Foto: Reprodução
As vendas de computadores pessoais devem seguir fracas em 2012 em meio ao crescimento de competição de tablets e smartphones mais poderosos, informou a empresa de consultoria Gartner nesta quinta-feira (8).
A companhia informou que as remessas de PCs têm expectativa de crescimento de 4,4% em 2012, para 368 milhões de unidades –o valor ainda é melhor que os 0,5% registrados em 2011, mas está longe dos altos números de um passado recente.
A Gartner disse ainda que espera que as remessas globais de PCs passem de 400 milhões de unidades no próximo ano.
“As vendas de PCs vão continuar fracas em 2012, enquanto esse mercado tenta se atualizar para um novo nível de inovação para os aparelhos”, disse Ranjit Atwal, diretor de pesquisas da Gartner.
“A questão real está no fato de se o Windows 8 (novo sistema operacional da Microsoft) e os ultrabooks criarão uma oferta empolgante que deixe os usuários com vontade de comprar PCs de novo”, contou Atwal.
A Apple anunciou a terceira geração de seu tablet na quarta-feira (7) e Tim Cook, CEO da empresa, disse que sua companhia vendeu mais iPads no último trimestre de 2011 do que qualquer fabricante de PCs.
Atwal disse que os PCs vão enfrentar maior competição não só do iPad, mas de tablets com outros sistemas operacionais, como o Android e o próprio Windows.
“O uso de aplicações como e-mails, redes sociais e acesso à internet, que eram de domínio do PC, estão agora sendo usadas em tablets e smartphones”, contou o pesquisador. “Os consumidores agora vão olhar a tarefa que querem fazer e determinar qual aparelho é o melhor para isso.” As informações são do G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário