sábado, 1 de setembro de 2012

Mulher compra aparelho eletrônico pela internet e recebe caixa com pedras

Secom

Foto: Secom

Problemas com compras realizadas pela internet são bem mais comuns do que deveriam ser. Os consumidores que, muitas vezes, deixam de sair de casa optando pela comodidade oferecida pelos sites, podem se deparar com sérios transtornos, como aconteceu com uma consumidora feirense que recebeu em casa uma embalagem recheada de pedras no lugar de um aparelho eletrônico.
 
Maria Conceição Azevedo Silva, assim como outros consumidores, procurou a Superintendência Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) para registrar queixa contra a empresa virtual e buscar seus direitos.
 
De acordo com o superintendente do órgão, Jorge Marques, os casos têm sido bastante comuns em Feira de Santana. “O Procon, na maioria das vezes, consegue resolver o problema através de processos contra as empresas que devolvem o dinheiro pago pelo consumidor ou efetua o pagamentos de multa imputada”, informa Marques.
 
Assim que o consumidor registra a reclamação, a equipe do Procon investiga o caso. “Localizando a empresa, o próximo passo é abrir um processo requerendo a devolução do dinheiro investido pelo cliente”, explica o superintendente do órgão, acrescentando que “cerca de 80 % dos problemas com compras são resolvidos durante as audiências”.
 
Para evitar transtornos, os consumidores são alertados a adotarem alguns cuidados e não se deixarem levar por promoções exageradas. “É preciso ter cuidado com toda compra feita através da internet. O mais correto é fazer uma pesquisa sobre a empresa antes de fazer a compra, vendo se algum histórico negativo relacionado a problemas com produtos e outros fatores. Os casos de consumidores lesionados por empresas virtuais são comuns não apenas em Feira de Santana, mas em diversas partes do Brasil e do mundo”, ressalta Jorge Marques. As informações são da Secom
 

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