quinta-feira, 9 de maio de 2013

Verde já está mudando a paisagem de várias regiões do semiárido baiano

Ba 120 trecho saída Retiro - Coité - foto- Raimundo Mascarenhas
                                       Trecho da BA 120 – Retirolândia – Coité

As chuvas que caíram na semana passada nos territórios do Sisal, Jacuipe, Piemonte e Nordeste II, não foram suficientes para abastecer reservatórios, em alguns casos, pode se dizer de forma isolada como ocorreu na região de Senhor do Bonfim quando mas parecia chuvas de verão, aguadas e represas tiveram seus níveis aumentados e aliviou a situação de muita gente, principalmente as pessoas que moram no campo.
barragem da leste
As chuvas de Senhor do Bonfim que também caiu em grande quantidade em Itiúba e Campo Formoso serviram para tirar do sufoco não somente os agricultores, como também a população das cidades de Queimadas e Santaluz, que viu a barragem da leste transbordar, poderia ter sido numa situação melhor, que as correntezas chegassem e encontrassem o reservatório sem lama, mas, não foi possível as chuvas foram mais rápidas que a decisão daqueles que têm poder de mandar executar a obra.
verde na região do sisal - foto-raimundo mascarenhas
Na região de Riachão do Jacuípe a situação é de alivio, pois quem trafegava pela rodovia BA 120 sentido Conceição do Coité e pela BR 324 sentido Tanquinho observa um cenário totalmente diferente do que si via há três semanas. Mas algo está faltando nas imensas fazendas, os animais, é de conhecimento do todos que se calcula que um milhão de animais morreram devido à seca e os que não morreram estão a muitos quilômetros da região em pastos alugados.
Podem ser observadas também as margens das rodovias, agricultores pastoreando animais, e questionado porque eles permanecem com os mesmos fora dos pastos, eles respondem que precisam dá um tempo para que a plantação se regenere.
manifestação em prol do açude de são domingos - 2- foto- raimundo mascarenhas
Mas a luta para combater a seca ainda é grande na maioria dos municípios, a exemplo de São Domingos onde a população deu as mãos sobre o lamaçal seco do seu principal manancial, por outro lado uma poça d’água que se forme e o verde que brote de um solo que recentemente parecia mais um deserto, é motivo de alegria.
Por: Raimundo Mascarenhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário