A Prefeitura de Irecê recebeu em 2011, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), através do Programa Nacional de Agricultura Familiar, verba no valor de R$ 300 mil para aquisição e instalação de um moinho laminador para transformar milho em flocos. O equipamento, instalado na Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Coopirecê), visa beneficiar o processamento do milho transformando-o em subprodutos como flocão, floquinho e flocos de milho, que serão comercializados para a merenda escolar, por meio da cooperativa.
O moinho foi entregue em dezembro de 2011 e para a sua instalação foi necessária à construção de um silo de pequeno porte. Por orientação da fábrica, está sendo construído um segundo silo com maior capacidade para acompanhar a produção da máquina. Após a construção deste silo, o moinho laminador da Coopirecê entrará em operação definitiva.
Segundo o secretário diretor da cooperativa, Everaldo da Silva Dourado, com a aquisição do laminador a produção aumentará gerando maior comercialização dos produtos que advém da agricultura familiar. Com esta medida, centenas de agricultores da região de Irecê serão beneficiados, dentro de uma perspectiva que estimula o desenvolvimento econômico da comunidade e a produção sustentável.
Este não é o primeiro convênio realizado pela Prefeitura – MDA – Coopirecê, em benefício de inúmeros produtores oriundos da agricultura familiar. Foi adquirido anteriormente um caminhão para transporte de produtos e duas máquinas empacotadeiras de feijão, que estão em pleno funcionamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário