quarta-feira, 4 de março de 2015

Com 19 mil agentes a menos, polícia baiana sofre três vez mais denúncias que a carioca

por Vandinho Maracás - Nos primeiros 60 dias de 2015, mais de 100 denúncias já foram registradas contra policiais baianos. As queixas estão sendo apuradas pela Ouvidoria Geral do Estado e acusam envolvimento de policiais com crimes, abuso de poder e abordagens violentas, além de conduta imprópria no exercício da função. As 107 queixas protocoladas representam quase 1,78 reclamações por dia contra membros da corporação.
Para efeito de comparação, no mesmo levantamento feito pela Ouvidoria da Polícia do Rio de Janeiro, aparecem, no mês de janeiro, 7 casos de abuso de autoridade, 5 denúncias de extorsão, 3 de corrupção passiva e 2 de agressão. São 17 denúncias em 30 dias, o que dá 0,56 casos por dia, menos de um terço do que a corporação baiana.
Só as 19 suspeitas de abuso de poder pela Polícia Militar da Bahia já superam todas as denúncias contra policiais cariocas neste ano de 2015. A comparação destoa mais ainda quando considerado que o efetivo da polícia do Rio é de 52 mil homens, contra os 33 mil policiais militares baianos na ativa.
Clique na imagem para ampliar
As denúncias podem ser feitas pela internet (www.ouvidoriageral.ba.gov.br) , por telefone (162 ou 0800-284-0011), ou pessoalmente, em postos do SAC. Os denunciantes não precisam se identificar e recebem um número para acompanhar o andamento
A Ouvidoria também registra elogios a ações da corporação baiana e a atitudes individuais de agentes da lei. Os agradecimentos superam as denúncias e chegam a 246 mensagens.
Denúncias para Ouvidoria Geral da Bahia
Atuação inadequada da PM – 31
Crime com envolvimento de policial militar – 30
Abuso de Poder Polícia Militar – 19
Abordagem violenta de policial militar – 17
Conduta inadequada de policial militar fora do exercício da função – 7
Abuso de poder / Policial Civil – 3
Elogio a Polícia Militar – 176
Elogio a Segurança Pública – 54
Elogio a Policial Militar – 16

Nenhum comentário:

Postar um comentário