Um jovem de 18 anos, acusado de roubo, foipreso no bairro do Bosque, em Santo Estevão, apósdormir no local do crime, namanhãdaúltimasexta-feira (1º).
Segundo a polícia, Lucas da Silva Oliveira, invadiuumaresidênciaparafurtarobjetos e acaboupegando no sono, apósexperimentarumacamamacia. Quando o proprietáriochegou a casa encontrou o acusadodormindo e chamou a polícia. Elejáhaviafurtado a residênciaváriasvezes, segundoinformações do site local, CorreiodaCidade.
Aindasegundo o site, o jovemfoipreso em flagrante, masfugiuquandoestavasendoouvidonadelegacia. O acusadoaproveitou de um descuido dos policiais e conseguiufugiralgemado. Até o momentoelenãofoiencontrado.
Duasjovensforamforamagredidaspor um segurança do teatroAcbeunanoitedestasexta-feira (1º). Roberta Nascimento e TalitaAndrade, quesãonamoradas, estavamacompanhando o lançamentodaexposição "Mutantes" quando, no fimdamostra, tentaramiraobanheiro. Elasalegamque o segurançatentouimpedir o acessodelasaosanitário, dizendoque o lugarestava "fechado" e que a exposiçãotinhaacabado.
Aindaassim, elastentaramiraobanheiro, masforamseguidaspelosegurança. Agressivo, eletentoumaisumavezimpedir as jovens, quando um outrovisitantedaexposiçãoviu o comportamento e tentourefreá-lo. "Elefaloupara o segurança nos deixar em paz e foiagredido", contaTalitaAndrade, afirmandoquetentouconter o segurança e tambémfoiagredida. "Eletambémagrediu Roberta e empurroumaisalgumasmeninas".
Roberta recebeu um soco no olho, queficouinchado e completamenteroxo, e precisouseratendida no Hospital Português. No diadepois do incidente, ambasprestaramdepoimentoqueixa e fizeramexame de corpo de delito, além de teremquetomar a vacinaantitetânicaporcausa dos ferimentos.
Talitadizacreditarque a confusãofoimotivadaporhomofobia. "Estávamostranquilasnafesta, dançando e nos beijando, comofazemos em muitoslugares", relata, "Nuncapenseiquefôssemospassarporisso. Talvez no máximoumaagressão verbal, mas nada dessetipo".
Elaafirmaaindaque a próprianegativa do segurança em deixar o casaliraobanheiropodeserinterpretadocomo um sinal de que as açõesforammotivadasporpreconceito. "Nossasamigaspediramparairaobanheiro e cincominutosdepoisnóspedimos e elenãodeixou. Nãosouingênua de fazeressaligação", disse.
As jovensaindaalegamque o segurançadesapareceuapós o ocorrido e teriaprestadoqueixa contra elas em umadelegacia, depois de rasgar a própriaroupa e se autoflagelar. À TV Bahia, o Acbeuafirmaquehouveuma "agressãomútua" e quenasegunda-feira (4) a diretoria do espaçoirá se reunirparadecidircomoproceder em relaçãoaocaso. A administraçãodagaleriatambémsalientaquepagou o tratamento de Roberta no hospital.
Nasredessociais, amigasdasvítimas e feministasestãoorganizandoumamanifestaçãonestasegunda-feira, nafrente do Acbeuparaprotestar contra a violênciaque as jovenssofreram. As informaçõessão do Correio.