A partir de sexta-feira (5), o sistema de emissão de carteira de
trabalho vai ficar suspenso no interior da Bahia e na região
metropolitana de Salvador. Para quem mora na capital, a suspensão no
serviço começará no dia 12 de dezembro.
Por isso, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia
(SRTE/BA) orienta que os trabalhadores da Bahia que desejarem solicitar a
primeira ou segunda via da carteira de trabalho e previdência social
(CTPS), ainda este ano, deverão antecipar as solicitações. O sistema de
emissão voltará ao normal na Bahia a partir do dia 2 de janeiro de 2015.
“O serviço vai precisar ser suspenso porque o Ministério está
implantando um novo sistema de emissão de CTPS no país todo. Com essa
mudança, o Ministério vai agilizar o processo de produção da carteira”,
explicou em entrevista ao Jornal da Manhã desta quarta-feira (3) o chefe
do setor de políticas de trabalho, emprego e renda da Superintendência
Regional do Trabalho (SRTE), Carlos Melo. Ainda segundo ele, com a
mudança, o documento poderá ser entregue de forma imediata em alguns
postos.
Se o trabalhador conseguir uma oportunidade de emprego durante o período
da suspensão, e tiver sem o documento, o empregador pode admitir este
funcionário, que pode ficar sem a carteira por um prazo de 30 dias.
Nesse período, o empregador tem que fornecer ao empregado um documento
onde conste a data de emissão, a natureza do trabalho, o salário e a
forma de seu pagamento. Se o empregado não possuir a carteira na data em
que for dispensado, o empregador lhe fornecerá atestado de que conste o
histórico da relação empregatícia. G1 BA
Nenhum comentário:
Postar um comentário