terça-feira, 5 de março de 2013

Governo venezuelano confirma piora no estado de saúde de Chávez



 


O governo da Venezuela informou na noite desta segunda-feira (4) que o estado de saúde do presidente Hugo Chávez piorou. Segundo nota do Ministério das Comunicações, “a função respiratória do presidente piorou devido a uma nova e severa infecção, e seu estado geral continua sendo muito delicado”.
“No dia de hoje, houve uma piora da função respiratória relacionada com o estado de imunodepressão próprio de sua situação clínica. Atualmente ele apresenta uma nova e severa infecção”, confirmou o ministro de Comunicação, Ernesto Villegas, pela cadeia nacional de rádio e televisão.
Villegas afirmou que Chávez vem sendo submetido a sessões de quimioterapia de forte impacto e outros tratamentos complementares. “Mas o estado geral continua sendo muito delicado”, acrescentou. O ministro ressaltou que Chávez “se mantém apegado a Cristo e à vida, consciente das dificuldades que está enfrentando e cumprindo estritamente o programa desenvolvido pelos médicos”.
Segundo Villegas, o governo acompanha os familiares de Chávez “nesta batalha plena de amor e espiritualidade” e convocou o povo “a manter-se de pé e incólume perante a guerra psicológica desdobrada por laboratórios estrangeiros com alto-falantes da direita corrupta venezuelana”.
Para ele, a oposição busca “cenários de violência como pretexto para uma intervenção estrangeira na pátria de Bolívar”. Chávez retornou há duas semanas a Caracas, após mais de dois meses em Cuba, onde em dezembro foi operado pela quarta vez em 18 meses por conta de um câncer na região pélvica. O presidente venezuelano, que não é ouvido desde 10 de dezembro em seu país e só foi visto em fotografias divulgadas pouco antes de retornar a Caracas, respira através de um tubo na traqueia como consequência de uma infecção respiratória originada de uma infecção no pós-operatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário