segunda-feira, 3 de junho de 2013

O NOSSO SÃO JOÃO TAMBEM ERA BOM MAS A SECA ACABOU ATRADIÇÃO NÃO FOI ISSO POPULAÇÃO SERROLANDESE?


NOSSO SÃO JOÃO É BOM DEMAIS
Um dos destinos mais procurados durante os festejos juninos é Ibicuí, cuja festa e tradição atraem muitos visitantes.
No município, são realizados vários eventos durante o ano, onde atrai um bom número de pessoas de toda região como: Festas de Camisas, Vaquejada, Festa de Vaqueiro, Show’s musicais etc. Mais o de maior relevância e que traz turistas de todo o Brasil é o São João a maior e mais conhecida festa de Ibicuí.


Bloco TicoMia:
Criado em 1987 durante um encontro de amigos e estudantes universitários entre eles Dourado Filho, Gastão, Carlinhos, Dionilton Arruda, Luciano Veiga e outros. No primeiro ano a turma se reuniu na Fazenda Tabajara. No ano seguinte 100 pessoas vestiram pela primeira vez a camisa do famoso gatinho. Hoje são 8 mil, e tem a frente do empreendimento o jovem Douradinho.




Bloco Brega Light
Criado em 2002 por Raimundo Cerqueira, Cássio Viana e Marcos Galvão. No primeiro ano o evento detonou como o xodó do São João de Ibicuí e 500 pessoas vestiram a marca que hoje é um dos maiores sucessos na área de eventos do interior da Bahia. Em 2005, Raimundo Cerqueira e Cássio Viana, passaram a marca exclusivamente para “Marcos de Nólia” que hoje é o grande empreendedor do Brega Light.

Quando existia apenas um vilarejo, a economia era voltada basicamente para exploração da pecuária e cultivo do cacau. Mas durante o mês de junho, praticamente toda a cidade se preparava para o São João.
Os moradores faziam festas em casa para receber seus amigos familiares que comemoravam segundo os costumes juninos.
Com o passar dos anos, as festas ganharam maior sociabilidade, envolvendo as comunidades por ruas.
Eram festas espontâneas, sem nenhum apoio público. Em 67 a prefeitura percebendo a importância de valorizar a cultura local, decidiu patrocinar o evento, concentrando-o na Praça Régis Pacheco.
A partir disso, a cada ano, a festa foi ganhando mais profissionalismo e tornou-se destaque em nosso estado. O número de atrações cresceu e os shows folclóricos e a decoração fazem com que todos se encantem com essa manifestação popular.
Ir a Ibicuí é uma experiência única. Quando se retorna pra casa, é impossível não trazer um pouco desta riqueza cultural dentro de si.
Uma cidade voltada para o evento
Este projeto tem como objetivo atrair mais visitantes para conhecer e apreciar a cultura local, gerando desenvolvimento e renda para o município e toda comunidade. Por isso a cidade sempre recebe seus visitantes com hospitalidade e muito forró.
Estádio Municipal
Estrutura para camping, água, energia, sanitários químicos e policiamento.

Escola São Pedro

Dormitório com capacidade para 10 excursões com água, energia, sanitários e policiamento
Seu espaço neste São João
Participar deste evento consiste em um conjunto de oportunidades estratégicas.

É através do marketing cultural, que as organizações podem projetar ações voltadas ao seu público, buscando sempre que estes tornem-se cada vez mais próximos de seus produtos e/ou serviços, conferindo a empresa um enorme diferencial de mercado.

O São João de Ibicuí é uma realização da comunidade ibicuiense através da Prefeitura Municipal, que busca parceria com o Governo do Estado através da Bahiatursa, Secretaria Estadual da Cultura, Ministério da Cultura e apoiado pela TV Santa Cruz, TV Sudoeste e Mídia Regional.

Já para a participação da inciativa privada, será apresentado o sistema de cotas.

CONSULTORIA:
I.C. - Informações Culturais
SINOPSE PRELIMINAR DO CENSO DEMOGRÁFICO - Fundação IBGE SEI - Superintendência
de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia INFORMAÇÕES BÁSICAS DOS MUNICÍPIOS BAIANOS – 2001
Turismóloga: Luciana Calil

Nenhum comentário:

Postar um comentário