sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Garota com deformidade facial era conhecida como “rã humana” pela comunidade

Wu Xiaoyan tinha um grave caso de Displasia Fibrosa. Com apenas 22 anos, a chinesa possuía um tumor benigno que ocupava 75% de seu rosto, esticando sua pele ao ponto de reduzir seu nariz.
Seus olhos ficaram saltados e a população local passou a chamá-la de menina-rã.
Mesmo com muitas visitas aos médicos, a garota não respirava pelo nariz e perdeu completamente seu olfato. Nem mesmo os fortes medicamentos conseguiram aliviar seu desconforto e dores constantes.
Wu não era conhecida apenas pela aparência diferente. Ela era um exemplo para muitas pessoas, pois nunca reclamou de sua doença e se manteve forte, enfrentando as adversidades de cabeça erguida.
De acordo com o portal Diário de Biologia, “a displasia fibrosa é uma doença benigna e adquirida, no qual o espaço medular normal do osso afetado é substituído por tecido fibroso. A doença geralmente se manifesta na infância e adolescência, e se apresenta como um achado incidental ou em pacientes assintomáticos ou com sintomas inespecíficos, como dor e inchaço, sendo que o envolvimento do crânio pode causar disfunção de nervos cranianos com deficiência visual, olfativa e auditiva”.
Por ser rara, a condição era tratada com muito cuidado e desconhecimento, sem apresentar melhorias.
A condição não é hereditária e não há uma cura conhecida pelo corpo médico. Wu ganhou os noticiários em 2010, quando sua família implorava por US$ 30 mil dólares em doações, para uma cirurgia facial.
Após anos de luta, eles conseguiram o valor e, depois de 20 horas de procedimento cirúrgico para remover o tumor, ela conseguiu ter um rosto mais próximo do normal. Fonte: Diário de Biologia Foto: Reprodução / Diário de Biologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário