Foto: Ed Santos/Acorda Cidade |
Uma queda de energia em Conceição da Feira causou a morte de cerca de 10 mil frangos entre a noite de domingo (20) e à tarde de segunda-feira (21) em varias granjas, que ficam na localidade de Candeal, zona rural daquela cidade. Um dos mais prejudicados foi o produtor Jecelino Casaes Freitas, que atua neste ramo há 30 anos.
Em entrevista ao site Acorda Cidade, Jecelino contou que vem criando frangos em parceria com grandes empresas instaladas em Feira de Santana que fornecem as aves desde os primeiros dias de nascidas.
“Com o tempo chuvoso sempre falta energia, e no domingo às 17h, nós ligamos para o 0800 da Coelba e disse que era criador de frangos e alertamos que com a falta de energia poderia causar danos. Fomos informados que em 3 horas o problema seria solucionado, mas a energia chegou às 15 horas do dia seguinte” disse.
Jecelino perdeu cerca de 5.020 frangos, com 42 dias de nascidos, que estavam prontos para o abate, causando prejuízo de R$ 48.182. “Os frangos morreram no domingo e na segunda Feira. O caminhão chegou para transportá-los para o frigorífico, mas estavam mortos”, contou.
O produtor contou ainda a nossa reportagem que nas granjas estavam cerca de 30 mil frangos e por ser ainda um pequeno produtor não tem condições de colocar gerador e fica na dependência da Coelba. “Com a falta de energia elétrica os frangos ficaram sem ventilação, sem automatização e sem molhar. Estas são exigências dos fornecedores e com o calor de 40 graus as aves só suportavam 3 horas”, concluiu.
Outros produtores perderam 900 frangos, com prejuízo de R$ 9 mil, outros tiveram perdas de 2.500 frangos. Jocelino prestou queixa na delegacia de Conceição de Feira e espera um acordo amigável com a Coelba. Caso o contrário contou que pode acionar a empresa na justiça.
O produtor disse que o prejuízo foi muito grande e que 12 mil quilos de carne davam para abastecer uma grande rede de supermercado durante uma semana. Ele planejava investir na granja, mas com o prejuízo não terá condições.
Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário