes formas de comunicação para alertá-los sobre os cuidados que devem tomar ao utilizar o sistema ferroviário. No início da tarde desta terça-feira, a direção do Hospital estadual Getúlio Vargas informou que a paciente apresenta estado de saúde estável.

Em 4 dias, quase 15 mil motoristas são multados por não ligar farol baixo de dia

Nos quatro primeiros dias de vigência da lei que obriga os veículos a circular com o farol baixo aceso em estradas federais durante o dia, cerca de 14,9 mil motoristas foram autuados por descumprirem a norma em rodovias federais. O balanço foi divulgado nesta terça-feira (12) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e contabiliza as multas aplicadas entre sexta-feira (8) e segunda-feira (11). A lei n° 13.290/2016 entrou em vigor no último dia 8. Segundo a Agência Brasil, o motorista flagrado com as luzes apagadas comete infração média e recebe quatro pontos na carteira de habilitação, além de multa de R$ 85,13. De acordo com a PRF, os dados de infrações são preliminares, uma vez que o agente tem o prazo de até 5 dias para fazer o registro no sistema e o fechamento ocorre após 30 dias. Na avaliação do órgão, o número de infrações aplicadas tende a cair com o passar dos dias devido ao trabalho educativo e à medida em que os condutores se acostumem com a lei e adquiram o hábito de ligar o farol. O objetivo da legislação é aumentar a segurança nas estradas e contribuir para a redução de acidentes frontais. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), estudos mostram que a presença de luzes acesas reduz entre 5% e 10% o número de colisões entre veículos durante o dia. O farol baixo não pode ser substituído por farol de milha, farol de neblina ou farolete. Já o uso de faróis de rodagem diurna (DRL - Daytime Running Light), ou faróis de LED, também é válido, segundo o Denatran. O DRL é um filamento de luzes de LED presente em veículos mais modernos e acionado automaticamente quando o carro é ligado. Os motoristas de carros com esse dispositivo não precisam ligar o farol baixo. Manter os faróis acesos em luz baixa durante o dia já era obrigatório para ônibus em faixas próprias e para motocicletas. Também é obrigatório para todos os veículos em túneis. Com informações da Agência Brasil.

Águia ataca e tenta voar com criança de 7 anos na Austrália.

Merelyn Cerqueira
Um menino de sete anos de idade foi atacado por uma Aquila audax durante um show de aves de rapina que ocorreu na Austrália recentemente. A ave, que é considerada a maior espécie de rapina do país, acabou deixando-lhe um corte no rosto.
Segundo informações do jornal The Independent, a criança visitava com a família o Desert Park de Alice Springs quando a águia desceu e o agarrou pelo capuz utilizando suas garras. Ele teria chamado a atenção da ave enquanto puxava o zíper do agasalho repetidas vezes, o que fez com que ela mudasse o curso e se dirigisse a seu encontro.
A imagem foi registrada por Christine O’Connelly, que estava perto durante o acontecimento. Segundo ela, por alguma razão, a águia não gostou quando o menino brincou com o zíper, então, ao invés de voar para seu poleiro, onde era pretendido, voou em direção a ele para o atacar. “O show foi rapidamente cancelado e o menino levado para primeiros socorros. Essas garras são enormes, o garoto teve muita sorte”, disse.
Acredita-se que essa tenha sido a primeira vez que uma Aquila audax, cuja espécie tem uma envergadura de até 2,84 metros, atacou um membro do público. De acordo com informações do Herald Sun, a mãe e a criança estavam em choque.
De acordo com um porta-voz do parque, os ferimentos não foram graves, mas o incidente está sendo investigado. 
A Aquila audax é a maior ave de rapina da Austrália, podendo ser encontrada também em regiões da Nova Guiné, Papua Nova Guiné e Indonésia. São conhecidas por serem adaptáveis em suas buscas por presas. Já foram vistas caçando lebres e coelhos, bem como membros mais fracos de rebanhos de canguru e ovelhas. Atualmente, estão registradas como ameaçadas de extinção pelo governo australiano e há menos de 200 casais deixadas para viver na natureza selvagem.  [ Independent ] [ Fotos: Reprodução / Christine O’Connelly / Instagram ]

Homem é assassinado a tiros na cidade de Ponto Novo

Por volta das 19h desta terça-feira, 12 de julho de 2016, um homem conhecido como Beto foi assassinado a tiros n centro da cidade de Ponto Novo. Segundo informações, homens em um veículo preto atiraram contra Beto em uma rua próximo a Praça Manoel Novaes.
Fonte: Augusto Urgente!

MIGUEL CALMON-BA> Frigorífico inicia abate de jegues

Foto: Reprodução / Jacobina Notícia
Um abatedouro em Miguel Calmon, no Piemonte da Diamantina, deu início ao abate de jegues nesta segunda-feira (11). A atividade é autorizada pela Secretaria de Agricultura do Estado através da Portaria n° 255, e não prevê a destinação para consumo humano. Para acompanhar o procedimento, quatro veterinários do Estado foram até o frigorífico que fará o abate exclusivo dos equídeos – que incluem jumentos, burros e cavalos – nas segundas-feiras. Conforme a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), a maioria dos animais abatidos é errante, abandonados pelos donos, e a carne será direcionada para locais como zoológicos para alimentar animais de grande porte. Um site local informou que no primeiro dia de abate cerca de 300 animais foram abatidos. Ainda segundo a Adab, o couro dos animais será exportado para a China, como parte do acordo com aquele país que usa a pele do jumento para ser curtido e transformado em produtos como sapatos, bolsas ou similares, além de medicamentos e cosméticos. Segundo a Adab, o abate de jegues, que deve ser feito sem dor, é feito ainda nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul. BN

Aids regride no mundo, mas avança no Brasil, diz relatório da ONU

O número de pessoas infectadas pelo vírus da aids volta a subir no Brasil, enquanto a UNAids - programa da Organização das Nações Unidas (ONU) para combater a doença - alerta que os avanços pelo mundo nos primeiros dez anos do século 21 perderam força. Dados publicados nesta terça-feira, 12, pela entidade revelam que, se cerca de 43 mil novos casos eram registrados no Brasil em 2010, a taxa em 2015 subiu para 44 mil.
Em termos globais, a agência de combate à aids aponta que o número de novas infecções pelo mundo caiu apenas de forma modesta, de 2,2 milhões em 2010 para 2,1 milhões em 2015. O Brasil e a América Latina, porém, caminharam em uma direção oposta.
Hoje, são 36,7 milhões de pessoas vivendo com a doença pelo mundo e com 1,1 milhão de mortes.
No total, a população vivendo com aids no Brasil passou de 700 mil para 830 mil entre 2010 e 2015, com 15 mil mortes por ano. "O Brasil sozinho conta com mais de 40% das novas infecções de aids na América Latina", alertou a Unaids.
A organização destaca importantes avanços na região no que se refere à contaminação de crianças, com uma queda de 50% em apenas cinco anos. Mas, entre adultos, a UNAids alerta para um aumento de casos de 2% entre 2010 e 2015, atingindo um total de 91 mil novas infecções por ano.
Na América Central, as taxas de aumento foram de quase 20% em países como Belize, Nicarágua e Guatemala. No México, a alta foi de 8%, contra 5% na Colômbia e 4% no Brasil. Em pelo menos dez países latino-americanos, porém, houve queda no número de novos casos, incluindo Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
No Brasil, apenas 6% do orçamento seria usado para programas de prevenção e, dos 830 mil pessoas vivendo com a doença, 452 mil estariam recebendo a terapia, cerca de 55%.
Em termos gerais, o Brasil gastaria cerca de US$ 800 milhões com o combate à aids, segundo dados de 2014. Mas o estudo alerta que a prevenção pode estar falhando. Quase metade dos homens que tem relações sexuais com outros homens nunca tinha sido testado.
A preocupação dos especialistas da ONU não é apenas com o Brasil. Segundo a entidade, depois de "quedas significativas" da aids no mundo, os avanços se estagnaram. Desde 1997, o número de novas infecções pelo mundo caiu em 40% e em 70% entre crianças.
Mas, ainda assim, 1,9 milhão de pessoas a cada ano desde 2010 em média foram afetadas. "A prevenção precisa ser fortalecida", alerta a entidade.
A ONU espera acabar com a aids até 2030. Mas os últimos dados mostram tendências contrárias. No Leste Europeu, o número de novos casos aumentou em 57% entre 2010 e 2015. No Caribe, depois de anos de queda, a expansão é de 9% a cada ano desde 2010. No Oriente Médio, o aumento foi de 4%, a mesma taxa na África.
Na Europa e na América do Norte, a queda no número de casos foi insuficiente para compensar o aumento nas demais regiões. Em 35 anos, 35 milhões de pessoas morreram no mundo por causa da aids e 78 milhões foram infectadas.
Na avaliação da entidade, governos precisam focar seus esforços em determinadas populações mais vulneráveis. Homens que mantêm relações com outros homens têm 24 vezes mais chance de ser contaminados do que a média da população, a mesma taxa que usuários de drogas injetáveis. Já prostitutas têm dez vezes mais chances e prisioneiros, cinco vezes mais. No total, esses grupos representam um terço das novas contaminações no mundo.
Apesar dos avanços, apenas 57% das pessoas infectadas sabem que são portadoras do vírus e somente 46% dos doentes têm acesso a tratamento, cerca de 17 milhões de pessoas.
O avanço da doença ocorre no mesmo momento em que as doações internacionais sofreram quedas importantes. Em 2013, elas foram de US$ 9,7 bilhões. Mas caíram para US$ 8,1 bilhões em 2015. No ano passado, US$ 19,2 bilhões eram necessários para lidar com a doença.
Se não bastasse a falta de recursos, a entidade alerta que apenas 20% dos gastos com a aids têm sido usado para programas de prevenção.
Fonte: Com informações do UOL