quarta-feira, 23 de julho de 2014

Santa Cruz Cabrália, Serrolândia e Conceição da Feira festejam aniversário

Nesta quarta-feira, dia 23 de julho, três municípios baianos comemoram suas emancipações. São as cidades de Santa Cruz Cabrália (181 anos), Serrolândia (52 anos) e Conceição da Feira (88 anos). Cortado pelo Rio João de Tiba, Santa Cruz Cabrália tem uma rede hoteleira oferecendo opções que vão de hotéis luxuosos até pousadas familiares. O município conta ainda com duas Áreas de Proteção Ambiental (Apas). Uma delas é a Reserva Indígena da Jaqueira, localizada no distrito de Coroa Vermelha. A região, terra dos Pataxó antes mesmo do tempo de Cabral, preserva o que restou da rica cultura do povo indígena. Na praça onde está localizada a primeira cruz encontra-se o Centro de Comércio Indígena onde os Pataxó vendem artesanatos, roupas, colares e outras lembranças, o Museu Indígena com um pouco da história dos índios a partir de fotos, cenários reproduzidos e relatos dos próprios índios. Na região que concentra as construções coloniais é conhecida como Cidade Alta. Lá estão localizadas as ruínas do primeiro Colégio Jesuíta do Brasil, a antiga Cadeia Pública (datada de 1772) e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição (do início do século 18). A igreja possui uma única torre, pois, na época, apenas as igrejas com uma única torre não pagava impostos a Portugal.
SANTACRUZCABRALIA23
Em fins de 1929 surgiram algumas chopanas no local que mais tarde viria a denominar-se Serrote, povoado, que apesar da seca continuou seu ritmo de crescimento. Em 30 de dezembro de 1953 foi elevado à vila com denominação Serrolândia. A localidade enfrentava por um grande problema de falta de chuvas e seus recursos hídricos eram escassos, fazendo com que seus habitantes sofressem uma grande falta de água. Em vista a tudo isso o DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) se sensibilizou e atendeu as solicitações da população iniciando, em 1950, as obras para a construção do Açude Serrote. As obras duraram oito anos, mobilizando dezenas de trabalhadores, concluindo exatamente em novembro de 1958, e resultou posteriormente num considerável aumento populacional. Em 23 de julho de 1962 a vila de Serrolândia foi emancipada e desmembrada de Jacobina, tornando-se a cidade de Serrolândia e tem com cidades circunvizinhas Jacobina, Várzea do Poço, Quixabeira, Miguel Calmon, Várzea da Roça e Mairí.
Conceição da Feira foi criado, com território desmembrado de Cachoeira, a padroeira da cidade é Nossa Senhora da Conceição, comemorada com muita fé pelos habitantes no dia 08 de dezembro. Faz limites com Conceição de Feira as cidades de Cachoeira, São Gonçalo dos Campos, Governador Mangabeira, Santo Amaro da Purificação, Antônio Cardoso e Cabaceiras do Paraguaçu. Conceição da Feira (Cidade Ternura) é uma cidade pequena, de clima agradável, fica localizada no Recôncavo Baiano a poucos quilômetros de Feira de Santana. Possui uma serra onde se pratica o vôo Livre. Destaca-se ainda a produção de aves ( é conhecida na Bahia como a Capital do Frango), fonte principal de trabalho e de renda, e a criação de gado bovino. E é de lá que sai a distribuição de abastecimento de água para muitas cidades do recôncavo, incluindo a capital do estado – Salvador. Pois tem dentro dos limites da cidade uma adutora de tratamento de água e também uma barragem muito conhecida, a Pedra do Cavalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário