sábado, 16 de março de 2013

Papa diz que decidiu nome após frase de cardeal brasileiro

Reprodução | Papa Francisco

Foto: Reprodução | Papa Francisco

 
Em um encontro com a imprensa na manhã deste sábado (16), na sala Paulo VI, no Vaticano, o Papa Francisco disse que escolheu seu nome de líder da Igreja Católica após falar com o cardeal brasileiro Dom Claudio Hummes - arcebispo emérito de São Paulo, que participou do conclave que elegeu o novo Papa.

"Na eleição eu tinha ao meu lado o arcebispo emérito de São Paulo, um grande amigo. Quando a coisa começou a ficar um pouco perigosa, ele começou a me tranquilizar. E quando os votos chegaram a 2/3, aconteceu o aplauso esperado pois, afinal, havia sido eleito Papa. [...] Ele me abraçou, me beijou e disse 'não se esqueça dos pobres'. Aquilo entrou na minha cabeça. Imediatamente lembrei de São Francisco de Assis.'

No encontro, o novo Papa disse que a imprensa e a Igreja têm "pontos de proximidade por trabalharem com a comunicação" e que o "lugar da mídia cresceu muito, a ponto de se tornar indispensável para mostrar ao mundo os rumos da história".

O Papa também disse que a Igreja "não tem característica política, mas essencialmente espiritual", e que "Cristo está presente e dirige sua Igreja. Em tudo o que aconteceu, o protagonista é, em última instância, o Espírto Santo. Ele inspirou a decisão de Bento XVI pelo bem da Igreja. Ele influenciou na decisão dos cardeais."
 
Francisco terminou o enconro desejando "o melhor" aos presentes e suas famílias. "E desejo, de coração, a bêncão a todos vocês."

Ao final, ele abençoou um cão-guia de um jornalista com deficiência visual. As informações são do G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário