sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Homem morre em acidente de moto no município de Quixabeira

O aposentado Valdemar Andrade dos Santos, conhecido como "Cuscuz", morreu em um acidente de moto na estrada vicinal que liga a BA-791 à fazenda Pintado, no município de Quixabeira.

O acidente aconteceu por volta das 18 horas desta quinta-feira, 24 de dezembro de 2015, quando o mesmo trafegava em uma motocicleta Honda 150 em companhia do seu genro que o acompanhava em outra motocicleta.

As primeiras informações dão conta que "Cuscuz", estava alcoolizado e perdeu o controle da moto vindo a cair na estrada, sendo atingido pela motocicleta que vinha atrás.

Cuscuz veio a óbito no local, enquanto o genro teve pequenas escoriações e foi encaminhado pela equipe da SAMU-192 para a UPA de Capim Grosso.
Informações do Blog Ril de Beto.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Minas Gerais: 33 Municípios não registram homicídios há mais de 10 anos


O Governo do Estado de Minas Gerais realizou evento na última quinta-feira (10/12), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, para premiar os 33 municípios que registraram índice zero de homicídio nos últimos 10 anos, de acordo com dados da Polícia Militar (PMMG) e da Secretaria de Estado de Saúde (SES).
O Prêmio, além de conferir o devido reconhecimento e destaque às pessoas físicas e jurídicas que contribuem para o avanço dos índices de direitos humanos no Estado, torna visíveis as práticas exitosas nesse setor. A condecoração busca incentivar a produção e o fomento de ações que privilegiem a temática dos direitos humanos.
O governador Fernando Pimentel enviou mensagem aos participantes, que foi lida durante o evento. Na mensagem, o governador afirma que a política de “direitos humanos é prioridade” em seu governo, e que sua administração tem “atuado no sentido de reduzir os índices de violência e pela valorização da diversidade, sempre por meio do diálogo franco com a sociedade, procurando incorporar a cidadania na luta contra qualquer tipo de violação dos direitos fundamentais em Minas Gerais”. “Não há paz onde há insegurança, desigualdade e intolerância”, completou.
O secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda, disse que o prêmio, realizado também em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, foi inspirado na cidade de Rio Doce, na Zona da Mata mineira, onde há mais de 50 anos não se registra nenhum assassinato. Para ele, “Minas pode e deve dar o exemplo do desarmamento, do combate à violência, da promoção do diálogo em vez do discurso do ódio. A cultura da paz e do respeito deve ser compromisso acima de qualquer divisão política, ideológica e religiosa”.
Os municípios premiados foram: Alto Caparaó, Arantina, Belmiro Braga, Capela Nova, Caranaíba, Carrancas, Casa Grande, Conceição da Barra de Minas, Congonhal, Dom Viçoso, Douradoquara, Fama, Gonçalves, Grupiara, Ibituruna, Ingaí, Itambé do Mato Dentro, Madre de Deus de Minas, Maripá de Minas, Minduri, Olímpio Noronha, Paiva, Passabém, Pequeri, Rio Doce, Rochedo de Minas, Santana do Garambéu, Santo Antônio do Rio Abaixo, São João da Mata, Senhora dos Remédios, Serranos, Turvolândia e Itamarati de Minas.
Como prêmio, eles vão receber acervos de livros e equipamentos para suas bibliotecas. (Informações Paracatu Net)

Motorista tenta se aposentar e descobre que está 'morto' há 19 anos

"Pro cartório, pro INSS, eu estou morto". A frase é do motorista Jorge Luiz Corrêa, morador de Angra dos Reis (RJ). Ao reunir a documentação necessária para dar entrada no pedido de aposentadora, ele descobriu que, para os órgãos públicos, morreu há 19 anos. Um documento de um cartório de Joinville (SC) diz que as causas foram parada cardiorrespiratória, falência de múltiplos orgãos e politraumatismo. Além disso, a certidão aponta que ele está enterrado em Araquari, no mesmo estado. "A gente reparou que faltava a certidão de nascimento. Esperamos cerca de 20, 25 dias e chegou uma certidão de óbito", disse o amigo de Jorge, José Geraldo Dama Ferreira. "A situação em que ele se encontra hoje não tem como esperar", disse a amiga Vera de Fátima Paiva Ferreira. Além de não conseguir dar entrada na aposentadoria, Jorge, de 63 anos, também tem dificuldades para se inscrever em programas sociais e pegar remédios no posto de saúde. A certidão de óbito mostra que Jorge morreu em 1996. No entanto, em 2014, ele conseguiu renovar a carteira de habilitação sem qualquer questionamento. Além disso, trabalhou registrado em várias empresas e nunca teve problemas. "Consegui arrumar alguns empregos para ele, nas empresas que passei. Todos de carteira assinada e em nenhum deles se constatou essa questão", explicou o afilhado, Éderson Paiva Ferreira. A Defensoria Pública do Rio de Janeiro informou à produção do RJTV que foi comprovado que o documento não se refere a alguém que tenha o nome completo igual ao de Jorge Luiz Corrêa. Por isso, entrou com uma ação para desconstituição de óbito, para cancelar a certidão. Não há um prazo para o fim do processo.

Bandidos explodem o Banco do Brasil de Gentio do Ouro

Por volta de 1:30h da madrugada desta quarta-feira, 16 de dezembro de 2015, homens fortemente armados explodiram a agência do Banco do Brasil da cidade de Gentio do Ouro. Na ação o bando também roubou o Mercado Reinavam, onde havia também um caixa eletrônico. A ação com tiros e explosões de dinamites causou pânico aos moradores da pacata cidade de pouco mais de 10 mil habitantes.

Serrolandia/BA: Jovem atingindo por tiros é transferido para Salvador

Por volta das 20:20h desta terça-feira, 15, Eiedson Barros Ferreira, 23 anos, conhecido como Sinho foi vítima de disparos de arma de fogo na Rua 6 de Maio.
Segundo informações, dois homens em uma moto chegaram ao local e efetuaram disparos contra Sinho, que foi socorrido por populares para o Hospital Municipal.

Por volta das 22h Eliedson foi transferido para Salvador, em busca de atendimento especializado. Ainda de acordo com informações, o vitimado foi atingido na perna, braço e queixo. A Polícia Militar esteve acompanhando o fato e realizou a escolta da ambulância.
Fonte: Augusto Urgente!

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Remédio contra a enxaqueca: caseiro e natural

Foto: SalDoHimalaia/divulgação
Só quem tem enxaqueca sabe como incomoda.
A boa nova é que é possível acabar com as crises, rapidamente, usando um remédio caseiro e natural, feito à base de limão e do sal do Himalaia. (veja abaixo)
A receita está no livro do médico americano Donald Lenore, “The Ultimate Healing System: The Illustrated Guide to Mescle Testing & Nutrition”.
Nesse livro, o autor defende a tese de que a dor de cabeça da enxaqueca é causada ​​por uma deficiência de sódio orgânico.
Sal do Himalaia
Trata-se de sódio orgânico, presente em sal de boa qualidade, como o sal do Himalaia. O sal comum (cloreto de sódio puro) é um veneno e muito prejudicial à saúde.
O sal do Himalaia é um sal de verdade, um sal integral.
Ele é considerado o sal mais puro do planeta e fornece mais de 60 minerais e elementos naturais encontrados no corpo humano.
O sal do Himalaia fortalece o sistema imunológico, aumenta os níveis de energia, equilibra os níveis de serotonina no sangue, restaura o equilíbrio alcalino e os eletrólitos do corpo.
É caro?
Não, porque ele é mais concentrado e deve ser usado em pequena quantidade.
Além disso, os benefícios dele fazem valer a pena o investimento.
Pessoas hipertensas devem consultar o seu médico sobre o uso do sal do Himalaia.
Remédio Natural contra enxaqueca 
Ingredientes
1 limão
2 colheres (chá) de sal do Himalaia legítimo
Meio copo de água
Modo de preparo
Esprema o limão e adicione meio copo de água.
Depois, coloque as duas colheres (chá) de sal do Himalaia, mexa bem e tome na hora.
Essa bebida é para ser tomada durante a crise de enxaqueca e é mais eficiente quando ingerida logo no início da crise. Com informações do CuraPelaNatureza

Estado Islâmico ordena morte de bebês com deficiência

Foto: Getty Images
O Estado Islâmico ordenou aos seus militantes o assassinato de crianças com alguma deficiência. Segundo informações do jornal O Globo, uma organização que acompanha as ações do grupo contabiliza 38 crianças com síndrome de Down, ou com algum tipo de deficiência, mortas pelo EI por sufocamento ou por injeção letal. A ordem foi dada de Mossul, a segunda maior cidade iraquiana, controlada pelo grupo. De acordo com o porta-voz da Mossul Eye, página na internet que denuncia essas ações, o Estado Islâmico instituiu uma ‘fatwa’ (decreto religioso) que autoriza seus membros a matar bebês deficientes recém-nascidos. A maioria dos bebês mortos com alguma deficiência são filhos de combatentes estrangeiros que vivem na região com mulheres iraquianas, sírias e asiáticas. BN

Será que você tem habilidades especiais na hora do sexo?

Você já parou para pensar se tem habilidades especiais no sexo? Responda ao teste e descubra mais sobre a sua performance na cama | Consultoria: Rose Villela, psicóloga, coordenadora e professora do Instituto Sedes Sapientiae, em São Paulo. Faça o teste em: http://zip.net/bssqMC

BRUMADO-BA: Na falta de larvicida, agentes de endemias utilizam peixe para combater a dengue


Fotos: Lay Amorim
Brumado Notícias - Há meses o município de Brumado não recebe o larvicida para combater o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e da chikungunya. Desde então, o índice de proliferação do mosquito subiu, o que preocupa a Vigilância Epidemiológica (Vigep). Dentre os locais mais afetados estão os bairros São Félix, Malhada Branca, São Sebastião, Apertado do Morro, Urbis II e III, Residencial Bom Jesus, Cidade das Esmeraldas e Irmã Dulce. Nessas localidades os agentes de endemias Genivaldo Rocha da Silva e Valdir de Freitas Santos estão utilizando uma espécie de peixe conhecido no agreste do Pernambuco como Guppy para combater o mosquito. É um peixe pequeno, que se alimenta de 100% das larvas que surgem nos reservatórios. Ele também é conhecido como “chupa pedra” por trabalhar limpando as bordas das caixas de alvenaria, comendo qualquer substância orgânica que encontrar pela frente. O peixe é forte e resiste a água clorada e com baixa salinidade, além de se reproduzir rápido - uma fêmea pode produzir até 100 filhotes por mês, segundo dados coletados pelos agentes. 
Valdir, que fez a primeira captura de 26 peixes há seis anos, disse ao site Brumado Notícias que já distribuiu vários filhotes na região. “Sempre que fazemos a entrega incentivamos os moradores que tão logo percebam que os peixes deram cria passem para seus vizinhos. Desta forma todos se tornam agentes multiplicadores no combate ao mosquito”, afirmou o agente de endemias. Segundo Genivaldo Rocha, supervisor dos agentes de endemias na região, foram detectadas mais de 900 larvas do mosquito na localidade durante o ano. O supervisor apresentou um lote com mais de 170 amostras coletadas no último mês. “Se a comunidade não participar, não vamos conseguir vencer esse mosquito. O peixinho vai ajudar e muito, mas para isso os moradores precisam colaborar com as nossas ações. Sem a mobilização popular e do poder público, o mosquito conseguirá fazer muitas vítimas em nossa cidade”, pontuou o agente supervisor.

Começa a chover no distrito de Itaitu e incêndio poderá ser debelado nas serras de Jacobina

Depois de relâmpagos e trovões, por volta das 19:10h desta segunda-feira, 14 de dezembro de 2015, a chuva que era tão esperada começou a cai na região do distrito de Itaitu.
 Um incêndio que iniciou há 7 dias devasta às serras de Itaitu, Piancó, Coreia, Jaboticaba e uma área próximo ao Parque Sete Passagens na divisa com o município de Miguel Calmon.

Ficamos na esperança que a chuva chegue em todas às áreas afetadas pelas chamas.

Segundo informações, os brigadistas voluntários desceram às serras da região de Itaitu e seguem comemorando para Jacobina.
Fonte: Augusto Urgente!

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Incêndio no distrito de Itapeipu em Jacobina

Tarde de terça feira, 08 de dezembro de 2015, e na entrada do distrito de Itapeipu há um incêndio em uma área fechada.
Fonte: Augusto Urgente!

Jacobina está em estado de alerta, com fogo na região de Itaitu.

Por volta das 17:20h desta quarta-feira, 09 de dezembro de 2015, estivemos em contato com o Lucimário Duarte da Secretaria de Meio Ambiente de Jacobina, que declarou que o município está em estado de alerta devido ao fogo, que consome às serras na região de Itaitu e Timbó. Lucimário esteve com Pedro Matos que também é da secretaria na região de Itaitu, onde observou vários focos de fogo, que segue queimando em direção ao parque das cachoeiras. 
O Corpo de Bombeiros Civis Voluntários trabalham para debelar as chamas na região de Itaitu e através do WhatsApp, Pedro Matos convoca voluntários e colaborares  para apagar o fogo na região, que segue devastando tudo pela frente. 
Lucinario diz que Ivan Aquino que é Secretário de Meio Ambiente, está em Salvador, onde busca através da Defesa Civil e INEMA a vinda de uma aeronave para apagar o fogo no município.
Às informações, é que homens conseguiram fazer um grande 'aceiro' uma barreira para impedir que o fogo chegue ao Parque Estadual Sete Passagens, na região de Miguel Calmon.
Nesta tarde, há também um outro foco de incêndio na região da Pingadeira, próximo ao Bairro Vila Feliz, presume-se que seja mais um incêndio criminoso no município.
Fonte: Augusto Urgente!

domingo, 6 de dezembro de 2015

Campanha 'Dezembro Laranja' busca conscientizar sobre os riscos do câncer de pele

por Marcos Maia/Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) deu início na última terça-feira (1º) a campanha ‪Dezembro Laranja, que alerta para os perigos da exposição excessiva ao sol e combater o câncer de pele. Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), até o momento, 5280 casos de câncer da pele não melanoma foram registrados na Bahia em 2015. Clique aqui e leia a matéria completa na coluna Saúde do Bahia Notícias !

BA: Substância que auxilia combate ao câncer não é fornecida pela Sesab há pelo menos 30 dias


por Marcos Maia*Foto: Divulgação
O Centro Estadual de Oncologia (Cican), ligado à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), não conta com a substância Octreotida em seus estoques há pelo menos um mês, privando pacientes em tratamento de câncer do cuidado adequado. Uma das pessoas afetadas pela falta do medicamento, que contém o crescimento de órgãos afetados por células cancerígenas, é Luís Guilherme Neves Santos, 29 anos, que foi diagnosticado em março de 2015 com um câncer no fígado, mas não é medicado desde 30 de setembro. “Liguei hoje [quinta-feira (3)] novamente. Me disseram, mais uma vez, que foi mandado para o setor uma solicitação para compra. Amanhã vai fazer um mês que eu deveria ter recebido a injeção", contou à reportagem do Bahia Notícias. Em nota, a Sesab assumiu a ausência da substancia nos estoques do centro e comunicou que os pregões realizados para a aquisição do medicamento não tem contado com a participação de fornecedores interessados. “Um dos motivos alegados é o preço referencial praticado pelo estado, que tem como base, por exemplo, a média de preços das atas de outros estados. Os distribuidores dizem que em função do aumento do dólar, os medicamentos possuem preços superiores”, diz o documento. A secretaria ignora o número de pacientes afetados pela falta de suprimentos de Octreotida e declarou ainda que faltas são “pontuais” e que os municípios também podem prover a substância. Para suprir a ausência do medicamento, a secretaria pretende adquirir um medicamento da mesma classe terapêutica, o Lanreotida, que deverá ser disponibilizado em 15 dias. O tempo é precioso para pessoas como Luís Guilherme: "Espero que seja verdade. Há mais pessoas, assim como eu, que precisam do remédio". BN

Fortes ventos assusta moradores de Ourolândia

Tarde de domingo, 06 de dezembro de 2015, e na cidade de Ourolândia a população está assustada com uma ventania forte.

Fonte: Augusto Urgente!

Regras para venda de acarajé preocupam ‘baianas evangélicas’

As regras para a venda do acarajé em Salvador, anunciadas na quarta-feira (2) pela prefeitura, têm despertado polêmicas. Depois da informação  de que teriam de retirar a salada, caso que não ocorrerá, como garantiu a presidente da Associação das Baianas de Acarajé, Rita Santos, as vendedoras do quitute terão de trajar roupas típicas, ou seja, bata branca, camisa, short e lenço. Por conta disso, as vendedoras evangélicas estão apreensivas. Muitas igrejas protestantes da capital baiana são contra o uso da indumentária, associada historicamente ao candomblé. De acordo com a Folha, uma “baiana” evangélica afirmou que caso a fiscalização seja rigorosa vai vender outros quitutes. "Uma colega minha já desistiu do acarajé e vai vender outros lanches. Eu ainda não sei o que fazer”, disse ao jornal. Para referendar as mudanças, a prefeitura alega a necessidade de preservar a tradição das baianas do acarajé. O bolinho é reconhecido como patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico (Iphan) desde 2005. Com informações da Folha.

Após provocar acidente, homem chama médica de ‘preta, pobre e pequena’ em Ipiaú

Um homem foi preso sob acusação de ter provocado um acidente e de fazer ofensas raciais contra uma médica em Ipiaú, no sudoeste do estado, na madrugada deste domingo (6). Aliguiere Estevão Lima teria colidido o carro dele, um Honda Civic, em um automóvel modelo Etios, de propriedade da médica Iara Brandão.

De acordo com o site Giro em Ipiaú, após ser repreendido pela médica, o motorista teria feito a manobra e retornado até a frente do prédio onde ocorreu o fato. Ali, ele desferiu ofensas contra a médica e ao recepcionista de uma clínica. A médica relatou o caso em uma rede social. “Não imaginei que passaria por uma situação tão constrangedora. Trabalhando sábado à noite, de plantão, um homem embriagado, dirigindo em alta velocidade, bate no meu carro em frente ao Hospital. Até aí, falta de sorte. Eis que me desce do carro, agressivo, fazendo ameaças, inclusive fingindo estar armado e, começa a dirigir palavras ofensivas a mim e ao outro funcionário.
 
 "Eu sou racista mesmo, você é um negão, e ela, preta, feia, pobre e pequena.. Eu sou filho de fulano, vocês não sabem com quem estão mexendo", escreveu a médica. Aliguiere foi preso pela PM e encaminhado à delegacia de Ipiaú, mas foi liberado inexplicavelmente depois de pagamento de fiança. Pela Constituição brasileira de 1988, crimes de racismo são inafiançáveis. Ainda segundo o site, o motorista tem família em Ipiaú, mas mora em Aracaju. A família do acusado não quis comentar o caso. Com informações do site Giro em Ipiaú.
 Em seu perfil na rede social Facebook, a médica Iara Brandão postou um comentário sobre o fato.

Bahia tem 87 casos suspeitos de microcefalia e seis mortes

Foto: Paulo Whitaker / Agência Reuters
A Bahia recebeu 87 notificações de casos suspeitos de microcefalia, de acordo com nota divulgada pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) nesta sexta-feira, 4. Destes, 26 foram confirmados e seis bebês morreram em decorrência da doença, sendo um em Salvador e os demais em Itapetinga, Olindina, Tanhaçú, Camaçari e Itabuna.
Das 87 notificações, em 45 as crianças tem perímetro encefálico igual ou inferior a 32 centímetros. Esse é o critério adotado atualmente pelo Ministério da Saúde, em consonância com a Organização Mundial de Saúde (OMS), para constatar a microcefalia. Nas outras 42 notificações, as unidades de saúde não informaram a dimensão do perímetro encefálico. Até esta quinta, 3, o Ministério da Saúde estava considerando que crianças com perímetro encefálico igual ou inferior a 33 centímetros tinham microcefalia. 
Neste caso, o número de notificações na Bahia passava de 87 para 112, mas esse critério mudou para seguir o padrão estabelecido pela OMS. Quando há suspeita de microcefalia, a unidade de saúde deve informar em até 24 horas a Secretaria de Saúde. 
A medida foi tomada por conta do crescimento no número de casos no Brasil. O Ministério da Saúde investiga a relação da microcefalia com o Zika vírus e febre chikungunya. As doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. Informações do jornal A Tarde

ENTRE RIOS-BA: Missa celebra um ano sem mortes na cidade

Uma missa campal de ação de graças para comemorar a marca de um ano sem homicídios, nas praias do município de Entre Rios, distante 159 quilômetros de Serrinha, foi celebrada, nesta quinta-feira (3), às 19 horas, pelo bispo diocesano de Alagoinhas, Dom Paulo Romeu, num altar montado na praça central de Porto Sauípe.
O titular da Delegacia Territorial (DT) de Entre Rios, delegado Antonio Luciano Lima, informou que, ao zerar o número de homicídios nas praias, em sua maioria relacionados ao tráfico de drogas, ocorreu também uma redução dos crimes contra a vida em toda a cidade. “Até o momento, registramos 14 homicídios neste ano, contra 34 no ano passado”, destacou.
Para o delegado, entre os fatores que contribuíram para estes números positivos estão as ações integradas das polícias Civil e Militar que resultaram nas prisões de vários traficantes. Outro fator importante foi a participação da comunidade denunciando integrantes de quadrilhas que agem na cidade. Do Portal CS